O Aspargo Verde são conhecidos por deixarem o cheiro do xixi estranho, mas trazem muitos benefícios à saúde. Este vegetal crucífero é bom para você e pode ajudar na perda de peso, prevenir infecções do trato urinário (ITU), promover a saúde reprodutiva e estimular o humor.
Os espargos contêm nutrientes – incluindo vitaminas A, C, E, K e B6, ácido fólico, ferro, potássio, cobre, cálcio e proteínas – e são uma rica fonte de antioxidantes. é considerado mais nutritivo, contém Cálcio, Potássio, Vitamina C, vitamina B, Ácido Fólico e betacaroteno, sem conter gordura e colesterol.
oque são aspargos verdes??
Os aspargos verdes são um vegetal com um sabor único e característico, conhecido por seu aspecto alongado e cor verde vibrante. Eles são hastes jovens da planta Asparagus officinalis e são uma fonte rica em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais. Os aspargos verdes são frequentemente utilizados em saladas, massas, risotos e outros pratos culinários como acompanhamento.
Valor nutricional
Aqui estão as informações nutricionais de uma xícara (135 g) de aspargos crus :
- Calorias
- Proteína
- Gordura
- Fibra
- Potássio
- Vitamina C
- Vitamina K
- Folato
Quais são os benefícios do aspargo verde?
benefícios do aspargo verde
A seguir veja os principais benefícios do aspargo verde para saúde são:
1. Ajuda na perda de peso
O Aspargo Verde tem pouquíssima gordura e poucas calorias – uma xícara tem cerca de 32 calorias. É também rico em fibras solúveis que são ótimas para dieta de perda de peso, pois o organismo digere essas fibras de forma mais lenta, mantendo-o mais satisfeito e, assim, diminui a fome no intervalo entre uma refeição e outra. O Aspargo Verde também é ótimo para quem sofre de constipação, e estudos comprovaram que ajuda a diminuir o colesterol.
2. Como viagra natural
O Aspargo Verde é uma ótima fonte de Ácido Fólico e vitamina B6, ambos ótimos para melhorar o humor, principalmente para dar mais ânimo. Além disso, a Vitamina E reforça os hormônios sexuais, como estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens.
3. Combate o inchaço
De todas as boas propriedades do Aspargo Verde, talvez esta seja uma das mais poderosas. Graças às suas fibras solúveis, ele age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos, que ajudam a fortalecer as bactérias saudáveis do trato intestinal. Portanto, é ideal para quem sofre de inchaço e ainda ajuda a acabar com gases. Por ser diurético, também acaba com o inchaço relacionado à retenção de líquido.
4. Previne infecções e problemas urinários
O Aspargo Verde contem um aminoácido chamado asparagina, que age como um diurético natural. Uma dieta rica em Aspargos Verdes pode prevenir infecções urinárias, pois ajuda a eliminar, na urina, as toxinas e o excesso de sal do organismo.
5. Melhorar a saúde cardíaca
O Aspargo Verde é livre de gordura e de colesterol. Além disso, ele também é uma fonte de saponina, a saponina ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas. Isso faz com espargos seja um excelente alimento para pessoas com doenças cardíacas.
6. Bom para o aparelho digestivo
O Aspargo Verde é uma boa fonte de fibra dietética. Ele contém um composto, chamado de inulina, ela é uma fibra dietética solúvel. A inulina promove o crescimento das bactérias benéficas do intestino e ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável. Isso também auxilia na prevenção da constipação.
7. Excelente fonte de antioxidantes
O Aspargo Verde é rico em antioxidantes, substâncias que fazem muito bem ao organismo por combaterem os radicais livres causadores de doenças degenerativas e que promovem o envelhecimento.
8. Como um anti-inflamatório
Os Aspargo Verde não só tem o gosto delicioso, mas também é uma excelente fonte de nutrientes para o corpo e a mente. Os Aspargos Verdes contém muitos nutrientes anti-inflamatórios, tais como saponinas e os flavonoides quercetina, rutina, laempferol e isoramnetina, que ajudam a combater a artrite, asma e doenças autoimunes.
9. Melhora o humor
Junto à Vitamina B12, o folato ajuda a evitar a irritabilidade. Pesquisadores identificaram que pessoas que sofrem com depressão podem apresentar baixas taxas dessas vitaminas. O Aspargo Verde também possui bastante triptofano, um aminoácido que também já foi associado à melhoria do humor.
10. Fortalece o sistema imunológico
O Aspargo Verde também é uma fonte de vitamina E, que além de proteger o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico. Existe a orientação de consumir o Aspargo Verde com azeite de oliva porque o corpo absorve melhor a Vitamina E quando ela vem acompanhada de um pouco de gordura.
Os Aspargos Verdes são conhecidos por serem afrodisíacos e possuírem importantes valores nutricionais. Devido a seu efeito diurético, é um bom remédio para reumatismo e artrite. Além disso, contêm muitas fibras e são bons contra a prisão de ventre.
11. Melhora a saúde dos ossos
Os espargos verdes são ricos em vitamina K, que é essencial para a saúde dos ossos e pode ajudar a prevenir a osteoporose.
12. Regula os níveis de açúcar no sangue
O alto teor de fibras nos espargos verdes ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e pode ser benéfico para pessoas com diabetes.
13. Melhora a saúde dos olhos
Os espargos verdes são uma boa fonte de luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que ajudam a proteger os olhos contra doenças como a degeneração macular.
14. Promove a saúde da pele
Os nutrientes presentes nos espargos verdes, como a vitamina E e o ácido fólico, são essenciais para manter a saúde da pele e prevenir o envelhecimento precoce.
15. Bom para gestantes
Uma única porção de aspargos verdes fornecem um terço do ácido fólico que uma pessoa média necessita diariamente. Esta vitamina é tão importante para a gravidez que os suplementos de folato são uma parte recomendada do cuidado pré-natal. O ácido fólico ajuda a prevenir anemia , formigamento nas mãos e pés e até defeitos congênitos.
Como cozinhar os espargos verdes
Para preservar os antioxidantes, experimente assar , grelhar ou refogar os aspargos. Esses métodos de cozimento rápido e sem água preservarão o fabuloso conteúdo nutricional e o poder antioxidante dos aspargos. Aprenda a escolher, preparar, cozinhar e armazenar os aspargos com nossas dicas práticas.
Efeitos colaterais
Você já se perguntou por que comer aspargos causa um forte odor urinário?
Esses brotos vernais contêm um composto único, o ácido asparagusico , que, quando metabolizado, exala um cheiro característico na urina. Os espargos jovens contêm concentrações mais elevadas de compostos, por isso o odor é mais forte depois de comê-los. Tenha certeza de que não há efeitos nocivos dos compostos sulfúricos ou do odor! Embora se acredite que a maioria das pessoas produza esses compostos odoríferos após comer aspargos, poucas pessoas conseguem detectar o cheiro.