O Centeio é uma das mais importantes colheitas de cereais do mundo e este tipo de grama é crescido extensivamente em todo o mundo. O nome científico de centeio é Secale cereale. Ele é muito semelhante ao Trigo e Cevada, por isso, tem muitas das mesmas aplicações agrícolas. Você pode encontrar o centeio sendo usado em diversas ocasiões, desde em animais, base para whisky e também diferentes tipos de pão.
Inicialmente, o Centeio começou a crescer na área da atual Turquia, mas, possivelmente, poderia ter vindo em frente mais a leste. Lembrando que ele já foi amplamente cultivado no tempo dos romanos. Ainda hoje, a maioria dos Centeios crescem na Europa Oriental para a Rússia central e do norte, mas também são cultivadas na América do Norte, China e América do Sul. Em termos de competição de importância de grão, o Centeio é um dos top 5 cereais mais consumidos no planeta.
Uma das coisas mais perigosas sobre depender de centeio para suas necessidades agrícolas é a elevada susceptibilidade à cravagem e podridão agrícola. Isso pode acabar com uma colheita inteira de Centeio caso não seja controlador, razão pela qual alguns países escolhem a cultura de outros grãos e gramíneas que são ligeiramente mais resistentes. No entanto, o impressionante número de benefícios para saúde com o consumo de Centeio faz um bom argumento para a adição deste cereal a sua dieta.
Todos os benefícios para saúde são o resultado dos nutrientes, minerais, vitaminas e compostos orgânicos que podem ser encontrados dentro de centeio. Alguns destes componentes principais incluem o Manganês, Cobre, Magnésio, Fósforo, vitaminas do complexo B, fibra dietética e compostos antioxidantes fenólicos. Então, Confira os 10 Benefícios do Centeio Para Saúde.
Benefícios do Centeio Para Perda de Peso: O Centeio é muitas vezes considerado um grão superior ao Trigo ou Cevada em termos de perda de peso. O tipo de fibra no Centeio é algo único, na medida em que é extremamente ligado com moléculas de água, o que significa que faz você se sentir completo muito rapidamente. O problema de uma dieta é que você está frequentemente com fome, então você inevitavelmente cede.
Benefícios do Centeio Para Problemas de Cálculo Biliar: Uma pesquisa recente revelou um elemento importante no Centeio que pode ajudar a diminuir a gravidade dos cálculos biliares. Isto é um pouco ligado ao impacto de fibra no processo digestivo, porque a fibra (particularmente uma mistura de solúvel e insolúvel) pode ajudar a reduzir a quantidade de ácidos biliares formados, o que é a principal causa do desenvolvimento de cálculos biliares.
Benefícios do Centeio No Controle da Diabetes: Quando se trata de açúcar no sangue, os diabéticos devem ser sempre preocupados sobre o que comem e quando o come. Os picos enormes de açúcar no sangue podem ser perigosos, e causar até choque diabético, asfixia e uma série de outros resultados muito desagradáveis. O Trigo na verdade faz com que seu nível de insulina no corpo suba, uma vez que é feito de moléculas mais pequenas que são rápidas e facilmente quebradas em açúcar simples, o que faz com que o aumente a insulina. Já o Centeio, no entanto, é composto de moléculas maiores, portanto não é discriminado o mais rápido e, portanto, tem menos de um efeito sobre o açúcar no sangue.
Benefícios do Centeio Para Digestão: Como mencionado brevemente na seção de perda de peso, a composição impressionante da fibra dietética no centeio torna-o perfeito para alguém que está sofrendo de constipação ou alguma outra obstrução das entranhas. Ele pode reduzir o excesso de gás, aliviar a Dor de estômago e Cólicas e prevenir as condições mais graves, como úlceras, cálculos biliares, ou até mesmo câncer de cólon.
Benefícios do Centeio Para Desempenho Metabólico: Trabalhos realizados na Universidade de Kuopio demonstraram que Centeio pode resultar na regulação negativa dos genes, particularmente se eles são prejudiciais ou nocivos, tais como aqueles que podem causar insulina. Em comparação com outros grãos da mesma família, o Centeio parece ser o melhor em otimizar o desempenho metabólico de nossas células, mesmo nos primeiros estágios de desenvolvimento gene.
Benefícios do Centeio Para Pressão Arterial: Tal como acontece com a maioria dos grãos, o Centeio é conhecido por ser saudável para o coração. Se você está sofrendo de pressão arterial elevada ou aterosclerose, adicionando o Centeio a sua dieta em uma base regular é muito bom para saúde do coração. Estes efeitos são o resultado de um número de variáveis, incluindo a fibra, vitamina e teor mineral.
Centeio Prolonga a Saciedade: A farinha de Centeio contém carboidratos complexos, que possuem digestão mais lenta e mantêm a saciedade por mais tempo. Esses benefícios da farinha de Centeio se dão também pela presença das fibras e das proteínas, que também contribuem para afastar a fome e podem ajudar no controle de peso em longo prazo. Além disso, De um acordo com um estudo publicado no Nutrition Journal, participantes que haviam consumido Trigo ficaram com fome logo no início da tarde, enquanto que aqueles que comeram pão feito com farinha de Centeio se sentiram satisfeitos por muitas horas após o almoço.
Benefícios do Centeio Na Prevenção do Câncer: A progressão de pesquisas sobre a atividade antioxidante dentro de grãos como Centeio tem sido muito encorajadora. Fenólicos estão definitivamente presentes no centeio e, embora eles não são os mesmos antioxidantes como são encontrados em muitos outros alimentos, certamente têm um efeito no corpo humano, incluindo em coisas como câncer e doenças crônicas. Na verdade, o centeio tem sido associado a menor incidência de câncer de mama, câncer de cólon e câncer de próstata.
Benefícios do Centeio Para Saúde Respiratória: O Centeio pode reduzir significativamente as chances de desenvolver asma na infância. Pesquisa realizada em certo número de escolas mostraram que crianças que regularmente tinham grãos, como o Centeio, em sua dieta, tinha 60% menos probabilidade de desenvolver asma na infância do que as crianças que não têm grãos em sua dieta.
Cuidado com o Centeio: Só porque ele não é o Trigo não significa que não se enquadram na classificação de um “grão de glúten”. Apesar do Trigo e Centeio afetar o corpo de maneiras ligeiramente diferentes, se você é um sofredor da doença celíaca, ele não pode ser uma melhoria para sua saúde.