Os 10 Benefícios do Grão e das Semente são diversos, pois, os grãos e sementes possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Alem disso, elas incrementam o cardápio e contribuem fornecendo nutrientes importantes ao organismo. Possuem substâncias antioxidantes e são ricos em fibras, essências para a eliminação de resíduos e toxinas do corpo. Então, confira Os 10 Benefícios do Grão e das Semente Para Saúde.
Benefícios do Grão e das Semente Saúde Cardiovascular: Semente de abóbora tem em destaque a presença de cucurbitacina, uma substância que possui propriedade anti-inflamatória. Também contém proteínas, aminoácidos essenciais e é riquíssima em fibras. Entre as gorduras presentes, destacam-se uma valiosa quantidade de gorduras monoinsaturadas e saturadas e poli-insaturadas, importantes á saúde cardiovascular.
Grão e Semente Possui Cálcio: Gergelim é um grão de baixo custo, de fácil preparo e rico em ácidos graxos insaturados e proteínas. Possui cálcio, fibras e vitaminas do complexo B.
Benefícios do Grão e das Semente Para a Diabetes: A Linhaça trata-se de uma semente fonte de vários nutrientes que trazem benefícios incontáveis ao organismo. A linhaça realmente ajuda a amenizar os sintomas da TPM e menopausa. Além disso, por ser rica em ômega 3, é uma ótima opção para controlar o diabetes, o colesterol e a hipertensão.
Benefícios do Grão e das Semente Para Pressão Arterial: Semente de girassol, embora seja mais calórica, apresenta uma fração protéica importante, que inclui aminoácidos essenciais, entre eles o triptofano. Rica em ácidos graxos mono e poli-insaturados, contém ainda fibras, minerais como potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de cálcio e sódio em baixas quantidades. Por suas vitaminas e minerais, pode ser útil no controle da pressão arterial e auxilia a circulação sanguínea, contribuindo para a saúde cardiovascular e óssea.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Benefícios do Grão e das Semente Para Câncer de Mama: A chia vem sendo reconhecida no mundo como um excelente alimento, por ser uma das melhores fontes de ômega 3, superando a quantidade presente na linhaça. Além disso, é rica em diversos minerais, como cálcio, zinco, cobre magnésio e potássio. A chia ainda oferece outros benefícios á saúde, aumenta a massa muscular, evitar o excesso de peso, combate doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama e outros tipos de tumor.
Benefícios do Grão e das Semente Para Digestão: A Aveia entre outros benefícios, promove sensações de saciedade, sendo uma ótima aliada, das dietas de emagrecimento. Rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas, a aveia ainda melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui o colesterol ruim e controla a quantidade de açúcar no sangue.
Grão e Semente Para Controlar as Taxas de Glicose do Sangue: A Quinoa apresenta maiores teores de fibras e proteínas, quando comparada a outros grãos ou leguminosas. Também é fonte de gorduras boas aproximadamente 60% de ômega 6 e ômega 3 e pode ser incluída na dieta de quem precisa controlar as taxas de glicose do sangue, desde que seja consumida em quantidades controladas.
Benefícios do Grão e das Semente Para Funcionamento Intestinal: A Farinha de berinjela contém pectina, uma fibra solúvel que forma um gel no estômago, o que ajuda a dar mais saciedade e, de quebra, auxilia no trânsito intestinal. Lembre-se de tornar muita água entre as refeições, para que o efeito de emagrecimento não seja ao desejado.
Benefícios do Grão e das Semente Para Controle da Glicemia: A farinha de maracujá é rica em fibras e pobre em carboidratos, por isso é a mais indicada para o controle da glicemia, sendo uma aliada para os diabéticos do tipo 1 e 2. Quando feita da casca, é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel que tem a capacidade de reter água formando géis, que promovem a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento e melhorando o trânsito intestinal.
Benefícios do Grão e das Semente Para o Ossos: A Farinha de banana é uma ótima fonte de diversos minerais, como potássio, fósforo, magnésio, cobre manganês e zinco, tornando-se uma boa alternativa para a saúde dos ossos, fertilidade e imunidade. Mas a principal propriedade da farinha de banana verde é o amido resistente. Ele impede a absorção do açúcar contido nos carboidratos, evitando picos de glicose no sangue e o aumento da produção de insulina.