O fruto é comestível e tem uma casca bem dura, que tem 40% de água. A polpa é rica em minerais, como Potássio, Cálcio, Magnésio, Ferro e Fósforo, e também em Vitamina C. Vale ressaltar que ela tem mais Potássio do que a banana e mais Cálcio do que o leite.
Essas características fazem dela uma ótima alternativa para o fortalecimento de ossos e músculos, sem contar que pode ser considerada um energético natural.
A árvore do Jatobá cresce até 30 m de altura, e é natural da floresta amazônica e partes da América Central. A planta tem folhas verdes brilhantes em pares emparelhados, flores brancas, perfumadas que são polinizadas por morcegos, e uma fruta com grandes sementes dentro, em formato de uma “vagem” grande. O fruto é considerado comestível, embora seja pouco saboroso.
Benefícios do Jatobá para saúde
Para Perda de Peso:
O consumo regular de Jatobá estimula a eliminação de líquidos promovendo limpeza nos tratos urinário e renal. A eliminação do excesso de líquido resulta, claro, na perda de quilos extra.
Para Tratar Infecções:
O Jatobá também é considerado um eliminador natural de infecções, pois possui princípios ativos antifúngicos, O Jatobá é bastante utilizado para tratar e prevenir micoses como pé de atleta, dermatofitoses, candidíase, infecções sistêmicas como meningite por Cryptococcus spp e outros.
Para Tratar Meningite:
O Jatobá possui princípios Anti-bacterianos, sendo assim ele auxilia na expulsão de bactérias causadoras de doenças como a Meningite e outras.
Para Retenção de Líquidos:
O consumo regular da Jatobá estimula a eliminação de líquidos, provocando uma espécie de “limpeza” não apenas no organismo, mas principalmente nos rins e trato urinário.
Ainda, outro grande benefício dessa propriedade é que, ao eliminar o excesso de líquidos, o corpo desincha e perde alguns quilos extras.
Para o Tratamento de Inflamações:
O Jatobá também é considerado um forte agente Anti-inflamatório, pois possui substâncias anti-inflamatórias ajudando a tratar doenças inflamatórias autoimunes como artrite reumatoide, lúpus, psoríase, doenças inflamatórias intestinais e pênfigos.
Para o Sistema Imunológico:
Além de possuir princípios antifúngicos, anti-inflamatórios e antibacterianos, o Jatobá também age como um grande promissor para o sistema imunológico, ajudando a fortalece-lo tornando-o mais preparado para combater vários tipos de problemas que venham causar danos a saúde.
Para o Tratamento da Asma:
Todos sabem que a asma é causada pelo estreitamento das vias aéreas, o que causa dificuldade para respirar. O estreitamento que ocorre durante as crises de asma é causado pela inflamação crônica dessas vias, o Jatobá possui Propriedades Anti-inflamatórias que pode auxiliar na desinflamação da garganta, nariz e todas as vias aéreas, facilitando assim a respiração.
Para Uma Vida Mais Ativa:
Através da sabedoria popular, sabe-se que a casca da árvore do Jatobá é bastante utilizada para preparação do chá de Jatobá e do conhecido vinho de Jatobá, ambos são considerados fortificantes e estimulantes para o corpo.
Para Tratamentos na Bexiga:
O chá de Jatobá pode ser indicado no tratamento de doenças na bexiga, para auxiliar em cistites e problemas na próstata.
Para os Ossos:
A polpa do Jatobá é rica em minerais, como Potássio, Cálcio, magnésio, Ferro e fósforo, e também em Vitamina C Vale ressaltar que ela tem mais Potássio do que a banana e mais cálcio do que o leite. Essas características fazem dela uma ótima alternativa para o fortalecimento de ossos e músculos, sem contar que pode ser considerada um energético natural.