Os Benefícios do Manjericão Roxo Para Saúde são diversos. Além disso, o Manjericão Roxo possui nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral. O manjericão roxo é uma erva híbrida desenvolvida nos anos 1950 na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.
Sua função é basicamente decorativa e não tem sabor e perfume persistentes. O manjericão roxo é muito utilizado para dar um melhor visual a muitos pratos diferentes. Além de ser muito agradável visualmente, o manjericão roxo possui várias propriedades muito benéficas para a saúde.
O manjericão roxo é do género ocimus e a espécie basilicus sendo uma variedade de opala. Caracterizada principalmente por ter uma essência agradável e por deixar os pratos bem saborosos, é muito comum e somente suas folhas são utilizadas, é essa planta é muito utilizada como um condimento, mas é muito mais utilizada em saladas.
Para que Serve o Chá de Manjericão Roxo?
Este chá de manjericão roxo fortalecerá o sistema imunológico, melhorará o funcionamento do coração e do trato digestivo.O manjericão roxo remove bem as toxinas e, em combinação com mel e limão, ajudará a lidar com a depressão do outono, resfriados.
Recomenda-se beber na primavera e no outono, quando uma carga aumentada é colocada no sistema imunológico. Apenas as folhas de manjericão violeta são adequadas para a bebida.
Como o Manjericão Pode ser Usado?
As folhas de manjericão são geralmente colhidas frescas quando são destinadas ao cozimento, mas geralmente são usados remédios fitoterápicos secos. As maneiras pelas quais esta planta é tomada são as seguintes: As folhas e os topos secos e floridos para infusão. Até três xícaras por dia após as refeições.
Qual a Diferença do Manjericão Roxo é o Manjericão Comum?
O sabor Manjericão roxo não é tão doce quanto algumas variedades de manjericão com um sabor de cravo mais forte. Manjericão roxo altamente aromático pode ser mergulhado em vinagre ou óleo para adicionar cor bonita aos seus pratos. O manjericão roxo Opal escuro cresce 18 centímetros de altura.
Quais os Benefícios de Manjericão?
Aumenta Sistema Imunológico:
A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão roxo. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, gripes e resfriados. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.
Combate o Estresse:
As folhas de Manjericão Roxo também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de Manjericão Roxo, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.
Reduz o Estresse:
Todos nós temos que lidar com o estresse. É também um fator de risco para doenças como depressão, hipertensão e úlceras pépticas. Felizmente, o Manjericão Roxo tem usado para relaxar a mente, tornando mais fácil lidar com o estresse.
Em um estudo recente, os pesquisadores submeteram ratos albinos a níveis de ruído extremos, um ato que alterou a química do cérebro. No entanto, o extrato de folha do Manjericão Roxo teve um efeito que normalizou os níveis de neurotransmissores, que foram mudados devido ao estresse de ruído.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Tratar a Febre:
Na Índia, é comum combater a febre consumindo folhas de Manjericão Roxo em bebidas em água quente. Estudos em animais descobriram que o consumo de extrato de folha de Manjericão Roxo ou chá pode reduzir a febre causada pela febre tifoide. Se você estiver com febre alta, algumas folhas de Manjericão Roxo podem ajudá-lo a ter saúde novamente.
Diminui o Açúcar no Sangue:
Se você está preocupado com seus níveis de açúcar, o Manjericão Roxo pode ajudá-lo. De acordo com uma pesquisa, as folhas sagradas de Manjericão Roxo têm o poder de reduzir significativamente a glicemia.
Elas também têm propriedades antioxidantes que eliminam os radicais livres, contribuindo para seu efeito antidiabético. E como o diabetes é um problema crônica que pode levar a doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, certamente vale a pena considerar o potencial do Manjericão Roxo.
Reduz o Colesterol:
O colesterol alto é um fator de risco importante para doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. É aqui que as folhas de Manjericão Roxo entram.
Determinou-se que baixou significativamente os níveis de colesterol total, colesterol LDL (“ruim”) e de triglicerídeos. Simultaneamente, também pode aumentar o colesterol HDL (“bom”) e a quantidade de gordura excretada através das fezes.
Verificou-se que as sementes de Manjericão Roxo têm o mesmo impacto. Claro, não esqueça que uma dieta saudável e uma rotina de exercício são fundamentais para controlar os níveis de colesterol.
Tratar o Resfriado:
Um dos benefícios do Manjericão Roxo é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes.
As fortes propriedades do Manjericão Roxo antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.
Protege os Olhos dos Raios UV:
Zea-xantina, um composto carotenoide flavonoide amarelo, é seletivamente absorvido pela mácula retinal, onde se encontra para filtrar os raios UV nocivos que atingem a retina.
Estudos sugerem que as ervas comuns, frutas e legumes que são ricos em zea-xantina anti-oxidante ajudam a proteger da doença relacionada com a idade macular, especialmente nos idosos.
Auxilia no Sistema Respiratório:
A erva também favorece a saúde respiratória, pois ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais do Manjericão Roxo são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. A planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.
Como Devo Consumir o Manjericão Roxo?
Você pode consumir o manjericão roxo em forma de chá, siga as instruções:
Etapas:
- Enxague e seque o as folhas de manjericão roxa. Separe as folhas dos caules. Coloque em uma jarra e encha com água quente 90-85С 0.
- Despeje as folhas macias com água fervente. É aconselhável manter ao máximo as vitaminas e os óleos essenciais da planta.
- Deixe a bebida esfriar sozinha à temperatura ambiente a 60 ° C.
- Durante esse período, ele adquirirá uma tonalidade azul. As folhas do manjericão dão cor à água e elas mesmas ficam verdes.
- Despeje o suco de limão no líquido, coloque as raspas. O chá muda de cor de azul para vermelho.Quando a bebida esfriar para 40ºC, adicione mel.
- A cor mudará novamente e ficará menos vermelha. Nunca dilua o mel em líquidos quentes. Isso destruirá suas propriedades benéficas e pode provocar uma reação alérgica.
Quais São os Efeitos Colaterais do Manjericão Roxo?
Em todos os ensaios científicos realizados com manjericão roxo, verificou-se que, a longo prazo, pode afetar negativamente a fertilidade, mas de forma reversível.
Isso se deve ao extrato de benzeno que contém as folhas do manjericão roxo, que reduziu a contagem total de espermatozoides, a motilidade espermática e a velocidade do avanço em 50 dias.
Não há reações alérgicas ou dermatites detectadas. Mesmo assim, a segurança de gestantes, amamentação e crianças não foi investigada com segurança.