O Maracujá Silvestre a espécime do maracujá silvestre (Passiflora sp.) que é uma derivação do Maracujá comum, praticamente some no outono e volta com toda a força antes do final do inverno.
O Maracujá Silvestre é bem difundido em todo o território brasileiro e é bastante usado em todas as cozinhas do nosso pais.
Valores Nutricionais do Maracujá Silvestre
Em cerda de 100 gramas de Maracujá Silvestre você conseguirá absorver essas quantidades de nutrientes:
- 30 mg de vitamina C
- 1,6 mg de ferro
- 0,1 mg de vitamina B6
- 29 mg de magnésio
- 12 mg de cálcio
- 23 g de carboidratos
- 0,1 g de gorduras saturadas
- 28 mg de sódio
- 348 mg de potássio
- 2,2 g de Proteínas
As frutas são uma parte importante de uma dieta saudável. Eles são ricos em nutrientes vitais que são necessários para nosso corpo se manter saudável. Enquanto frutas como mangas, laranjas, bananas, abacaxis , melancias, uvas, maçã, etc, são comumente consumidos por todos nós, existem algumas frutas, que a maioria de nós não têm conhecimento.
O Maracujá Silvestre, por exemplo, é uma daquelas frutas raras, que são carregadas com os nutrientes e podem fornecê-lo com diversos benefícios de saúde.
Benefício do Maracujá Silvestre para saúde
Na Prevenção do Câncer:
Além de fortalece o Sistema Imunológico, o Maracujá Silvestre também é uma poderosa fonte de atividade anti-cancerígena no corpo. Pois, antioxidantes presente no Maracujá Silvestre ajudam a eliminar os radicais livres, que são conhecidos por mutação do ADN de células saudáveis em cancerosas, ou seja, eles “os radicais livres” transformam células boa em Câncer.
Além disso, o Maracujá Silvestre também contém Vitamina A, vários flavonóides e compostos fenólicos, os quais têm sido associados a propriedades anti-câncer, ajudando principalmente na prevenção dos câncer da boca e pulmão.
Para a Saúde dos Ossos:
O Maracujá Silvestre é uma fonte rica de minerais como o Ferro, Cobre, Magnésio e o Fósforo. Minerais importantes para os Benefício do Maracujá Silvestre como aumentar a densidade mineral óssea e reforçar os ossos. Alguns destes minerais são partes integrantes na criação de matéria óssea adicional.
Eles agem fortalecendo a matéria óssea já existente e acelerando o reparo em caso de perda de massa óssea. Este pode ser um meio de aliviar, prevenir ou mesmo eliminar os sintomas da Osteoporose e da dor associada à deterioração dos ossos devido ao envelhecimento.
Para Rins:
O Suco de Maracujá Silvestre é uma rica fonte de minerais, principalmente Potássio. Ele contribui para o bom funcionamento dos rins e também é essencial para a contração dos músculos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Para o Sistema Imunológico:
O Maracujá Silvestre é uma boa fonte em Vitamina C, fornecendo cerca de 30 mg por 100g do seu consumo. Vitamina C (ácido ascórbico) é um poderoso antioxidante. Além disso, o consumo do Maracujá Silvestre ajuda no fortalecimento do corpo, contra agentes infecciosos e radicais livres (principais responsáveis por diversos tipos de câncer).
Contra a Insônia:
O Maracujá Silvestre possui um composto chamado Harman, ele funciona como um sedativo. Estudos realizados mostraram que este composto tem sido ligado a uma redução da Insônia, agitação e ansiedade nervosa que são os principais motivos de uma noite ruim de sono. Assim, em vez de um copo de leite quente, da próxima vez tente um corpo de suco de Maracujá Silvestre.
Para a Digestão:
Todo alimento rico em Fibra auxilia na digestão, por facilitar a passagem do bolo alimentar pelo intestino grosso, otimizando o trânsito intestinal. Além disso, elas são fermentadas nos intestinos, processo que estimula a microbiota (antes conhecida como flora intestinal), bactérias do bem que ajudam na nossa Digestão. Por fim, a presença de vitamina B3 nesse alimento ajuda a proteger as paredes do Estômago, ajudando também nesse processo.
Para a Saúde dos Olhos:
O beta-caroteno é responsável no desenvolvimento normal dos ossos e dos dentes e na reparação dos tecidos do corpo. É também benéfico para a saúde dos olhos. Além disso, o risco de doença de Parkinson, Artrite, Depressão e infertilidade é muito reduzida através de seu consumo regular.
Como Fonte de Fibras:
A casca é bastante rica em Fibras que ajudam na digestão e emagrecem. A Fibra ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como a Hipertensão, Colesterol, doenças cardíacas previne e controla a Diabetes. Assim, receber bastante Fibra em nossa dieta é fundamental para nossa saúde geral.
Para a Pressão Arterial:
O Maracujá Silvestre possui um alto teor de Potássio, com quase nenhum Sódio, sendo uma fruta altamente eficaz na proteção da pressão alta. Além disso, níveis de Sódio elevados estão associados a um aumento da Pressão Arterial e, consequentemente, resultando em ataque cardíaco ou derrame.
Porém, o Sódio é necessário em quantidades muito limitadas em nosso corpo, mas a maior parte dele é derivado de nossa dieta contendo sal habitual.
Entretanto, o Maracujá Silvestre possui boa quantidade de Potássio, ele ajuda a regula o equilíbrio de eletrólitos e controla a função do músculo do nosso corpo, incluindo os músculos do coração.
Para a Asma:
O Maracujá Silvestre é altamente nutritivo e uma excelente fruta para a saúde, além de ser extremamente benéfica na diminuição da Asma e seus sintomas. A Vitamina C presente no suco ajuda na prevenção de histaminas.