O óleo de coco se tornou muito popular nos círculos de saúde alternativa, apesar do fato de que por muitos anos foi considerado uma gordura “ruim”, devido ao seu alto teor de gordura saturada. No entanto, verifica-se que a gordura saturada do óleo de coco, particularmente óleo de coco virgem, não é a mesma gordura saturada que existem em outros tipos de óleos.
Ele contém os ácidos gordos de cadeia média que são muito mais fáceis para o corpo do que os ácidos gordos de cadeia longa, encontrada em muitos outros óleos de cozinha. Ele também contém vários compostos que são bons para sua saúde, incluindo o ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico. Muitas marcas processaram o óleo por suas altas temperaturas, que remove alguns dos benefícios que estão disponíveis.
Todos os primeiros estudos que encontraram efeitos negativos do óleo de coco sobre os níveis de colesterol, foram feitos com óleo de coco parcialmente hidrogenado, enquanto que o óleo de coco virgem não processado, parece ter efeitos positivos para a saúde.
Benefícios:
1. Fortalece o sistema imunológico:
Consumir óleo de coco pode ajudar a combater a doença, graças ao seu antiviral, antifúngica e propriedades antibacterianas. Se você está lutando contra qualquer tipo de vírus ou infecção, tente tomar o óleo de coco virgem.
2. Melhora a saúde cardiovascular:
Embora o óleo de coco é uma gordura saturada, vários estudos descobriram que a ingestão de óleo de coco virgem não tem efeitos adversos sobre o coração. Pelo contrário, parece reduzir o risco de níveis elevados de colesterol e de ataque cardíaco. Estudos anteriores feitos sobre o óleo de coco relatou que quem causou o colesterol elevado, foram feitas utilizando o óleo de coco parcialmente hidrogenado e não o óleo de coco virgem e os estudos foram feitos em animais, não seres humanos.
Os pesquisadores descobriram que os polinésios nas Ilhas de cozinheiros, cuja dieta é extremamente rica em óleo de coco tem baixos níveis de colesterol e uma baixa incidência de ataque cardíaco em comparação com as pessoas no resto da Nova Zelândia que não consomem óleo de coco. No Sri Lanka, um estudo constatou que a incidência de ataque cardíaco aumentou porque o consumo de óleo de coco tem sido muito baixo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
3. Reduz sintomas de hipotireoidismo:
Muitas pessoas acreditam que o consumo de óleo de coco extra virgem pode ajudar com os sintomas de hipotireoidismo. Enquanto evidência científica está em conflito neste sentido, muitas pessoas com hipotireoidismo melhoraram com sucesso, e muitas reverteram a hipotireoidismo por conta de ter parado de tomar a medicação da tireoide. Lembre-se que ele pode não funcionar para todos e é importante consultar com seu médico antes de parar qualquer medicação.
4. Ajuda na perda de peso:
Um estudo descobriu que as mulheres que tomaram o óleo de coco virgem a cada dia tiveram uma redução significativa na gordura abdominal. Mesmo que o óleo de coco seja um tipo de gordura, pode realmente ajudar você a perder peso. Porque ele contém ácidos graxos de cadeia média, em vez de ácidos graxos de cadeia longa, como alguns outros óleos comumente usados, o corpo utiliza o óleo de coco para a energia e não armazena gordura. Desta forma, ele ajuda a aumentar o metabolismo.
5. Age contra infeções na pele:
Quando aplicado nas feridas e chagas, óleo de coco virgem pode evitar novas infecções por estafilococos. Um estudo descobriu que o óleo foi benéfico no tratamento de dermatites atópica.
6. Auxilia na cicatrização de feridas:
Um estudo em ratos descobriram que as feridas tratadas com óleo de coco virgem, curavam mais rapidamente e apresentavam maior reticulação de colágeno do que no grupo de controle.
7. Previne estrias:
Na Ásia, o óleo de coco é comumente usado para prevenir as estrias durante a gravidez. Já tem estrias? As mulheres também descobriram que a aplicação de óleo de coco podem reduzi significativamente a quantidade de estrias depois de terem se formado.
8. Benéfico para pele:
hidratação da pele é fundamental para mantê-la jovem e saudável, e o óleo de coco virgem pode ser usado no lugar de loção hidratante para uma pele saudável. Quando o óleo de coco é usado, ele também ajuda a combater as bactérias e outros problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase. Se você tiver uma área da pele que está irritado, esfregue o óleo de coco na pele para aliviar a inflamação e reduzir os sintomas.
9. Mantém o cabelo saudável:
óleo de coco também pode ser utilizado para melhorar a saúde de seu couro cabeludo e cabelo. Uma maneira que ajuda é através do reforço das costas e reduzindo a perda de proteína durante a lavagem. Tente aplicar um pouco de óleo de coco em seu cabelo para escovar os emaranhados ou massageie com um pouco de óleo de coco no couro cabeludo.
10. Melhora o sistema digestivo:
O óleo de coco foi benéficos para muitas pessoas com problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, prisão de ventre e indigestão. O óleo de coco virgem combate bactérias prejudiciais no sistema digestivo e também auxilia a absorção de nutrientes no corpo.