Início » Nutrição » Óleos Medicinais » Os 10 Benefícios do Óleo de Mamona Para Saúde

Os 10 Benefícios do Óleo de Mamona Para Saúde

Os Benefícios do Óleo de Mamona Para Saúde são diversos, pois, ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além de ser um triglicérido composto por ácidos gordos, como o ácido ricinoleico, é obtido a partir das sementes da planta de óleo de mamona, que é conhecido cientificamente como Ricinus communis. É muito popular como um remédio para o tratamento de uma ampla gama de problemas de saúde. A maior parte das suas propriedades de cura é atribuída à presença de ácido ricinoleico.

Óleo de Mamona

Embora a planta mamona tenha suas origens na Índia, África Oriental e na bacia do Mediterrâneo Sudeste, é hoje amplamente cultivada em muitas outras partes do mundo, especialmente as regiões tropicais.As sementes de mamona foram encontrados em túmulos e pirâmides egípcias. Ela tem sido tradicionalmente usada como óleo de corpo e cabelo. O uso do óleo de mamona é muito utilizado em várias formas medicinais tradicionais, incluindo na medicina ayurveda. Na China, tem sido usado para sarar feridas. No Brasil, o óleo de rícino ou óleo de mamona é usado como biodiesel. No México, ele é chamado de semente Grilla. Ele é usado na fabricação de sabonetes, cosméticos e manteiga de cacau.

O óleo de mamona é um óleo incolor que tem um odor suave e sabor. É uma rica fonte de ácido ricinoleico, o qual é um ácido gordo monoinsaturado. O óleo de mamona também contém quantidades moderadas de outros ácidos gordos como o ácido oleico, ácido linoleico, ácido linolênico, ácido palmítico e ácido esteárico. Outros compostos encontrados neste óleo incluem enzimas, glúcidos, proteínas, sais minerais e Vitamina E. A semente a partir da qual o óleo de mamona é feito contém uma toxina chamada ricina, que se ingerido pode ser mortal. No entanto, óleo de mamona é perfeitamente seguro, e ainda é usado para muitas finalidades medicinais.

O óleo de mamona tem sido usado desde os tempos antigos para curar uma variedade de doenças. A elevada quantidade de ácido ricinoleico é a razão por detrás das propriedades medicinais deste óleo surpreendente. Então, confira Os 10 Benefícios do Óleo de Mamona Para Saúde.

Beneficio do Óleo da Mamona Para o Sistema Imunológico: O óleo de mamona é considerado como um poderoso reforço imunológico. Tem sido provado cientificamente que o uso do óleo de mamona aumenta a produção de linfócitos e aumenta a atividade de um tipo de células brancas do sangue chamado T-linfócitos. Isso ajuda no aumento da produção de anticorpos que auxilia a destruir a doença causada por micróbios e na melhoria da sua imunidade.

Beneficio do Óleo de Mamona Para a Constipação:O óleo de mamona atua como um laxante natural que ajuda a estimular o peristaltismo ou a contração dos músculos do seu intestino. O peristaltismo ajuda na remoção fácil da matéria fecal a partir do intestino. O óleo de mamona também ajuda na lubrificação de seus intestinos e na redução da absorção de umidade a partir do trato intestinal. Isso aumenta o conteúdo de fluido no intestino, garantindo a fácil expulsão de fezes, assim, proporcionando alívio da constipação. O óleo de mamona é geralmente tomada por via oral para tratar a constipação. Embora seja um remédio eficaz para a constipação, certifique-se de não usá-lo regularmente, pois o uso prolongado deste óleo pode levar a consequências indesejáveis para a saúde.

Beneficio do Óleo de Mamona Para Dores nas Articulações e Artrite: A artrite é a inflamação das articulações em uma ou mais partes do corpo que podem causar dor severa nas articulações em conjunto com a rigidez e inchaço. Um dos vários benefícios do óleo de mamona é que ele é eficaz se utilizado no tratamento de artrite. Massagear o óleo de mamona quente sobre a área afetada pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea, reduzindo a inflamação e o alívio da dor.

Beneficio do Óleo de Mamona Para Tratar Infecções Fúngicas: A micose é uma infecção comum da pele causada por fungo. O óleo de mamona contém um ácido graxo insaturado chamado ácido undecylenic que contém efeitos antifúngicos. Como tal, é um ingrediente ativo em muitos medicamentos antifúngicos utilizados para o tratamento de infecções fúngicas como micose, pé de atleta, etc. Aplicar o óleo de mamona sobre esses tipos de infecções pode, portanto, ajudar a cura-lo e também aliviar o prurido, irritação e queimação.

Beneficio do óleo de Mamona Para Distúrbios Neurológicos: O óleo de mamona é utilizado como um tratamento alternativo para muitas desordens neurológicas, como esclerose múltipla, paralisia cerebral e doença de Parkinson. Os pacientes que sofrem destas condições, quando tratados com óleo de mamona têm, de fato, mostradas uma melhora considerável em sua condição.

Beneficio do Óleo de Mamona Para Aliviar Dores de Cabeça e Enxaquecas: O óleo de mamona é um excelente remédio para o tratamento de vários tipos de dores. Pessoas que sofrem de enxaqueca deve considerar a aplicação do óleo de mamona. Ele ajuda no alívio da dor, aumentando a circulação sanguínea e reduzindo a inflamação.

Benefício do Óleo de Mamona Para os Olhos: Os olhos secos são uma condição comum que afeta os olhos. Se não tratado, pode ser desconfortável e causa danos à sua córnea. O óleo de mamona foi considerado um ótimo remédio para os olhos secos. Isso ajuda na hidratação dos olhos e também na redução da inflamação. Blefarite é uma doença que provoca a inflamação em torno das pálpebras. As propriedades anti-inflamatórias do óleo de mamona podem ajudar no tratamento desta condição e também outras infecções oculares, como chiqueiro. Algumas pessoas aplicam óleo de mamona em seus cílios, pois ajuda na promoção do crescimento dos cílios grossos.

Beneficio do Óleo de Mamona Para Perda de Peso: Embora não seja recomendado para uso a longo prazo, o óleo de mamona pode ajudar na perda de peso. Sendo um laxante, a ingestão deste óleo pode ajudar a perder alguns quilos. Dado que o consumo demasiado do óleo de mamona pode causar efeitos adversos, sempre procure o conselho do seu consultor de saúde ou nutricionista antes de usá-lo como uma solução de perda de peso.

Beneficio do Óleo de Mamona Para Pele: O óleo de mamona é rico em ácidos graxos que o tornam um excelente hidratante. Aplicando uma pequena quantidade deste óleo pode ajudar a hidratar a pele e na remoção de manchas secas. O óleo de mamona é útil para erradicar problemas de pele diferentes. Ele ajuda na redução acne, queimaduras solares, pele seca, etc. Também é útil para se livrar de infecções da pele como o pé de atleta, verrugas, coceira e micose. O óleo de mamona pode hidratar a pele e torná-lo bom por penetrar profundamente nos poros e estimular a produção de colágeno e elastina. A aplicação deste óleo ajuda no rejuvenescimento e refrescancia da sua pele, dando-lhe uma aparência jovem e brilhante.

oleo-de-mamona

O óleo de mamona também é útil na redução de problemas de pele relacionados com a idade, como linhas finas e rugas. A acne é um problema comum que preocupa muitas pessoas, especialmente adolescentes. O óleo de mamona é considerado um excelente remédio para acne, pois é uma rica fonte de ácido ricinoleico, o que ajuda no combate as bactérias que causam acne. O uso prolongado deste óleo na pele repara os tecidos e elimina as cicatrizes e marcas, tornando a sua pele macia, lisa e bonita.

Beneficio do Óleo de Mamona Para o Cabelo: O óleo de mamona também é uma ótima solução para muitos problemas de cabelo. A perda de cabelo é um problema comum que afeta homens e mulheres. O óleo de mamona é amplamente utilizado para o tratamento de problemas relacionados com cabelos. É uma rica fonte de ácido ricinoleico, que é popular por suas propriedades antifúngicas e antibacterianas.

O ácido ricinoleico, juntamente com ácidos graxos ômega 9, nutre o couro cabeludo e elimina infecções bacterianas ou fúngicas que podem causar perda de cabelo. A aplicação contínua de óleo de mamona não só alimenta o seu couro cabeludo e folículos pilosos, mas também melhora a circulação sanguínea, promovendo o crescimento de cabelo saudável e brilhante. As propriedades antimicrobianas do óleo de mamona também são úteis para proteger a pele contra infecções e no alívio da coceira na pele, escamosa e seca.

Óleo de mamona é rico em muitos nutrientes, como Vitamina E e ácidos gordos ômega que são essenciais para a manutenção da boa saúde do seu cabelo. Estes nutrientes fornecem força para o cabelo e ajuda na prevenção de ruptura e pontas duplas. Além de fortalecer o cabelo, o óleo de mamona também pode promover o crescimento da espessura do cabelo, é por isso que ele é usado por muitas pessoas como um remédio para queda de cabelo. Muitas pessoas ainda usam óleo de mamona para obter cílios mais espessos e sobrancelhas.

Os Efeitos Colaterais do Óleo de Mamona: O óleo de mamona pode causar alguns efeitos colaterais, alguns leves e outros graves. Dor abdominal, diarreia, náuseas e fraqueza são alguns dos problemas vividos por pessoas após o consumo de óleo de mamona. É importante consultar um médico se estes efeitos não diminuírem e tornarem-se pior.

Alguns dos efeitos secundários graves do consumo de óleo de mamona que requer intervenção médica incluem fraqueza, cãibras musculares, diarreia persistente, vômitos ou náuseas, tontura, batimento cardíaco irregular, confusão e diminuição da urina. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas que incluem tonturas, erupção cutânea, dificuldade em respirar e coceira ou inchaço da face, língua ou garganta. Em tais casos, também, a atenção médica imediata deve ser procurada.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.