Quando lembramos da Maçã, lembramos também de um velho ditado – “Uma Maçã por dia mantém o médico longe”, mas duvido você conhecer todos Os 10 Efeitos Colaterais da Maçã. Além de ser gostosa é saboreada em todo o mundo por seus incríveis benefícios e pelo seu sabor, a Maçã não é apenas consumida crua, mas também encontra numa ampla variedade de receitas, tanto doces e salgadas.
Mas você sabe que mesmo este fruto saboroso e cheio de nutrientes pode causar efeitos colaterais quando consumidos em excesso? Pois o que pode ser benéfico para alguns pode ser maléfico para outros. Nós todos só estamos cientes dos benefícios para saúde. Por isso, vamos concentrar-se no outro lado da moeda – Os 10 Efeitos Colaterais da Maçã.
Aumento do Nível de Açúcar no Sangue: A Maçã é uma rica fonte de carboidratos saudáveis, fibras e outros nutrientes. Estes hidratos de carbono são utilizados pelo corpo como um combustível. No entanto, o consumo excessivo das Maçãs impede o corpo de queimar a gordura. Uma Maçã de tamanho médio contém cerca de 25 gramas de hidratos de carbono e apenas 5 gramas são de fibra. Este Efeito Colateral da Maçã também leva a um aumento nos níveis de açúcar no sangue, embora o carboidrato contido na Maçã não conduz a um rápido aumento dos níveis de açúcar no sangue, dando-lhe tempo de prevenir-se.
Ganho de Peso: A Maçã é considerada uma fruta saudável, mas, ao mesmo tempo ela também contêm calorias e açúcar. Uma Maçã de tamanho médio contém cerca de 90 a 95 calorias. Então, se você consumir 5 Maçãs médias em um dia, isso equivale a consumir 3500 calorias em uma semana, o que se torna meio quilo de peso corporal! Não é uma boa opção para aqueles que seguem uma dieta low-carb e tem esperança de perder peso através de cetose. Ao consumir 5 Maçãs por dia, você pode ganhar cerca de 23 kg em um ano!
Doença Cardíaca: Tal como muitos outros frutos, as Maçãs têm um elevado teor de frutose que é um causador de um dos Efeito Colateral da Maçã. Esta frutose é, muitas vezes, utilizada para fazer o xarope de frutose de milho. Ao contrário da glucose, que é absorvido por todas as células do corpo para a energia, a frutose é usada somente no fígado. Quando presente no fígado, que produz gorduras chamados triglicerídeos, pode levar a doenças cardíacas. O excesso de consumo de Maçãs também pode levar ao excesso de frutose no corpo, o que pode causar vários problemas de saúde, como diabetes e obesidade.
Efeitos Nocivos de Sementes de Maçã: As Maçãs possuem vários benefícios para a saúde, desde que as suas sementes sejam descartadas. As sementes da Maçã são venenosas por natureza, pois contêm cianeto. O consumo regular de sementes de Maçã pode levar à liberação de cianeto no estômago durante a digestão. O consumo de uma xícara de sementes de Maçã pode até mesmo levar à morte!
Reação alérgica: O consumo de Maçãs pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas. Se você é alérgico a ameixa, pêssego, damasco, amêndoa e morango, é propenso a ser alérgico a Maçãs também. Se você já sofre de Alguma dessas alergias, é aconselhável consultar o seu médico antes de consumir Maçãs, pois este Efeito Colateral da Maçã pode ser fatal.
Efeitos Colaterais do Suco de Maçã: O suco de Maçã é geralmente considerado uma bebida saudável, mas ele tem seu próprio conjunto de efeitos colaterais quando consumidos em excesso. O consumo excessivo de suco de Maçã pode levar a diarreia. Além disso, as pessoas que seguem uma dieta de suco de Maçã, muitas vezes, sofrem de dores de cabeça, tonturas e cansaço. O sumo de Maçã adoçadas artificialmente contém um produto químico chamado sorbitol, o que pode levar à formação de cálculos de oxalato de cálcio no corpo.
Enfraquece o Esmalte dos Dentes: O vinagre de Maçã é um suplemento natural e acredita-se ter muitos benefícios para a saúde. No entanto, as doses excessivas de vinagre de Maçã podem causar um dos vários Efeitos Colaterais da Maçã. Sendo de natureza ácida, este vinagre pode enfraquecer o esmalte dos dentes quando consumidos em forma não diluída.
É aconselhável diluir em água ou beber através de um canudo para evitar o contato com os dentes. Enxague a boca com água doce para remover quaisquer vestígios do ácido nos dentes assim que estiver terminado de beber o vinagre de Maçã.
Enfraquece os Ossos: O consumo de vinagre de Maçã pode levar a baixos níveis de Potássio no sangue e baixa densidade óssea. Pessoas que sofrem de osteoporose ou que tomam medicamentos de potássio deve evitar o consumo de vinagre de Maçã ou consumi-lo em pequenas doses.
Danos na pele: A altas doses de vinagre de Maçã pode danificar a pele e garganta. Como mencionado antes, este deverá sempre ser diluído com água antes de beber ou fazer a aplicação à pele, para evitar estes Efeitos Colaterais da Maçã.
Outros Efeitos Secundários: A cidra de Maçã também pode agravar os sintomas como inchaço, dificuldade em respirar e urticária, bem como azia e indigestão.
Não deixe que esses efeitos colaterais o assuste sobre as Maçãs! Esta fruta deve ser definitivamente uma parte de sua dieta diária. A única coisa que você precisa ter cuidado é com a quantidade de Maçãs que você está comendo. O ditado é “uma Maçã por dia” e não “cinco Maçãs por dia “!