Os 10 Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente são severos e podem prejudicar a nossa saúde. Além disso, muitas pessoas não dormem o suficiente; Trabalhamos tanto diariamente que esquecemos de priorizar determinadas hábitos vitais.
Muitas vezes, reservamos apenas seis ou sete horas de sono todas as noites, e achamos que é suficiente. No entanto, mesmo que esteja funcionando tecnicamente, Não Dormir o Suficiente causa danos a curto e longo prazo à sua saúde.
A persistência da falta de sono provoca mudanças significativas no cérebro e corpo, e aumenta o risco de uma série de problemas à saúde. Então confira agora Os 10 Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente:
O tempo de Reação Diminui: Este é o Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente mais imediato; Quando você está com uma grande quantidade de sono, seu tempo de reação diminui, o que significa que não conseguirá tomar decisões rápidas e reagir adequadamente à diferentes situações. Um estudo constatou que a sonolência ao volante é tão perigosa quanto a bebida e a condução.
A Memória Sofre: Toda a capacidade de pensar é claramente afetada quando você não dorme bem. Você terá problemas em manter memórias, processar informações e tomar decisões. Além disso, as emoções serão aumentadas, tornando-se menos capaz de lidar com situações adversas. Portanto, para evitar esses Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente é importante dormir bem a noite antes de importantes eventos de trabalho!
Enfraquece o Sistema Imunológico: Quando você dorme, seu corpo é capaz de se recuperar, e é durante o sono que seu sistema imunológico produz substâncias protetoras como citoquinas, de acordo com a Healthline. Essas substâncias combatem invasores estrangeiros como bactérias e vírus. Eles também o ajudam a dormir, dando assim ao seu sistema imunológico mais tempo e energia para combater a doença. Se você está privado de sono, um dos Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente é que você ficará doente com mais freqüência e demorará mais para se recuperar.
Prejudica o Coração: O sono desempenha um papel fundamental no mantimento do coração e vasos sanguíneos saudáveis, incluindo o nível de açúcar no sangue, pressão arterial e níveis de inflamação. As pessoas que não dormem o suficiente são mais propensas a ter doenças cardiovasculares – os estudos associaram insônia a um risco aumentado de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Então caso queira evitar esses Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente, durma bem.
Depressão: Uma pesquisa americana mostrou que as pessoas com depressão eram mais propensas a dormir menos de seis horas por noite. Em um estudo de 2007 com 10 mil pessoas, aqueles com insônia eram cinco vezes mais propensos a desenvolver depressão do que aqueles que não possui esse distúrbio do sono. A insônia geralmente é um dos primeiros sinais de depressão. É também um ciclo vicioso – a perda de sono agrava frequentemente os sintomas da depressão, e a depressão torna o sono ainda mais difícil.
Ganho de Peso: A falta de sono diminui o hormônio regulador de gordura (leptina), enquanto aumenta o hormônio da fome (ghrelina). O resultado é um aumento da fome e do apetite, mesmo quando o corpo não está realmente com fome. Então, durma mais para emagrecer e evitar esses Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente.
Diabetes: O sono influencia a forma como o corpo processa glicose, o carboidrato de alta energia que as células usam para o combustível. Um estudo mostrou que um dos Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente é o possível surgimento da Diabetes, pois as pessoas saudáveis que só tiveram 4 horas de sono por noite processaram a glicose mais lentamente do que aqueles que dormiram por 12 horas. Estudos posteriores revelaram que os adultos que normalmente dormem menos de cinco horas por noite têm um risco muito maior de desenvolver diabetes.
Elimina o Desejo Sexual: Tanto os homens quanto as mulheres que não dormem o suficiente relatam um dos Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente que é menos interesse em fazer sexo. Isso pode ser atribuído a um esgotamento de energia, sonolência e aumento da tensão, além da redução da secreção de testosterona durante a noite.
Ficará Mais Velho: A glândula pituitária libera o hormônio de crescimento durante o sono (e durante o exercício de alta intensidade), mas quando seu corpo é privado de sono, esse processo diminui, contribuindo para o envelhecimento prematuro. Você também libera mais cortisol (um hormônio do estresse) quando está privado de sono, o que pode eliminar o colágeno em sua pele, levando a linhas mais finas e rugas. E por consequência você aparentará ser mais velho como um dos Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente.
A Vida Será Mais Curta: Com a diversidade de problemas de saúde relacionados à privação do sono, não é surpreendente que a falta de sono também esteja associada a uma menor expectativa de vida. Grandes estudos revelaram que dormir cinco horas ou menos por noite aumentou o risco de mortalidade em cerca de 15%. Com esses efeitos colaterais, é fácil ver por que precisamos priorizar o sono. Todos têm necessidades diferentes, mas tente dormir cerca de 8 horas por noite – seu corpo irá agradecer, além de evitar todos esses Efeitos Colaterais de Não Dormir o Suficiente.