Os 10 Efeitos Colaterais Do Cravo, Alem disso, o que pode ser benéfico para alguns, pode ser prejudicial para outros. O Cravo (nome científico: Eugenia Carylphyllata) é uma especiaria popular, que é usado principalmente como um suplemento de ervas e um agente aromático de cozimento. As qualidades curativas deste produto são bem conhecidos e, por isso, devemos incluí-lo na nossa dieta regular em uma quantidade moderada. Existem também alguns efeitos colaterais potenciais deste tempero que pode prejudicá-lo significativamente. Sim, esta pequena erva pode prejudicar o seu corpo. Então, confira agora, Os 10 Efeitos Colaterais Do Cravo.
Aumenta Sangramento: O consumo excessivo de Cravo pode diluir o sangue e aumentar o risco de hemorragia. O tempero contém uma substância química chamada ‘eugenol’, considerado um agente para afinar o sangue, que pode desacelerar o processo de coagulação do sangue, promovendo sangramento anormal. É aconselhável que você não coma muito Cravo enquanto sofre de doenças hemorrágicas, como a hemofilia, ou toma drogas com anticoagulantes. É também aconselhado parar a ingestão de Cravo semanas antes de passar por uma cirurgia.
Reduz o Nível de Açúcar No Sangue: Aqueles que tem um nível de açúcar no sangue menor do que o normal deve reduzir o seu consumo de Cravo imediatamente. Verificou-se que esta erva pode diminuir a quantidade de glucose na nossa corrente sanguínea significativamente, o que pode ser extremamente prejudicial para os pacientes com hipoglicemia. Portanto, mantenha um olhar atento sobre os seus níveis de açúcar no sangue e modifique sua ingestão de Cravo em conformidade.
Toxicidade: O Cravo também pode impor graves efeitos tóxicos em você. Se você come Cravo mal armazenado ou utiliza grandes doses de seu extrato cru, as chances são grandes de você desenvolver vários sintomas como náuseas, vômitos, falta de ar, dor de garganta, sedação, desequilíbrio de fluidos, distúrbios renais, distúrbios hepáticos, e assim por diante.
Provoca Reações Alérgicas: Alergia é outro efeito colateral comum do Cravo, que é novamente causada pelo eugenol. Você pode enfrentar diversas reações alérgicas devido à ingestão excessiva de Cravo, como erupções cutâneas, urticária, inchaço, calçando de garganta, etc. No pior cenário, você pode até mesmo desenvolver anafilaxia. Por ser uma reação alérgica aguda em todo o corpo, pode causar a morte também.
Causa Problemas Respiratórios: O cigarro de Cravo tornou-se altamente popular nos dias de hoje. Mas se você o fumar com frequência, você vai tornar-se propenso a uma série de problemas respiratórios. Pela inalação deste cigarro, na verdade você está permitindo que muito pó de Cravo passe por suas vias respiratórias, bem como pulmões. Isso pode resultar em problemas respiratórios graves, como falta de ar e infecção pulmonar.
Provoca Convulsões: Quando você inclui alguns Cravos em sua dieta diária, você aumenta os riscos de ocorrer convulsões. Esta especiaria pode causar atividade elétrica irregular dentro das nossas células cerebrais, tornando-nos vulneráveis a convulsões. Embora a condição seja caracterizada, principalmente, pela perda da consciência e convulsões, você pode acabar desenvolver epilepsia também.
Torna a Pele Sensível: O Cravo pode torna-se um problema para sua pele, tornando-a super sensível. Sobretudo, a aplicação tópica do óleo de Cravo não diluído, o que nada mais é o extrato não processado ou refinado da especiaria. Pode dar-lhe irritação, erupções cutâneas, queimaduras ou dermatite de contato. Às vezes, pode até mesmo danificar as células da pele.
Causa Sensibilidade da Boca: As membranas mucosas presentes nas paredes internas da boca podem ficar inflamada pelo excesso de consumo ou a aplicação do seu óleo. Vários estudos têm revelado que ele pode causar grandes danos à sua gengiva, dentes, tecidos dentais, etc., criando uma sensação de queimação. Ele também pode conduzir dores nos lábios e cáries dentárias ao longo do tempo.
Perda de Sensibilidade: O conteúdo eugenol de Cravo pode transformá-lo em um agente de entorpecente. Tem sido relatado que o óleo extraído do tempero promove a perda de sensação, enquanto aplicada sobre a pele uma e outra vez. Por isso, certifique-se de você nunca o usar juntamente com analgésicos sintéticos.
Questões Eréctil/Ejaculação: Nos homens, o Cravo pode causar disfunção erétil ou ejaculação precoce. A aplicação regular de cremes à base de plantas contendo extratos de Cravo no pênis pode desencadear estas questões sexuais e o homem pode enfrentar dificuldades extremas em ejacular ou ficar ereto por uma quantidade considerável de tempo. Como todas as outras ervas e especiarias, você precisa ingerir o Cravo com moderação. Se sentir algum destes efeitos secundários, pare de usar Cravo e visite o seu médico. Lembre-se, muito de bom pode virar ruim!