A pílula anticoncepcional, também popular como pílula do dia seguinte, é um remédio que pode ser eficiente até setenta e duas horas após o sexo sem precauções com uma possível gravidez.
A substância ativa da pílula anticoncepcional é o levonorgestrel, um tipo de progesterona sintético. Igualando com outras pílulas que são tomadas diariamente, a Pílula Anticoncepcional contém até 20 vezes mais hormônios.
Todos esses hormônios sintéticos evitam que o óvulo seja solto e, caso isso já tenha ocorrido, descama o endométrio, que é onde o óvulo fecundado se prende, impedindo-o de se fixar no útero da mulher.
Vale lembrar que a eficiência da pílula vai depender de quão cedo ela é ingerida e a quantidade de hormônios encontrados no remédio pode levar riscos à saúde. Por isso, a Pílula Anticoncepcional não deve ser utilizada como primeira opção para não engravidar, apenas como emergência.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Apesar da gravidade, muitas mulheres costumam usar a Pílula Anticoncepcional regularmente, não sabendo da gravidade que ela pode acarretar para a saúde. Agora, confira em detalhes os possíveis efeitos colaterais da Pílula Anticoncepcional:
Pode ser cancerígena:
Não sei se você tem consciência de que o contraceptivo hormonal foi classificado pela OMS como eventualmente carcinogênico… Isso é por causa das doses de hormônios que são colocados na corrente sanguínea. Para você ter uma noção, o contraceptivo hormonal está enquadrado na mesma classe do amianto e tabaco.
Danos no aparelho reprodutor:
A Pílula Anticoncepcional deve ser usada somente em situação de emergência, do contrário, ela pode trazer problemas ao aparelho reprodutor. Além disso, o uso a longo prazo do medicamento pode fazer com que a mulher perca uma trompa ou até mesmo dificulte uma gestação no futuro.
Aumento do peso:
O aumento de peso pode vir quando as alterações hormonais causas pela pílula levam ao aumento do apetite. Além disso, algumas pílulas do dia seguinte, também podem trazer retenção de líquidos por causa do acúmulo de potássio e sódio nos tecidos corporais, levando aumento do peso corporal.
Outros efeitos colaterais da pílula do dia:
- Cansaço excessivo;
- Sangramento fora do período menstrual;
- Náuseas e vômitos;
- Dor de cabeça;
- Diarreia;
- Menstruação irregular, podendo adiantar ou atrasar o sangramento;
- Sensibilidade nos seios;
- Dor abdominal.