Os Melhores Alimentos que Controlam o Colesterol alto. Além disso, o Colesterol é um tipo de gordura encontrada em nosso organismo importante para o seu funcionamento normal. O Colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele.Nosso corpo usa o Colesterol para produzir alguns hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% é proveniente da dieta
Não é mais segredo para ninguém que a união entre uma boa alimentação e a prática de atividades físicas é o segredo não só para emagrecer, mas também para manter o corpo saudável e evitar que ele desenvolva inúmeras doenças.Dentro de uma dieta balanceada, existem alimentos capazes de controlar nossas taxas de Colesterol e reduzir aquelas que fazem mal para a nossa saúde. Existem dois principais tipos de Colesterol: o bom (HDL) e o ruim (LDL), e certos alimentos conseguem manter os dois em equilíbrio, reduzindo o risco de infarto, derrame cerebral e várias outras doenças, como o Mal de Alzheimer, por exemplo.
“O controle da alimentação já influencia significativamente em uma redução do perfil de Colesterol. Assim, procure reduzir alimentos ricos em gordura como embutidos, refeições pré-prontas (congelados), industrializados, biscoitos recheados e gordura hidrogenada”. Depois de reduzir a ingestão de congelados, por exemplo, é importante inserir outros tipos de alimento dentro da sua rotina alimentar. Então, confira agora Os 10 Melhores Alimentos que Controlam o Colesterol:
Soja e Derivados: Se você ainda não ouviu falar, ela é um dos Melhores Alimentos que Controlam o Colesterol. Pois, se consumida sem excesso, a soja é uma aliada na luta contra o problema, já que, aumenta os níveis de HDL, o Colesterol bom. Isso também vale para seus derivados, como o leite.
Nozes e Castanhas: Nozes e Castanhas são um dos principais Alimentos que Controlam o Colesterol. Pois, as nozes e castanhas combatem os efeitos nocivos da gordura com gordura pode parecer estranho, mas é isso que fazem controlar o Colesterol. As oleaginosas, como nozes, castanha do Pará e amêndoas, são ricas em gordura poli-insaturada, considerada boa para o organismo. Se consumidas em excesso, elas podem fazer mal, portanto o ideal é moderar a ingestão para absorver seus benefícios por inteiro.
Açai: Além de ser um aliado contra o câncer, o açaí também equilibra nossas taxas de colesterol. Por ser fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, ele reduz o colesterol ruim (LDL). Ele também é rico em polifenóis que agem diretamente nos vasos sanguíneos detonando os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele. Mas não abuse e coloque leite condensado e leite em pó na mistura!
Peixes: Peixes de água fria como Salmão, atum e truta são fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura insaturada que faz bem para a nossa saúde. Ela ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue, reduz o risco de formação de coágulos e, por deixar o sangue mais fluído, é uma aliada importante na prevenção das doenças cardiovasculares. Eneida Ramos, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein, sugere que o preparo do peixe seja feito na grelha ou no forno.
Chá Verde: O chá verde é um excelente substituto para o café principalmente por causa do seu papel na redução do colesterol. Como ele contém flavonoides que funcionam como antioxidantes, sua ingestão ajuda na prevenção da inflamação dos tecidos e também previne a formação de coágulos, uma das principais causas de ataques do coração. O Chá Verde não são apenas Alimentos que Controlam o Colesterol, a bebida ainda é rica em polifenóis, como as catequinas”.
Aveia: Fibras são importantíssimas para a nossa alimentação e controle da digestão. A Aveia, por exemplo, além das fibras insolúveis também contém uma fibra solúvel conhecida como betaglucana: ela retarda o esvaziamento gástrico e, por isso, promove a sensação de saciedade, melhora a nossa circulação, controla o nível de açúcar no sangue e inibe a absorção de gordura (colesterol). Você pode incluí-la em várias receitas, colocá-la na massa de panqueca ou do pão, misturá-la com outros cereais, comer com leite ou com banana, são várias alternativas e adaptações!
Chocolate Amargo: Chocolate Amargo é uma boa opção de Alimentos Anti-Inflamatórios. Pois, com 30g de chocolate amargo ao dia reduz o colesterol e também o risco de doenças vasculares. Isso acontece porque ele é rico em flavonóides, substâncias que diminuem o LDL. Mas para absorver os benefícios você não pode comer uma barra inteira de uma vez, e nem optar por chocolate ao leite ou chocolate branco, ok?
Alcachofra: Alcachofra é um dos melhores Alimentos que Controlam o Colesterol. Além disso, há quem ame e quem deteste o sabor da Alcachofra, mas os nutricionistas parecem estar de acordo quanto aos benefícios proporcionados pela flor: como suas fibras são resistentes à ação de enzimas, elas promovem a diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos e reduzem o risco de obesidade e diabetes, além de causar a sensação de saciedade. Uma porção de 100g, por exemplo, tem apenas 50 calorias.
Laranja: Laranja é um dos principais Alimentos que Controlam o Colesterol. Pois, um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais descobriu que as flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na laranja, diminuem os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo porque limitam a absorção do colesterol no intestino. Além disso, a fruta também é uma fonte de Potássio, e a baixa ingestão deste mineral pode causar doenças cardíacas como a arritmia.
Vinho: Vinho é uma boa opção de Alimentos que Controlam o Colesterol. Ingestão moderada de uma ou duas taças por dia causa a elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL (o colesterol bom) – algo bem parecido ao que acontece quando praticamos exercícios. As flavonoides, substâncias antioxidantes também encontradas na laranja, também promovem ações vasodilatadoras e anticoagulantes nas plaquetas.