Os 10 Melhores Alimentos Termogênicos que Ajudam a Emagrecer. Além disso, confira o poder dos alimentos termogênicos, que elevam a temperatura corporal em busca da queima de calorias extras. Já pelo nome, consegue-se perceber qual é o efeito desse grupo no organismo: os alimentos termogênicos são aqueles responsáveis por promover um leve aquecimento no corpo.
Tidos como excelentes aliados da dieta, os ingredientes que contam com essa propriedade são muito bem-vindos na alimentação diária, pois seus efeitos são beneficamente comprovados. Sabe-se que o gasto total de energia. Mas isso, se consumidos junto com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos: sozinhos eles não fazem milagres! Então, confira Os 10 Melhores Alimentos Termogênicos que Ajudam a Emagrecer:
Lista Aliada: Ainda segundo nutricionistas, os alimentos abaixo são os mais lembrados quando o assunto é propriedade termogênica. Conheça os principais benefícios de cada um deles e insira-os na rotina, já!
Pimenta Vermelha: A quantidade ideal de consumo diário do tempero é de até 3g ao dia (isso se não houver nenhum tipo de sensibilidade estomacal). A substância que fornece à pimenta sua capacidade termogênica chama-se capsaicina, que pode aumentar em até 20% a atividade metabólica. Utilize-a como tempero para carnes, saladas e em pratos quentes, como sopas.
Pimentões: A capsaicina também é a responsável pela “ardência”do alimento, fazendo dele um aliado no processo de emagrecimento. Todas as suas versões (como verde, amarela e vermelha) apresentam o benefício. O legume fica em acompanhamento para peixes assados e, ainda, pode ser recheado com carne moída ou outros legumes, servindo de entrada para diversos pratos.
Lectina de Soja: Trata-se de um nutriente retirado do próprio grão da soja, sendo encontrados facilmente em lojas de produtos naturais. Esse alimento também apresenta uma leve ação termogênica, proporcionando um maior gasto calórico.
Ele é encontrado em forma de cápsula que devem, previamente, ter a recomendação de um especialista antes de serem ingeridas, por apresentarem algumas contra-indicações (como em grávidas e lactantes)
Mostarda: O grão também apresenta um sabor picante, sendo ideal para substituir a pimenta (para pessoas que não apreciam seu paladar). Além de termogênico, ele ainda conta com vitaminas do complexo B e auxilia no combate ao colesterol. Não exagere na dose do molho de mostarda industrializado, pois ele conta com componentes artificiais que prejudicam a saúde (além de açúcar)
Gengibre: Certamente, ele é o alimento mais lembrado quando o assunto é alimentos termogênicos. O Gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de pro propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do Gengibre. O chá de Gengibre é uma excelente opção para potencializar o emagrecimento. Que tal experimentar?
Canela: Além de também apresentar propriedades termogênicas, a ingestão de algumas pitadas de canela durante o dia ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue, afastando a vontade de comer doces. Experimente polvilhar canela sobre frutas e iogurtes. Fica delícia!
Chá de Hibisco: Nas dietas emagrecedoras, ele faz o maior sucesso! Termogênicas, naturais e de sabor suave, as flores de hibisco são aliadas ideais de uma silhueta mais fina.
Beba o chá de hibisco sem adoçar. Assim, suas propriedades são mantidas e usufruídas ao máximo!
Chá Verde: Queridinho das famosas, ele está presente na dieta de muita gente por contar com propriedades emagrecedoras. Ele apresenta enzimas que estimulam a queima de gordura, principalmente a abdominal.
Além disso, contém cafeína, o que lhe compete uma ação termogênica, que acelera o metabolismo. Prefira ingerir até 2 xícara (400ml) ao dia, já que, em quantidades exageradas, pode apresentar alguns efeitos colaterais indesejáveis no organismo.
De Bem Com o Organismo: A grande maioria dos alimentos termogênicos apresenta o risco de incômodos gastrointestinais em pessoas com sensibilidades estomacais, como úlceras, gastrite e azia. Por isso, antes de consumi-los, é necessário contar com o apoio de um especialista.