Os principais alimentos que causam insônia e você nem sabia, pois, se você está tendo insônia ou dificuldade em adormecer, definitivamente não está sozinho.
Aproximadamente, metade dos adultos no Brasil experimenta um ou mais sintomas de insônia a qualquer momento. Embora não seja uma condição médica séria, pode afetar bastante a vida diária de uma pessoa e contribuir para problemas de saúde, como pressão alta, diabetes e outras doenças.
Existem muitos fatores associados à insônia, como estresse, depressão, problemas médicos, uso de certos medicamentos ou medicamentos e fatores ambientais. Os alimentos que ingerimos também podem interferir no sono à noite; portanto, é importante saber quais alimentos evitar quando estamos sofrendo de insônia.
Principais alimentos que causam insônia:
1. Alimentos gordurosos:
Como os alimentos ricos em proteínas, os alimentos gordurosos levam mais tempo para serem digeridos e são extremamente inflamatórios para o sistema digestivo, que interfere no sono.
Além disso, eles podem causar inchaço e indigestão que interferem no seu ciclo normal de sono. Então, aproveite essa pizza, batata frita ou frango frito, no almoço ou no jantar, não como seu lanche antes de dormir e melhorar a pele.
2. Alimentos ricos em fibras:
Alimentos ricos em fibras, como brócolis, couve-flor e espinafre, contêm triptofano, que é usado para sintetizar niacina, serotonina e melatonina, os quais promovem o sono .
No entanto, comer esses alimentos ricos em fibras muito perto da hora de dormir pode afetar seu sono, pois seu corpo estará digerindo os alimentos e pode causar gases durante a noite.
3. Alimentos açucarados:
Alimentos açucarados, como bolos, biscoitos ou outras sobremesas, podem aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Isso pode fazer com que seus níveis de energia aumentem, o que, por sua vez, mantém você energético. Além disso, alimentos ricos em açúcar contribuem para padrões irregulares de sono se consumidos tarde da noite.
4. Bebidas cafeinadas:
Bebidas com cafeína, como café, chá e bebidas energéticas, atuam como estimulantes ao ativar o sistema nervoso central. Isso pode fazer você se sentir mais alerta e com menos sono.
Os efeitos da cafeína no corpo podem começar dentro de uma hora após a ingestão e durar até seis horas. Portanto, evite-o pelo menos tanto tempo antes de dormir.
5. Álcool:
O álcool pode ser eficaz para ajudá-lo a adormecer mais rapidamente. No entanto, estudos mostraram que, embora o álcool possa ajudar as pessoas a adormecer mais rapidamente, ele interrompe o sono de movimento rápido dos olhos, que é a parte mais restauradora do sono.
Quando o álcool interrompe essa fase do ciclo do sono, afeta todas essas funções, resultando em um cansaço pela manhã.
6. Alimentos apimentados:
Alimentos picantes podem não apenas deixar a boca quente, mas também podem atrapalhar o sono.
Estudos descobriram que comer alimentos apimentados aumenta a temperatura corporal central, aumenta o fluxo sanguíneo e faz o coração disparar. Embora sejam boas coisas durante o dia, não são tão desejáveis à noite.
Além disso, alimentos condimentados ou apimentados podem causar dores de estômago e uma noite agitada. Portanto, fique longe deles até o fim do dia, se quiser uma boa noite de sono.
7. Chocolate amargo:
O chocolate escuro é outro alimento que pode desencadear insônia devido ao seu teor de cafeína. Embora seu conteúdo de cafeína seja menor que o do café, ainda é suficiente para ser significativo para muitas pessoas.
As barras de chocolate têm quantidades variadas de cafeína, mas um pedaço médio de um chocolate escuro contém 10 a 20 miligramas de cafeína.
8. Ginseng:
Foi relatado que o Panax ginseng causa insônia quando tomado em altas doses. Algumas evidências também sugerem que, se a erva é tomada junto com a cafeína, pode piorar a condição. Portanto, não tome esta erva se estiver sofrendo de insônia.
9. Alimentos ricos em proteínas:
Alimentos ricos em proteínas digerem lentamente e isso pode interferir no sono REM se consumido próximo à hora de dormir.
Além disso, a pesquisa mostra que comer alimentos ricos em proteínas antes de dormir pode levar a distúrbios do sono.
Especialistas acreditam que é porque uma refeição rica em proteínas contribui para menos triptofano, o aminoácido responsável pela produção de um hormônio calmante chamado serotonina. Acredita-se que baixos níveis de serotonina estejam ligados à insônia.
10. Beber muito líquido:
Evite beber muito líquido na hora de dormir, pois isso aumenta as visitas ao banheiro durante o sono; em vez disso, concentre-se em beber muita água durante o dia e reduza em até duas horas antes de dormir.
Muitas pessoas têm dificuldade em voltar a dormir depois de acordar, o que pode afetar a qualidade do sono.