Os Principais Sintomas da Ansiedade. A Ansiedade é uma das emoções mais perturbadoras que as pessoas podem sentir. Além disso, algumas vezes, chamada de medo ou nervosismo. Acontecimentos, positivos e negativos, importantes da vida (ambiente) podem contribuir para o surgimento da Ansiedade, principalmente quando os indivíduos enfrentam experiências difíceis e aversivas no cotidiano.
O que é Ansiedade: A Ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a Ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de Ansiedade.
Causas da Ansiedade: A Ansiedade pode ser provocada por qualquer motivo, pois depende da importância que o individuo dá a uma determinada situação e pode surgir em adultos ou crianças.
Porém, a Ansiedade aguda e o estresse são mais comuns em situações, como a insegurança do 1º dia de trabalho, casamento, problemas familiares ou compromissos financeiros, por exemplo, e é importante identificar a causa, para conseguir tratar, para não se tornar Ansiedade crônica.
Além disso, em algumas situações o uso excessivo de redes sociais como o facebook também podem ser responsáveis por causar Ansiedade, tristeza e mau estar.
Desta forma, se 3 ou mais dos sintomas físicos ou emocionais estiverem presentes quase que diariamente nos últimos 6 meses, é importante consultar um psiquiatra e psicólogo para avaliar e indicar o melhor tratamento, para os Principais Sintomas da Ansiedade pois pode estar sofrendo de um quadro chamado transtorno de Ansiedade generalizada.
Sintomas Físicos:
Veja abaixo quais são Os 10 Principais Sintomas da Ansiedade:
- batimento cardíaco acelerado;
- boca seca;
- cansaço fácil;
- dificuldade para engolir ou “bola na garganta”;
- esquiva de lugares que estimulam a Ansiedade;
- facilmente assustado;inquietação;
- náusea, diarreia ou problemas estomacais;
- respiração superficial;
- rubores (calores) ou calafrios;
- tensão muscular, dores musculares;
- tonteira, vertigem;
- transpiração não devido ao calor; mãos suadas;
- tremores, espasmos musculares;
- urinação freqüente.
Sintomas Cognitivos:
- dificuldade de concentração;
- dificuldade de pegar no sono ou dormir;
- incapacidade de lidar com dificuldades;
- irritabilidade;
- nervosismo;
- pensamentos freqüentes de perigo;
- pensamentos freqüentes de que algo terrível irá acontecer;
- preocupação freqüente;
- sentindo-se tenso ou excitado;
- Quando a Ansiedade é elevada ou intensa e o indivíduo não mais a controla e percebe que sua vida está sendo prejudicada pelos sintomas da ansiedade, é possível
- dizer que ele está com um problema emocional ou psicológico e que precisa de tratamento medicamentoso e/ou psicoterapêutico.
- Portanto, é importante que ele
- procure por um médico psiquiatra para realizar um diagnóstico correto de sua Ansiedade.
Como Controlar a Ansiedade:
Para controlar a Ansiedade, pode-se tomar remédios indicados pelo médico que ajudam a diminuir alguns dos sintomas, além de usar plantas medicinais que têm efeito calmante e, se necessário, fazer acompanhamento com o psicólogo.
Alguns Exemplos de Remédios Naturais que Podem ser Usados são:
- Suco de maracujá, pois possui propriedades calmantes e ansiolíticas;
- Chá de camomila devido à sua ação calmante;
- Alface, porque ele ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso.
- Tomar um banho morno para relaxar o corpo;
- Receber uma massagem relaxante.
- Além disso, técnicas como tomar banhos mornos ou receber massagens no corpo ajudam a relaxar e aliviar a tensão, auxiliando no tratamento.
OBS: O mais importante é que as pessoas busquem informação, conheçam as opções de tratamento que podem ser utilizadas e juntamente com um profissional de sua confiança iniciem o quanto antes o seu tratamento.