Os Principais Sintomas da Celulite Infecciosa que muitos não conhecem. Além disso, a celulite Infecciosa é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. A celulite infecciosa é uma condição médica grave, que pode causar desconforto nas mulheres por causa da aparência que confere à pele.
A celulite infecciosa é uma infecção bacteriana comum da pele, ela pode parecer à primeira vista como uma área vermelha e sensível ao toque, a vermelhidão e inchaço, muitas vezes, se espalha rapidamente. Na maioria dos casos, a pele na parte inferior das pernas é afetada, embora a infecção pode ocorrer em qualquer parte do seu corpo ou face.
A celulite Infecciosa afeta geralmente a superfície de sua pele, mas também pode afetar os tecidos subjacentes. A celulite infecciosa também pode se espalhar para os nódulos linfáticos e corrente sanguínea. Se a Celulite Infecciosa não for tratada, a infecção pode espalhar e tornar-se um risco de vida. Você deve procurar ajuda médica imediatamente se você sentir os sintomas de celulite Infecciosa.
Causas da Celulite Infecciosa: A celulite infecciosa ocorre quando há qualquer abertura na pele, como uma ferida, picada de inseto, rachadura, ferida, unha encravada, acne, problema odontológico etc. A bactéria percussora da doença irá se infiltrar por essa porta de entrada e espalhar-se pela área, levando à infecção. A celulite infecciosa pode ocorrer tanto nas pernas e pés, que são mais comuns em países de clima quente, como o Brasil, quanto no rosto.
Alguns outros fatores podem levar uma pessoa a ser mais suscetível a essa doença. Ter o sistema imunológico mais fraco, o que dificultaria o combate às primeiras bactérias invasoras; ter linfedema, que é o acúmulo de líquidos em regiões do corpo, que acaba provocando inchaços nas pernas e braços; e ser usuária de drogas intravenosas, como a heroína.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Outros fatores podem contribuir ou acelerar o aparecimento da celulite infecciosa, são hormônios da puberdade, a hereditariedade, o sexo, o biótipo corporal, alimentação inadequada, sedentarismo, remédios, gravidez e estresse são alguns deles. Para evitar ou retardar o aparecimento da celulite infecciosa, alguns cuidados são essenciais: manutenção da higiene, cuidado com a pele e o uso de cremes hidratantes antibacterianos.
Sintomas da Celulite Infecciosa: Os sintomas da celulite infecciosa, são diversos, confira a baixo Os 10 Principais Sintomas da Celulite Infecciosa:
- Dor e sensibilidade na área afetada.
- Vermelhidão ou inflamação da pele.
- Ferida ou erupção cutânea que aparece e cresce rapidamente.
- Inchaço da pele.
- Sensação de calor na área afetada.
- Febre.
Alguns sintomas comuns de uma infecção mais grave celulite Infecciosa são:
- Calafrios.
- Sentimento de doença.
- Fadiga.
- Tontura.
- Dores musculares.
- pele quente.
- Suar.
Os sintomas seguintes podem sinalizar que a celulite Infecciosa está se espalhando:
- Sonolência.
- Letargia.
- Formação de bolhas.
- Raias vermelhas.
Você deve contatar o seu médico imediatamente se algum destes sintomas ocorrer.
Tratamento Para Celulite Infecciosa: O tratamento para celulite infecciosa ou celulite bacteriana é feito com antibióticos, como a cefalexina, repouso e elevação do membro afetado com almofadas, para reduzir o inchaço e a dor característicos desta doença. Além disso, o médico também pode prescrever remédios analgésicos e antipiréticos, como a dipirona e o paracetamol, para reduzir a febre, que pode surgir em alguns casos.
É muito importante o paciente fazer o tratamento corretamente, tomando os antibióticos prescritos pelo dermatologista até ao fim, para evitar que a bactéria entre na corrente sanguínea e cause infecção generalizada do organismo. Normalmente, o tratamento dura 14 dias e, dependendo da gravidade da celulite, dos sintomas do paciente e da presença de outras doenças crônicas, como diabetes, pode ser necessário que o indivíduo fique internado para receber o antibiótico pela veia.
Obs: Muitas pessoas a desconhecem e não identificam a doença logo no início de sua manifestação, podendo até confundir com outra infecção e medicar-se erroneamente. Por isso e tantos outros motivos, conhecer os sintomas da celulite infecciosa, como ocorre e o tratamento é primordial, tanto para homens quanto para mulheres, visto que essa doença é severa e muito prejudicial se não tratada.