Os Principais Sintomas de Cirrose que é um alerta que sua saúde não vai nada bem. A cirrose é o desfecho de lesões no fígado que se cicatrizam, fazendo com que o órgão vá perdendo sua função e caminhe para a falência completa. É resultado de inflamações e agressões crônicas como o ataque de vírus (hepatites A,B,C..) ou abuso de bebidas alcoólicas.
O tecido do fígado fica, com o tempo, todo fibroso e deixa de realizar tarefas primordiais para o organismo, como o processamento de nutrientes e medicamentos, a fabricação de proteínas e a produção da bile, que atua na digestão.
Muitas das pessoas que apresentam uma cirrose leve não manifestam sintomas e sentem-se bem de saúde durante muitos anos. Cerca de um terço das pessoas nunca desenvolvem sintomas. Já outras manifestam fraqueza e fadiga, falta de apetite e perda de peso.
As pontas dos dedos podem aumentar de tamanho (denominado baqueteamento digital). Se o fluxo da bile for bloqueado de forma crônica, as pessoas desenvolvem icterícia (consulte Icterícia em adultos), coceira generalizada e pequenas protuberâncias amarelas na pele (nódulos), especialmente ao redor das pálpebras.
Como o fígado lesionado não consegue produzir sais biliares suficientes, a absorção das gorduras e vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) fica comprometida. Como resultado, as pessoas podem se sentir fracas, apresentar fezes gordurosas e com odor desagradável (esteatorreia) e falta de apetite. A subnutrição e a perda de peso comumente são resultantes do comprometimento da absorção de gorduras e vitaminas e da perda de apetite. Então, confira Os 10 Principais Sintomas de Cirrose.
Fatores de Risco:
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Excesso de peso e obesidade;
- Hepatites (sobretudo as do tipo B e C);
- Predisposição genética;
- Idade acima de 40 anos;
- Uso (ou abuso) de medicamentos;
- Diabete;
Pessoas com cirrose podem ter outros sintomas devido à insuficiência hepática grave ou alcoolismo:
- Desgaste muscular (atrofia);
- As palmas das mãos se tornam vermelhas (eritema palmar);
- Os tendões da mão encolhem, provocando curvamento dos dedos (contratura de Dupuytren);
- Vasos sanguíneos com formato de aranha aparecem na pele;
- Aumento das glândulas salivares nas bochechas;
- Os nervos fora do cérebro e da medula espinal (nervos periféricos) não funcionam corretamente (provocando a neuropatia).
Os homens apresentam mamas aumentadas (ginecomastia) e testículos encolhidos (atrofia testicular), porque o fígado lesionado não consegue decompor os estrógenos. A quantidade de pelo nas axilas diminui.
- O Baço aumenta;
- Acúmulo de líquido dentro do abdômen (ascite);
- O fígado geralmente encolhe, mas, às vezes, aumenta;
Prevenção: A melhor maneira de prevenir a cirrose hepática é adotar um estilo de vida mais saudável, evitando exageros de bebidas alcoólicas, dieta muito calórica e a automedicação. Outro fator de proteção é se proteger dos vírus das hepatites, sobretudo o tipo B para o qual existe vacina.
O uso de preservativo em relações sexuais também resguarda o organismo contra o agente viral. O tratamento de hepatites crônicas, como a do tipo C, é crucial para impedir que o fígado entre em cirrose e, com isso, perca suas funções.