Os Principais Sintomas da Depressão É uma doença mental que se caracteriza por tristeza. Alem disso, Em alguns casos ela pode provocar indícios que não são facilmente notados pelo portador do mal ou pelas pessoas à sua volta e por isso passam batido, atrasando o seu diagnóstico e prejudicando o seu controle, o que ainda pode levar a uma piora do quadro. Para evitar que isso aconteça, listamos 10 sintomas que podem valer uma consulta com um profissional, especialmente se durarem muito tempo ou se derem as caras em conjuntoA depressão é uma doença psicológica causada por uma série de transtornos psicológicos que podem ter inúmeras origens desde problemas físicos como sociais. Então, confira agora Os 10 Principais Sintomas da Depressão.
Tristeza Constante: Um dos principais sintomas da depressão é quando o sujeito está muito triste e essa tristeza parece não passar. A pessoa chora constantemente e nada parece lhe alegrar, nem mesmo aquilo que antes lhe deixava feliz: a presença dos amigos ou da família, um passeio agradável ou uma comédia na televisão. Esse sintoma da depressão costuma ser mais facilmente percebido pelos parentes e amigos mais próximos.
Sentimento de Culpa e Auto-estima Baixa: Um dos principais sintomas da depressão é quando a pessoa sente culpa demasiada por algo e, por causa disso, acha que não merece viver ou ser feliz. O sujeito fica com a auto-estima baixa e perde a sua confiança, fazendo com que desista de desafios que é capaz de enfrentar.
Falta de Energia, Cansaço: Esse é um dois Principais Sintomas da Depressão físicos. Geralmente ocorre quando os sintomas psíquicos (tristeza, apatia e baixa auto-estima) passam a se manifestar também no físico da pessoa. E aí ela perde a vontade de sair de casa para trabalhar, fazer esportes ou sair com os amigos.
Transtornos Alimentares: Para muitas pessoas, a depressão se manifesta principalmente na hora comer. E aí alguns passam a comer compulsivamente, enquanto outros não conseguem colocar sequer uma colher de comida na boca. Por isso, ganho ou perda de peso excessivos podem ser mais um sintoma da depressão.
Dificuldade de Concentração: A pessoa fica dispersa, desatenta e pouco objetiva, Os Principais Sintomas da Depressão deixa você como se estivesse no mundo da lua em alguns momentos, fator que normalmente é atribuído à turma que é naturalmente mais desligada, que está muito cansada ou com estresse mental.
Distúrbios do Sono: Eles podem aparecer na forma de insônia, que é o mais recorrente, como sono agitado e não reparador e até mesmo na chamada hipersonia, quadro no qual a pessoa dorme demais e fica muito sonolenta durante o dia, pensando o tempo todo na hora de voltar para a cama.
Descuido com a Aparência e a Higiene Pessoal: Hábitos como tomar banho e fazer a barba são frequentemente esquecidos, assim como outros cuidados com a limpeza, e a vaidade é totalmente abandonada, transformando-a em uma pessoa bastante desleixada, esses Sintomas da Depressão deixa você bem debilitado ao ponto de não ligar mas a aparência.
Perda do Desejo Sexual: Esse sintoma é considerado normal nos dias de hoje, já que vivemos estressados e sem tempo, o que provoca desgaste na relação e falta de entrosamento, mas a queda na libido também pode ser um sinal de depressão.
Introversão: Acontece o afastamento dos amigos, dos parentes e das atividades rotineiras com as quais a pessoa obtinha prazer. Esse quadro pode ser interpretado como uma fase difícil, mas se não houver causa aparente e estiver associado a outras mudanças no comportamento pode sinalizar um quadro de depressão.
Mau Humor, Irritação e Agressividade: O deprimido pode viver de pavio curto e se irritar com muita facilidade, características que as pessoas à sua volta associam à sua personalidade ou a algum problema, mas não percebem que elas podem ser um sinal de algo patológico. Pode haver também um excesso de ansiedade que propicia a insegurança e a falta de iniciativa.