Os Principais Sintomas da Gastrite que muitos ignoram por falta de informação e até agravam o problema por não procurar um médico. Além disso, a gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica). Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores:
Principais causa da Gastrite: A bactéria Helicobacter pylori foi encontrada no estômago de pacientes com gastrite ou úlcera. Não existem evidências, porém, que permitam distinguir a relação de causa e consequência entre esse micro-organismo e a gastrite ou a úlcera. as Principais causas são:
- Uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de anti-inflamatórios;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Gastrite autoimune, quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.
Não se sabe se a bactéria é responsável pelo aparecimento da gastrite ou da úlcera, ou se ela encontra nos pacientes com essas doenças ambiente ideal para seu desenvolvimento. Então, confira agora Os 10 Principais Sintomas de Gastrite.
Principais Sintomas da Gastrite: A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na boca do estômago, que se irradia para outros locais, se surgirem complicações.
A dor da gastrite pode vir acompanhada de azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, uma estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de uma refeição mais volumosa ou rica em gorduras.
Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito, Os sintomas que ajudam a identificar a gastrite incluem:
- Dor de estômago, em forma de pontada;
- Sensação de enjôo ou de estômago muito cheio;
- Região do estômago inchada e dolorida;
- Demora na digestão e arrotos frequentes;
- Dor de cabeça e mal-estar geral;
- Perda do apetite, vômito ou ânsia de vômito.
Os sintomas da gastrite podem ser leves e surgir ao comer algo picante, gorduroso ou após consumir bebidas alcoólicas, enquanto que os sintomas da gastrite nervosa surgem sempre que o indivíduo está ansioso ou estressado.
Como Prevenir a Gastrite: Existe meios de prevenção da gastrite, por meio da mudança de hábitos e alguma regras a ser seguida, tais como:
- Respeite os horários das refeições. Separar algum tempo para café da manhã, almoço e jantar tranquilos não é luxo, é necessidade;
- Prefira fazer pequenas refeições ao longo do dia a fazer uma grande refeição depois de muitas horas em jejum;
- Mastigue bem os alimentos, pois a digestão começa na boca;
- Dê preferência a frutas, verduras e carnes magras;
- Não fume;
- Evite tomar analgésicos, café, bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína;
- Procure um médico e siga suas recomendações se tiver azia, má digestão e sensação de estômago cheio depois de ingerir pequenas porções de alimentos.
- Não exagere no consumo de bebidas alcóolicas, não fume e não utilize drogas. Substâncias tóxicas causam irritação ao estômago e podem causar gastrite.
Quanto à gastrite por H. Pylori, não está claro ainda o que pode levar a uma pessoa contrair a bactéria, mas estudos apontam que ela possa ser transmitida de pessoa para pessoa e por meio do consumo de água e comida contaminados. Dessa forma, para evitar infecções, mantenha sempre sua higiene pessoal em dia. Lave as mãos frequentemente e não leve as mãos à boca quando estiver na rua.