Os Principais Sintomas da Gastrite que Muitos Ignoram estão presentes no nosso dia-a-dia, e muita vezes passam despercebidos. Além disso, a gastrite é uma doença que causa inflamação, infecção ou até erosão no revestimento estomacal, também conhecido como mucosa.
A mucosa do estômago é responsável por produzir ácidos e enzimas que atuam na digestão dos alimentos, quando o revestimento do estômago está inflamado, essa produção de enzimas e ácidos é reduzida, causando desconforto ao paciente.
Causas da Gastrite: Alguns fatores considerados de risco podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver gastrite. Então veja abaixo algumas causas para o desenvolvimento da gastrite:
Analgésicos: O uso excessivo de analgésicos prejudica a produção de uma substância que ajuda na proteção do revestimento do estômago causando assim, a gastrite.
Idade: Quanto mais velha a pessoa for, mais chances de desenvolver gastrite ela tem, pois o revestimento do estômago tende a ficar mais flácido conforme os anos vão passando.
Além disso, adultos mais velhos também têm mais chances de serem infectados por bactérias e vírus ou de desenvolver doenças autoimunes que causam danos à parede estomacal.
Alcoolismo: O consumo exacerbado de bebidas alcoólicas irrita o revestimento estomacal, o que eleva os danos causados pelos sucos gástricos produzidos pelo estômago para a digestão causando a gastrite.
Estresse: Momentos de estresse também elevam os danos causados à parede do estômago, aumentando assim o risco de uma gastrite.
Doenças Autoimunes: Quando as células de defesa atacam as células do próprio corpo, em vez de atacar e combater o organismo invasor, nós chamamos de uma doença autoimune. No caso da gastrite, os anticorpos atacam as células que compõem o revestimento do estômago.
Geralmente, esse é um problema que acomete pessoas já com distúrbios autoimunes.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
HIV/Aids: Pessoas infectadas com o vírus do HIV, causador da Aids, apresentam falhas no sistema imunológico e estão mais sujeitas à ação de bactérias e outros vírus. Pacientes diagnosticados com a doença de Chron e com infecções provocadas por parasitas também estão mais sujeitos a desenvolver gastrite.
Uso de Drogas: Fazer uso de algumas drogas, como cocaína, também pode causar gastrite.
Sintomas da Gastrite: A gastrite às vezes pode passar desapercebida, mas também pode manifestar alguns sinais. Conheça, Os 10 Principais Sintomas da Gastrite que Muitos Ignoram:
- Indigestão.
- Queimação e azia.
- Náuseas.
- Vômitos.
- Perda de apetite.
- Dores abdominais.
Em caso de sangramento da parede do estômago:
- Fezes escuras.
- Vômito de sangue ou material semelhante à borra do café.
Esses são uns dos principais sintomas da gastrite que muitos ignoram, vale ficar atento.
Como Prevenir a Gastrite: Existe alguns meios de prevenção da gastrite, por meio da mudança de hábitos e algumas regras a ser seguida, tais como:
- Respeite os horários das refeições. Separar algum tempo para café da manhã, almoço e jantar tranquilos não é luxo, é necessidade.
- Prefira fazer pequenas refeições ao longo do dia a fazer uma grande refeição depois de muitas horas em jejum.
- Mastigue bem os alimentos, pois a digestão começa na boca, esse hábito sem dúvida diminuirá o risco de uma possível gastrite.
- Dê preferência a frutas, verduras e carnes magras.
- Evite tomar analgésicos, café, bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína.
- Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas, não fume e não utilize drogas. Substâncias tóxicas causam irritação ao estômago e podem causar gastrite.
Obs: Para a gastrite ser diagnosticada, você terá que ir ao médico para avaliar ver seu histórico pessoal e familiar, fazer avaliações e recomendar o que deve ou não fazer, e o que deve ou não tomar. Há formas como a endoscopia caso seja mais sério.