Os Principais Sintomas da Gengivite. A Gengivite simples pode ser prevenida e evitada através de uma boa higiene oral Além disso, com uma escovagem diária depois das refeições, o uso do fio dental e ainda o uso de um elixir dentário. Quando o processo acelera e forma-se o tártaro (em excesso) é necessário recorrer a um profissional para o retirar, através de uma limpeza profissional. O mais normal é uma limpeza profissional todos os semestres ou anualmente para evitar que haja um excesso de tártaro na sua boca. Então, confira Os 10 Principais Sintomas da Gengivite:
O que é Gengivite: Gengivite – uma inflamação da gengiva– é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa – uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a Gengivite. Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.
Causas Gengivite: Gengivite é a primeira fase da doença periodontal, que consiste em uma inflamação e infecção que provoca alterações nos tecidos que dão sustentação aos dentes, como as gengivas, ligamentos e osso alveolar – o tecido ósseo que circunda as raízes dos dentes.
A Gengivite é, algumas vezes, o resultado dos efeitos do acúmulo de placa no longo prazo – embora a doença possa ser notada bem antes também. A Gengivite costuma ser causada por higiene deficiente ou mal orientada. A placa, ou biofilme, em termos médicos, é um material grudento feito de bactérias, muco e resíduos de comida que se desenvolve na parte exposta dos dentes. É também a maior causa de cárie dentária.
Se a placa não for removida, ela se transforma em um depósito duro chamado de tártaro, que fica preso no dente. As bactérias e as toxinas produzidas pela placa e pelo tártaro irritam as gengivas e as deixam inchadas e sensíveis.
Danos à gengiva podem ser resultantes de inúmeras causas. Até mesmo a escovação excessiva ou a limpeza vigorosa com fio dental podem causar Gengivite. Além disso, mudanças hormonais também podem aumentar o risco de desenvolver essa inflamação, pois deixam as gengivas mais sensíveis. Gengivite costuma aparecer muito em adolescentes no início da puberdade, jovens no começo da idade adulta e em mulheres grávidas.
Dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aparelhos mal encaixados ou mal limpas, como aparelhos e dentaduras, podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação.
Também estão relacionados à Gengivite o uso de medicamentos como fenitoína e pílulas anticoncepcionais, além de metais pesados a exemplo do chumbo e do bismuto.
Sintomas de Gengivite: A gengiva inflamada costuma ter uma cor mais avermelhada que o normal ou até mesmo arroxeada. Fica inchada, sensível e sangra com facilidade durante a escovação e durante o uso de fio dental. Apesar disso, só incomodam quando são tocadas.
Na Gengivite, a gengiva as vezes não dói, então uma pessoa pode tê-la e nem saber disso. Veja outros sintomas típicos desta inflamação:
- Dentes parecem mais longos devido à retração da gengiva
- Gengivas se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa
- A forma como os dentes se encaixam na mordida muda
- Secreção de pus ao redor dos dentes e da bolsa gengival
- Mau hálito constante e gosto ruim na boca.
Tratamento da Gengivite: Pegue um quarto de xícara de água oxigenada e um litro de água quente, mexa bem e faça bochechos 3 vezes ao dia durante 3 dias e faça sua escovação com uma escova de dentes fina. Em seguida, vá ao dentista, para fazer uma limpeza dental e verificar a Gengivite.
- Remédio para gengivite: Prepare uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e água oxigenada vol. 10 e depois escove bem especialmente em torno da linha da gengiva.
- Remédio para gengivite: Misture 1 colher de sopa de sal em um copo de água, aqueça um pouco até ficar morna e faça bochechos 2 vezes ao dia até que você veja que suas gengivas estão melhores.
- Remédio para gengivite: Friccione as gengivas várias vezes ao dia, com o gel de Aloe vera ou com figos fervido ao leite.
- Remédio para gengivite: Coma um pedaço ou dois de cheddar envelhecido ou queijo suíço depois do jantar.
OBS: O mais importante é que as pessoas busquem informação, conheçam as opções de tratamento que podem ser utilizadas e juntamente com um profissional de sua confiança iniciem o quanto antes o seu tratamento.