Início » Doenças » Os 10 Principais Sintomas da Insônia!

Os 10 Principais Sintomas da Insônia!

Sintomas da Insônia

Os Principais Sintomas da Insônia que muitos ignoram. Alem disso, para acabar com as crises de Insônia deve-se adotar bons hábitos do sono, como adormecer todos os dias à mesma hora e não tirar cochilos ao longo do dia. No entanto, caso se mantenha com dificuldade para dormir por mais de 3 noites por semana, o médico poderá indicar a ingestão de remédios para a Insônia ou para combater a Ansiedade, como Zolpidem ou Trazadona, por exemplo. Então, confira Os 10 Principais Sintomas da Insônia:

Principais Sintomas da Insônia

O que é Insônia: A Insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas com Insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio.

A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela Insônia. Muitos adultos apresentam Insônia em algum momento da vida, mas algumas pessoas têm Insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal. A Insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.

Causas da Insônia: Na maioria dos casos a Insônia é do tipo psicofisiológica, na qual estão envolvidos fatores predisponentes, como um nível aumentado de alerta e vigilância, mesmo durante a noite; fatores desencadeantes como mudança de trabalho, perda de ente querido, situações familiares e pessoais de conflito, etc..

Estresse: Preocupações relacionadas ao trabalho, estudos, saúde ou família podem manter sua mente ativa durante a noite, o que dificulta na hora de adormecer. Acontecimentos provocadores de grande estresse, como morte ou adoecimento de um ente querido, divórcio ou perda de emprego, também podem desencadear episódios de Insônia.

Ansiedade: Ansiedade diária, bem como transtornos graves de ansiedade, como o transtorno de estresse pós-traumático, pode atrapalhar o sono. Preocupar-se com a dificuldade que terá para dormir também pode levar à Insônia mais facilmente.

Depressão: Uma pessoa com depressão pode dormir mais do que o normal e pode também não conseguir dormir, simplesmente. Insônia é comum em casos de depressão.

Sintomas de Insônia: 

  • Dificuldade para adormecer à noite
  • Despertar durante a noite
  • Despertar muito cedo
  • Não se sentir descansado após uma noite de sono
  • Cansaço ou sonolência diurna
  • Irritabilidade, depressão ou ansiedade
  • Dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante
  • Aumento do risco de acidentes
  • Dores de cabeça localizadas
  • Problemas gastrointestinais
  • Preocupações contínuas com o sono

OBS: Uma pessoa com Insônia, muitas vezes, pode levar 30 minutos ou mais para adormecer e pode dormir por apenas seis horas ou menos a partir de três noites por semana por mais de três meses.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.