Os Principais Sintomas da Insuficiência Hepática Aguda que muitos desconhecem. Além disso, a Insuficiência Hepática Aguda é uma doença rara com alta mortalidade e custo de recursos. No mundo em desenvolvimento, predominam as causas virais, com a infecção por hepatite E reconhecida como uma causa comum em muitos países. No brasil, a incidência de doenças induzidas por vírus tem diminuído substancialmente nos últimos anos, com a maioria dos casos decorrentes de lesões hepáticas induzidas por drogas, muitas vezes de paracetamol. No entanto, uma grande proporção de casos são de origem desconhecida.
A Insuficiência Hepática Aguda pode ser associada a insuficiência multiorgânica rapidamente progressiva e complicações devastadoras; No entanto, os resultados foram melhorados pelo uso de transplante de fígado de emergência. Uma base de evidências para a prática está emergindo para cuidados de suporte e uma melhor compreensão da fisiopatologia da doença, especialmente em relação à encefalopatia hepática,
Causas da Insuficiência Hepática Aguda: A Insuficiência Hepática Aguda, também conhecida como insuficiência hepática fulminante, pode ocorrer mesmo que não tenha uma doença hepática preexistente. A sobredosagem de acetaminofeno (Tylenol) é a causa mais comum de Insuficiência Hepática Aguda no brasil.
O acetaminofeno é um medicamento de venda livre, então você deve seguir a dose recomendada observada no rótulo. Consulte o seu médico imediatamente se achar que pode ter uma dose excessiva. A Insuficiência Hepática Aguda também pode ser causada por:
- Certos medicamentos prescritos
- Alguns suplementos de ervas
- Infecções virais, como hepatite, incluindo hepatite A, B e C
- Toxinas
- Certas doenças auto-imunes
É possível desenvolver Insuficiência Hepática Aguda sem poder identificar a causa exata. A Insuficiência Hepática Aguda também pode ser genética. Você pode obter um gene anormal de um ou de seus pais. Se você sofre de uma doença hepática genética, você é mais suscetível à Insuficiência Hepática Aguda. A insuficiência hepática crônica é geralmente o resultado de cirrose ou doença hepática relacionada ao álcool. O alcoolismo é considerado a causa mais comum de cirrose no brasil.
Normalmente, seu fígado quebra o álcool que você consome, mas se você beber demais, seu fígado é incapaz de manter-se. Os produtos químicos tóxicos presentes no álcool podem desencadear inflamação no fígado, o que pode causar inchaço no fígado. Este dano pode levar à cirrose ao longo do tempo.
Se você tem hepatite C, você está em maior risco de desenvolver insuficiência hepática crônica ou cirrose. O vírus da hepatite C é espalhado pelo sangue. Se o sangue de uma pessoa infectada entrar em seu corpo, você pode pegá-lo. O compartilhamento de agulhas e o uso de agulhas sujas durante tatuagens ou piercings são formas que a hepatite C pode se espalhar. Então, confira agora Os 10 Principais Sintomas da Insuficiência Hepática Aguda:
Sintomas da Insuficiência Hepática Aguda: Os principais sintomas da Insuficiência Hepática Aguda podem incluir:
- Náusea
- Uma perda de apetite
- Fadiga
- Diarreia
- Icterícia
- Perda de peso
- Contusões ou sangramento facilmente
- Comichão
- Edema ou acumulação de fluido nas pernas
- Ascites ou acumulação de líquido no abdômen
Estes sintomas também podem ser atribuídos a outros problemas ou distúrbios, o que dificulta o diagnóstico da Insuficiência Hepática Aguda. Algumas pessoas não têm sinais até que a Insuficiência Hepática Aguda tenha progredido para um estágio mortal. Você pode estar desorientado, sonolento ou mesmo entrar no coma quando chegar a este estágio.
Se você sofre de doença hepática relacionada com o álcool, você pode desenvolver icterícia, ou uma cor amarelada da pele e dos olhos. As toxinas podem crescer no seu cérebro e causar insônia, falta de concentração e até diminuição da função mental. Você também pode experimentar um baço alargado, sangramento estomacal e insuficiência renal. O câncer de fígado também pode se desenvolver.
Tratamentos da Insuficiência Hepática Aguda: O tratamento para Insuficiência Hepática Aguda consiste nas seguintes condutas:
- Encaminhamento para as urgências do hospital logo que sejam detectados sintomas como mal-estar geral, náuseas, vômitos e pele amarelada;
- Identificação das causas: caso tenham tratamento, iniciar o mais rapidamente possível;
- Internamento nos cuidados intensivos: para monitorização intensiva a fim de evitar complicações.
Como se trata de um caso urgente,especialmente se for uma hepatite fulminante, o hospital que recebe o paciente nas urgências, deve entrar em contato com uma unidade de transplante, para eventual transplante de fígado, caso não haja nenhuma contra-indicação.
Prevenção da Insuficiência Hepática Aguda: Uma das maneiras mais fáceis de prevenir a Insuficiência Hepática Aguda é moderar seu nível de consumo. A Clínica Mayo recomenda que mulheres saudáveis limitem o consumo de álcool para uma bebida por dia. Homens com idade superior a 65 anos também devem limitar seu consumo de álcool a uma bebida por dia. Homens com menos de 65 anos não devem consumir mais de duas bebidas por dia. Outras medidas preventivas incluem:
- Praticando sexo seguro
- Não envolvendo uso de drogas ou compartilhamento de agulhas
- Vacinação para hepatite
- Protegendo sua pele de produtos químicos tóxicos
- Usando latas de aerossóis em áreas ventiladas
Você deve consultar seu médico se você tiver algum dos sintomas mencionados. Você pode não ter Insuficiência Hepática Aguda, mas se você fizer isso, a detecção precoce é importante. A falha do fígado pode ser um assassino silencioso porque você pode não experimentar sintomas até que seja tarde demais. Com o tratamento adequado, você pode controlar a doença hepática e levar uma vida normal.