Os Principais Sintomas de Agorafobia que não devemos ignorar. Além disso, a Agorafobia é um transtorno de ansiedade que se manifesta como um medo de situações em que a fuga pode ser difícil, ou em que a ajuda não estaria disponível se algo ruim acontecesse. A palavra vem da palavra grega antiga “agora”, referente a um lugar de montagem ou mercado.
A Agorafobia geralmente é incompreendida como um medo de espaços abertos, mas, na realidade, é mais complexa.
A Agorafobia pode envolver um medo de multidões, pontes ou de ficar sozinho. Cerca de 1,8 milhões de americanos com mais de 18 anos de idade, ou cerca de 0,8 por cento dos adultos, têm Agorafobia sem história de transtorno de pânico.
A Agorafobia está listada no Manual de Diagnóstico e Estatística do Transtorno Mental 5 (DSM-5) como um transtorno de ansiedade. Um transtorno de ansiedade é quando um sentimento de ansiedade não desaparece e tende a piorar ao longo do tempo. Um tipo de transtorno de ansiedade é um transtorno de pânico, onde ataques de pânico e súbitos sentimentos de terror podem ocorrer sem aviso prévio.
A Agorafobia é um desses transtornos de pânico. Os ataques de pânico agorafóbicos estão ligados ao medo de lugares onde é difícil escapar ou onde a ajuda pode não estar disponível. Lugares que podem induzir a Agorafobia incluem aqueles que podem fazer com que uma pessoa se sinta envergonhada, desamparada ou presa, como áreas lotadas, pontes, transportes públicos e áreas remotas.
A maioria das pessoas desenvolve Agorafobia depois de ter tido um ou mais ataques de pânico. Esses ataques fazem com que eles temam novos ataques, então eles tentam evitar a situação em que o ataque ocorreu. Pessoas com Agorafobia podem precisar de ajuda de um companheiro para ir a lugares públicos, e podem às vezes se sentir incapaz de sair de casa.
Causas de Agorafobia
Por que a Agorafobia acontece ainda não está clara, mas pensa-se que as áreas do cérebro que controlam a resposta ao medo podem desempenhar um papel. Fatores ambientais, como um ataque prévio ou ataque físico, também contribuem. Como há evidências de que os distúrbios de ansiedade se desenvolvem em famílias, fatores genéticos também podem desempenhar um papel na Agorafobia e outros distúrbios de pânico.
Em algumas pessoas, ocorre depois de terem tido um ou mais ataques de pânico, e eles começam a ter medo de situações que poderiam levar a futuros ataques de pânico. Outros distúrbios de pânico ou fobias podem desempenhar um papel de desenvolvimento. Então, confira agora Os 10 Principais Sintomas de Agorafobia:
Sintomas de Agorafobia
Com Agorafobia, você não vai para lugares que o assustam. Se você acabar em um, você pode ficar muito ansioso. Os principais sintomas de Agorafobia incluem:
- Coração rápido e batendo
- Suando, tremendo, tremendo
- Problemas respiratórios
- Sentindo-se quente ou frio
- Náusea ou diarreia
- Dor no peito
- Problemas na deglutição
- Tonturas ou sensação fraca
- Medo de morrer
Muitos desses sintomas são os mesmos para outras condições médicas, como doenças cardíacas , problemas de estômago e problemas respiratórios. Então, você pode fazer várias viagens ao médico ou sala de emergência antes que você e seu médico descubram o que realmente está acontecendo.
Diagnóstico de Agorafobia
A Agorafobia geralmente é diagnosticada após uma entrevista com um profissional de saúde, normalmente no campo da psiquiatria. O especialista avaliará os sinais e sintomas. A família ou os amigos podem ajudar descrevendo o comportamento da pessoa.
Um exame físico pode excluir outras condições que poderiam estar causando os sintomas. Os critérios diagnósticos para a Agorafobia dentro do DSM-5 incluem ansiedade ou medo extremo em relação a estar em pelo menos duas das seguintes situações , caracterizadas por serem difíceis de escapar ou encontrar ajuda:
- Nos transportes públicos
- Em um espaço aberto
- Em um espaço fechado
- Em uma multidão ou fila
- Fora da casa sozinho
Outros critérios diagnósticos incluem:
- Medo ou ansiedade que normalmente se relaciona com uma situação particular
- Medo ou ansiedade desproporcional ao perigo real da situação
- Evitar uma situação ou exigir que um companheiro lide com ela
- A resistência de uma situação com extrema dificuldade
- Angústia ou problemas em áreas de vida causadas por medo, ansiedade ou evasão
- Fobia e evasão persistentes a longo prazo
Tratamentos de Agorafobia
A Agorafobia geralmente é tratada com uma combinação de medicação e psicoterapia. O tratamento é eficaz para a maioria das pessoas com Agorafobia, mas pode ser mais difícil de tratar se as pessoas não recebem ajuda precoce.
Prevenção de Agorafobia
Não há nenhuma maneira segura de prevenir a Agorafobia. No entanto, a ansiedade tende a aumentar, mais você evita situações que você tem medo. Se você começar a temerar ligeiramente sobre lugares que são seguros, tente praticar indo a esses lugares uma e outra vez antes de seu medo se tornar esmagador. Se isso é muito difícil de fazer por conta própria, peça a um membro da família ou amigo para ir com você, ou procure ajuda profissional.
Se você sentir ansiedade em lugares ou ataques de pânico, receba o tratamento o mais rápido possível. Obtenha ajuda antecipada para evitar que os sintomas piorem. A ansiedade, como muitas outras condições de saúde mental, pode ser mais difícil de tratar se você esperar.