Os Principais Sintomas de Amnésia que não devemos ignorar. Além disso, Quando as pessoas perdem a capacidade de memorizar informações ou recuperar informações armazenadas na memória, elas têm Amnésia. Embora a Amnésia seja um tema popular para filmes e livros, é uma condição muito rara. Ser um pouco esquecido é completamente diferente de ter Amnésia. A Amnésia refere-se a uma perda em grande escala de memórias que não deveriam ter sido esquecidas. Estes podem incluir marcos importantes na vida, eventos memoráveis, pessoas-chave em nossas vidas e fatos vitais que nos foram informados ou ensinados.As pessoas com Amnésia também acham difícil imaginar o futuro, porque nossas construções de cenários futuros são muitas vezes baseadas em nossas lembranças de experiências passadas.
Nossa capacidade de lembrar eventos e experiências envolve uma variedade de processos cerebrais complexos. Ainda não entendemos exatamente o que acontece quando cometemos algo na memória, ou quando tentamos recuperar dados armazenados em nosso cérebro. A maioria das pessoas com Amnésia geralmente são lúcidas e tem um senso de si mesmo. No entanto, eles podem ter dificuldades severas em aprender novas informações, lutar para lembrar memórias de experiências passadas, ou ambas.
Causas de Amnésia: Qualquer doença ou lesão que afeta o cérebro pode interferir com as complexidades da memória. A função de memória envolve muitas partes diferentes do cérebro simultaneamente. O dano às estruturas cerebrais que formam o sistema límbico, como o hipocampo e o tálamo, pode levar à Amnésia – o sistema límbico controla nossas emoções e memórias.
Sintomas de Amnésia: Os seguintes são sintomas comuns de Amnésia:
- A capacidade de aprender novas informações é prejudicada (Amnésia anterógrada)
- A capacidade de lembrar eventos passados e informações previamente conhecidas é prejudicada (Amnésia retrógrada)
- Memórias falsas – estas podem ser completamente inventadas ou consistem em memórias reais mal colocadas no tempo ( confabulação )
- Movimentos não coordenados, às vezes tremores (problemas neurológicos)
- Confusão ou desorientação
- Problemas com memória de curto prazo
- Perda parcial de memória
- Perda total de memória
- Falha em reconhecer rostos
- Incapacidade de reconhecer lugares
A amnésia é diferente da demência. Embora a demência inclua perda de memória, ela também envolve outros problemas cognitivos importantes que podem afetar a capacidade do paciente para realizar atividades diárias.
Diagnóstico de Amnésia: Inicialmente, um médico precisará descartar outras possíveis causas de perda de memória, incluindo demência, doença de Alzheimer , depressão ou tumor cerebral . O médico exigirá uma história médica detalhada – isso pode ser difícil se o paciente não se lembrar de coisas, para que membros da família ou cuidadores também possam estar presentes.
Tratamentos de Amnésia: Felizmente, na maioria dos casos, a Amnésia resolve-se sem tratamento. No entanto, se um transtorno físico ou mental subjacente estiver presente, ele deve ser tratado (se possível). A psicoterapia às vezes pode ser eficaz para alguns pacientes. A hipnose pode ser uma maneira eficaz de recordar memórias que foram esquecidas. O apoio familiar é crucial para ajudar um paciente com Amnésia a melhorar. Psicólogos e psiquiatras afirmam que as ajudas de orientação da realidade, como fotografias, odores e música, podem ajudar.