Os Principais Sintomas de Câncer Colorretal que todos devem ficar atentos. Além disso, o Câncer Colorretal é um tipo de câncer onde as células anormais se formam no cólon ou no reto. O Câncer Colorretal e câncer de reto geralmente são agrupados porque o cólon e o reto compartilham características comuns como partes do sistema gastrointestinal.
A grande maioria de Câncer Colorretal se formam nas glândulas produtoras de muco (adenocarinomas) dentro do cólon ou reto e se desenvolvem ao longo de vários anos. Geralmente, eles começam como pequenos grupos de células benignas (não cancerosas) no cólon conhecido como pólipos.
Ao mostrar alguns sintomas, os pólipos podem eventualmente tornar-se cancerosos. É principalmente por essa razão que os médicos recomendam exames regulares para encontrar pólipos antes de se tornarem cancerosos.
Além disso, tumores menos comuns que podem se formar no cólon ou no reto são tumores estromáticos gastrointestinais e linfomas. Então, confira Os 10 Principais Sintomas de Câncer Colorretal:
Sintomas de Câncer Colorretal: À medida que o Câncer Colorretal se desenvolve, pode incluir esses sintomas:
- Fadiga;
- Sangramento retal;
- Sangue nas fezes;
- Dor abdominal;
- Gases;
- Perda de peso inexplicada;
- Uma sensação de que seu intestino não está completamente vazio;
- Mudanças nos hábitos intestinais, como diarreia ou constipação.
Alterações no seu Ritmo Intestinal: Você passa por épocas com prisão de ventre alternadas com semanas de diarreia? Então comente isso com o seu médico. É importante saber a origem destas mudanças no seu ritmo intestinal.
Sangue nas Fezes: É um dos Sintomas de Câncer Colorretal mais evidente e o que nunca devemos ignorar. Sabemos que nunca é agradável, mas é importante observar sempre a cor e a forma das fezes, principalmente se notar algum rastro de sangue. A cor pode ser vermelha ou preta, e isso pode ocorrer quando as fezes entram em contato com os pólipos presentes no cólon ou no reto, que acabam sangrando.
Sensação Estranha ao Evacuar: Você sente que vai ao banheiro, mas continua tendo vontade? Parece que ainda falta algo dentro do intestino? Este problema é um dos Principais Sintomas de Câncer Colorretal que também deve ser comentado com o seu médico.
Dor Abdominal: Você se sente muito cheio quando termina de comer? Se sente cansado e com o abdômen muito pesado? Provavelmente isso ocorre por algum motivo sem muita importância, como os gases, mas se além deste sintoma você também notar, por exemplo, que as suas fezes estão diferentes, pode ser um dos Principais Sintomas de Câncer Colorretal. Não custa nada e você vai ficar mais tranquila por descartar coisas mais sérias.
Perda de Peso: Quando há um problema no cólon, deixamos de sintetizar adequadamente muitos nutrientes, os alimentos não são processados da mesma forma… Tudo isso pode nos fazer perder peso e pode ser um dos Principais Sintomas de Câncer Colorretal.
Forma das Fezes: Preste atenção a qualquer alteração na forma das fezes, principalmente se elas estiverem subitamente mais finas, pode ser um dos Principais Sintomas de Câncer Colorretal. Isso poderia ocorrer, pois a presença de pólipos faz com que o intestino se estreite e não permita a evacuação normal das fezes.
Anemia: As mulheres costumam ter anemia mais frequentemente do que os homens. Normalmente isso ocorre por uma menstruação abundante, mas é importante sempre conhecer as causas. Se você obteve um diagnóstico de anemia, peça ao seu médico que faça também uma análise das suas fezes para tentar identificar a presença de sangue e se pode ser um dos Principais Sintomas de Câncer Colorretal.
Prognóstico do Câncer Colorretal: Se você foi diagnosticado com Câncer Colorretal, suas opções de tratamento variam e dependerão do estágio do câncer. Os três tratamentos primários são cirurgia, quimioterapia e terapia de radiação.
Para Câncer Colorretal em estágio inicial, onde o câncer é isolado em um pólipo, um pequeno procedimento cirúrgico durante uma colonoscopia pode remover completamente todas as células cancerosas. Pólipos maiores podem ser removidos usando a cirurgia laparoscópica. Para um Câncer Colorretal mais invasivo, seu médico pode recomendar qualquer um dos seguintes:
- A ressecção é um procedimento usado se o câncer se espalhou pelas paredes do reto. Nela, a seção cancerosa do reto é removida, juntamente com alguns tecidos saudáveis próximos.
- A colectomia é uma cirurgia para remover a parte do cólon que contém o câncer, bem como alguns tecidos próximos.
- A excisão local do reto é a remoção de porções cancerosas do reto.
- A exenteração pélvica é a remoção do cólon, do reto e da bexiga inferiores, bem como da próstata nos homens e do colo do útero e ovários nas mulheres. Este procedimento é usado apenas se o câncer se espalhou para esses outros órgãos.
Para algum dos Câncer Colorretal avançados, a quimioterapia ou a radioterapia podem ser usadas antes ou após a cirurgia. Quando utilizados antes da cirurgia, esses tratamentos destinam-se a encolher os tumores para que sejam mais facilmente removidos.
Quando utilizados após a cirurgia, essas opções de tratamento destinam-se a destruir todas as células cancerígenas remanescentes, a controlar o crescimento tumoral ou a aliviar os Sintomas de Câncer Colorretal.