Os Principais Sintomas de Câncer de Estômago que a maioria das pessoas acabam ignorando. Além disso, o Câncer de Estômago representa cerca de um quarto da quantidade que havia à mais 70 anos, mas infelizmente, 24.000 novos casos são diagnosticados anualmente apenas nos Estados Unidos.
A taxa de sobrevivência de cinco anos é de 90% se for detectado precocemente. Infelizmente, os sintomas raramente ocorrem até que a doença se espalhe para o estômago e outros órgãos. Nesta fase avançada, o câncer já não é tratável, e a taxa de sobrevivência de cinco anos é de apenas 3%.
Então, o que você pode fazer para interromper este assassino silencioso antes de atingir-lhes? Primeiro passo e o mais importante é armar-se com o conhecimento, aprendendo os fatores de risco e os sinais de alerta do Câncer de Estômago.
Não se sabe ao certo o que causa o Câncer de Estômago, mas sabe-se que há uma forte correlação entre a infecção pelo H. pilory, uma dieta rica em sal e em alimentos defumados e em conserva e o desenvolvimento de Câncer de Estômago.
Em geral, o Câncer de Estômago começa quando ocorre um erro no DNA da célula. Essa mutação faz com que a célula cresça e se multiplique rapidamente. As células cancerosas acumuladas formam aquilo que chamamos de tumor, podendo invadir outras partes do corpo também, podendo se espalhar por todo o organismo.
O Câncer de Estômago é de difícil detecção, pois quando os sintomas acontecem, eles são tão suaves que boa parte das pessoas os ignoram. A Sociedade Americana de Câncer afirma que estes são os sintomas que podem indicar o Câncer de Estômago. Então, confira Os 10 Principais Sintomas de Câncer de Estômago:
- Diarreia ou constipação;
- Indigestão ou azia;
- Inchaço do estômago após as refeições;
- Náusea e vomito;
- Sangramento (vomitar sangue ou a presença de sangue nas fezes);
- Desconforto ou dor no abdômen;
- Perda de apetite;
- Fraqueza e fadiga.
Fase (Avançada):
- Disfagia (dificuldade de deglutir), que sugere um tumor de cárdia ou extensão do tumor gástrico no esôfago.
- Dor abdominal na parte superior do abdômen.
- Perda de peso.
- Sangramento (vômitos com sangue ou sangue nas fezes), que apresentarão uma cor escura. Isto pode levar a um quadro de anemia.
Os fatores mais comuns que podem aumentar o risco do desenvolvimento do Câncer de Estômago são os seguintes:
- Cirurgia estomacal prévia;
- Dieta rica em alimentos secos, salgados ou em conserva;
- Idade (acima de 55);
- Tabagismo e abuso de álcool;
- Histórico familiar;
- Gênero (os homens são dois terços mais suscetíveis ao Câncer de Estômago do que as mulheres);
- Presença de bactérias chamadas Helicobacter pylori, conhecida como H. pylori que podem causar úlceras.
Tratamento Para Câncer de Estômago: O Câncer de Estômago tem cura, porém tem maiores chances de cura quando é diagnosticado ainda no início da doença e é devidamente tratado. Apesar disso, em alguns casos, existe sempre a possibilidade de metástase para o fígado, pâncreas e outras regiões do corpo próximas. O tratamento do Câncer de Estômago é tratado da mesma forma que os outros tipos de câncer.
Nota: Tenha muito cuidado e caso sofra alguns desses sinais de alerta do Câncer de Estômago, visite seu médico!