Os 10 Principais Sintomas de Cisto nos Ovários que podem ser um dos sinais muitos graves. Alem disso, os cistos de ovários são sacos cheios de líquido que se desenvolvem nos ovários, os órgãos reprodutivos femininos que produzem ovos.
As mulheres podem desenvolver cistos ovarianos funcionais como uma parte normal do seu ciclo menstrual, como os ovários preparam ovos para ser lançado nas trompas de Falópio. Embora a maioria destes cistos são completamente benignos, alguns cistos podem ser malignos, ou seja, pode se tornar um perigo para a saúde.Outro tipo de cisto, chamado de cisto do corpo lúteo, ocorre após um ovo foi lançado a partir de um folículo. Este tipo de cisto contém frequentemente uma pequena quantidade de sangue. Os cistos ovarianos são mais comuns nos anos em idade reprodutiva desde a puberdade até a menopausa . A condição é menos comum após a menopausa.
Causas: Cada mês, durante o ciclo menstrual, um folículo cresce (em que o ovo está desenvolvendo) no ovário. A maioria dos meses, um óvulo é liberado do folículo, o que é chamado de ovulação. Se o folículo falha para quebrar e libertar um ovo, o fluido permanece no folículo e forma um cisto, o que é chamado de quisto folicular.
Tomando medicamentos de fertilidade pode causar uma condição na qual múltiplos grandes quistos nos ovários são formados, o que é chamada síndroma de hiperestimulação ovárica.
Geralmente, os cistos desaparecer após uma mulher de período ou depois de uma gravidez. Cistos ovarianos funcionais são tumores do ovário ou quistos devido a hormona condições relacionadas, tais como ovário policístico.
Sintomas do Cisto de Ovário: A maioria dos cistos são funcionais e pequenos e não produzem sintomas. Alguns cistos podem causar uma dor maçante ou afiada no abdômen durante certas atividades, tais como urinar, defecar ou realizar o ato sexual. Cistos que sangram ou ruptura (burst) pode causar sérios problemas que requerem tratamento imediato.
Um cisto de ovário é mais susceptível de causar dor, se:
- Torna-se grande;
- sangra;
- Se quebra;
- Interfere com o fornecimento de sangue para o ovário;
Os sintomas de Cisto de Ovário podem incluir:
- Distensão ou inchaço;
- Dor durante a defecação;
- dor pélvica logo após início ou no final do período menstrual;
- Dor com a relação sexual ou dor pélvica durante o movimento;
- dor pélvica constante e surdos;
Tratamento de Cisto de ovário: O tratamento depende muito da idade da paciente, dos sintomas do tamanho e do tipo do cisto. Muitas vezes, o cisto desaparece por conta própria, dispensando a terapia. Isso pode demorar alguns meses.
Para garantir que o cisto se foi completamente, ele poderá pedir ultrassons e exames pélvicos periódicos. Caso esta não seja uma opção ou caso o cisto não vá embora sozinho, existem outros meios para tratar a doença. Confira:
- Anticoncepcionais costumam ser uma opção para evitar que novos cistos se desenvolvam nos ovários
- Cirurgia de retira de cistos também pode ser uma alternativa, mas geralmente o médico só recorre a esse tipo de intervenção quando não há outra opção. No entanto, pode ser também a única solução caso o cisto seja grande demais, não seja funcional ou esteja crescendo.