Os Principais Sintomas de Colesterol Alto que não devemos ignorar. Além disso, o colesterol é um lipídio que se encontra nos tecidos e plasma sanguíneo do nosso corpo e é essencial para o funcionamento adequado. Podemos distinguir dois tipos de colesterol: o de alta densidade (HDL), também conhecido como ” colesterol bom ” e baixa lipoproteína de baixa densidade (LDL), que é chamado “mau colesterol”, porque esse excesso se acumula no as paredes das artérias e dificulta o fluxo sanguíneo para o coração corretamente.
Uma grande parte da população tem colesterol alto sem saber, é absolutamente necessário controlar os níveis de colesterol no sangue. Também deve ser notado que há alguns sintomas que indicam que o colesterol não está no seu nível ideal; Se você perceber esses sintomas, você deve ir ao médico e começar o tratamento apropriado. Então, confira Os 10 Principais Sintomas de Colesterol Alto.
Inflamação e Dormência das Extremidades: A inflamação e sensação de dormência das extremidades é um dos Principais Sintomas de Colesterol Alto. Essa reação se produz porque os lipídios acumulados impedem uma circulação ótima, diminuindo a transferência do oxigênio e dos nutrientes até os músculos.
Halitose: O mau hálito, conhecido como halitose, é um sinal muito comum nos pacientes que têm problemas de colesterol alto. Já que essa substância é secretada no fígado, seu acúmulo em excesso gera graves dificuldades para o processo digestivo, que se manifesta como secura e odores desagradáveis na boca.
Sensação de Peso e Indigestão: Os desequilíbrios nos níveis do colesterol ruim (LDL) e total podem se tornar um forte desencadeante dos contínuos episódios de indigestão e sensação de peso. O excesso de lipídios no sangue e no fígado afeta o metabolismo, e impede um bom processo digestivo, sobretudo ao ingerir alimentos com muita gordura.
Enjoos e Dores de Cabeça: Esses são alguns dos Principais Sintomas de Colesterol Alto. À medida que o colesterol se deposita nas artérias, a circulação começa a apresentar dificuldades e a oxigenação celular se vê interrompida. Isso se manifesta por meio de contínuos enjoos, perda do equilíbrio e fortes cefaleias causadas por tensão.
Problemas Oculares: O excesso de leva ao desenvolvimento de problemas na visão que, se não forem controlados a tempo, podem causar danos irreversíveis. É comum que os pacientes apresentem uma protuberância amarelada nos olhos, irritação e visão embaçada.
Prisão de Ventre: É um dos Principais Sintomas de Colesterol Alto. Além disso, o acúmulo de lipídios nas artérias afeta as funções digestivas. Considerando que a mobilidade intestinal diminui, ocorrem fortes episódios de prisão de ventre. Ainda que esse problema possa se apresentar por vários fatores, não é demais considerar que pode ser por causa do desequilíbrio do colesterol.
Dor no Peito: A dor no peito é um dos Principais Sintomas de Colesterol Alto e é muito fácil de perceber. Ainda assim, quase sempre é um motivo para consultar um médico imediatamente. Ainda que muitas doenças estejam associadas ao seu aparecimento, a maioria dos casos tem a ver com os efeitos do colesterol alto. O acúmulo de gorduras nas artérias dificulta o bombeamento do sangue e, por fim, pode causar hipertensão.
Fraqueza e Fadiga: A sensação de fraqueza, a fadiga e o desejo de dormir em horários não habituais pode ser causado por:
- Deficiências nutricionais
- Excesso de atividade física
- Alguma doença
O que poucas pessoas sabem é que, quando ocorre de forma contínua, pode ser um sinal do aumento nos níveis de colesterol. Considerando que, como já indicamos, essa substância intervém na circulação e no processo de oxigenação celular, causa um enfraquecimento físico e mental.
Problemas de Pele: A urticária e outros problemas de pele podem aparecer quando o corpo tem dificuldades para regular os níveis de colesterol se tornando um dos Principais Sintomas de Colesterol Alto. Esses problemas se manifestam com manchas avermelhadas, inflamação e uma incômoda sensação de coceira que pode ser difícil de controlar.
Intolerâncias Alimentares: As pessoas que apresentam intolerâncias alimentares podem estar com níveis altos de colesterol no sangue.
- Ainda que esses problemas possam se originar por muitos fatores, o acúmulo excessivo de gordura nas artérias e no fígado pode ser um deles.
- A mais comum pode se manifestar depois de ingerir carnes ou alimentos ricos em gordura.
- Levando em conta quão perigoso pode chegar a ser o colesterol alto, é fundamental consultar um médico e solicitar os respectivos exames para sua detecção.
- Ainda que, a princípio, ele pareça não influenciar a saúde, com o passar do tempo pode causar graves alterações nos sistemas do corpo.
Cuidado!