Os Principais Sintomas de Infecção Urinária A infecção urinária pode acontecer em qualquer parte do trato urinário. As bactérias são a grande parte das causas, mas fungos e vírus também podem causar uma infecção no trato urinário. Essa é a segunda infecção mais comum em seres humanos, os estudos, relata que são aproximadamente 8 milhões de visitas aos médicos anualmente.
Esse tipo de transtorno é mais frequente em mulheres adultas do que em homens, já que sua uretra é mais curta. Os sintomas são ardor ao urinar, aumento da frequência para ir ao banheiro, sensação de bexiga cheia e cor turva da urina. A seguir, Então confira agora Os 10 Principais Sintomas de Infecção Urinar.
Sintomas de Infecção Urinária: Durante a gravidez, Os Principais Sintomas de Infecção Urinar podem ser um pouco mais difíceis de identificar, no entanto, a grávida deve ficar atenta a sinais como.
- Vontade frequente para urinar.
- urinar turva.
- Vontade urgente para urinar.
- Ardor ou desconforto ao urinar.
- Dificuldade para urinar.
- Vestígios de sangue na urina.
- Febre acima de 37,5º C.
- Dor no fundo das costas.
Alguns destes Principais Sintomas de Infecção Urinar, como a vontade frequente para urinar ou a dor no fundo das costas, são muito comuns durante a gestação e, por isso, podem ser disfarçados. Dessa forma, sempre que a mulher identificar aluma alteração ou desconforto, deve consultar o obstetra ou o ginecologista para fazer um exame de urina e avaliar se pode estar ocorrendo uma infecção .
O que é Infecção Urinária: Antibióticos podem ser usados com segurança para combater as infecção urinárias durante a gravidez. Seu médico vai pedir um exame de cultura da urinar para identificar que tipo de bactéria está causando o problema.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Fale com seu ginecologista assim que perceber qualquer sinal de uma infecção do trato urinário. Se não for tratada, ela pode levar a uma infecção nos rins, o que, por sua vez, pode causar um parto prematuro. De rotina, o obstetra deve pedir um exame de urinar na primeira consulta e mais um por volta da metade da gravidez, mesmo que não haja Sintomas de Infecção Urinar.
Tratamento da Infecção Urinaria na Gravidez: Toda grávida deve colher uma urocultura na primeira visita ao obstetra ou entre a 12ª e 16ª semana de gestação. Também é comum o obstetra solicitar nova urocultura no terceiro trimestre.
Toda gestante com urocultura positiva deve ser tratada com antibióticos, independente de ter Principais Sintomas de Infecção Urinar ou não. Na grávida, a bacteriúria assintomática é encarada como uma cistite.
a) Bacteriúria Assintomática ou Cistite: Antibióticos da classe quinolonas, como ciprofloxacino, norfloxacino e ofloxacino (leia: ANTIBIÓTICOS | Tipos, resistência e indicações), muito usados para tratar infecção urinária, são contraindicados na gravidez. O Bactrito também não deve ser usado como primeira opção.
b) Pielonefrite: Com base no maior risco de complicações em mulheres grávidas, a pielonefrite tem sido tradicionalmente tratada com hospitalização e antibióticos intravenosos até que a paciente encontre-se assintomática e afebril por pelo menos 48 horas. Após este período a paciente pode ter alta hospitalar com antibióticos por via oral visando completar 14 dias de tratamento.
Causas da Infecções Urinarias:
Obesidade: O vínculo é indireto, mas existe. Acompanhe o raciocínio, quem está muito acima do peso costuma exibir dobrinhas em várias partes do corpo. A característica muitas vezes dificulta a perfeita higiene da região genital após urinar e cria o cenário perfeito para as bactérias fazerem a festa.
Mas atenção: a limpeza em excesso também não é boa. “Isso altera a flora vaginal, resultando em uma expulsão de bactérias protetoras dali, urologista do Hospital Israelita Alberte Einstein, na capital paulista. A recomendação é evitar duchas íntimas, spray com aromas e outros itens capazes de desequilibrar a flora.
Diabete: Qualquer moléstia que comprometa as defesas do organismo, deixando-as bem capengas, predispõe à Principais Sintomas de Infecção Urinar. É o caso do diabete e da Aids. “Aí, nosso corpo não consegue se defender direito das bactérias” presidente da Sociedade Brasileira de Urologia. Certos medicamentos, como aqueles indicados para quem convive com o lúpus, e a prática excessiva de exercícios físicos também contribuem para a queda da imunidade.
Diagnóstico: é necessário a coleta de amostra urinar para exames. Esse exame serve para ver se há um grande número de células brancas do sangue na urinar, isso pode identificar uma Principais Sintomas de Infecção Urinar. O exame também pode identificar a causa e ajudar o especialista a escolher o tratamento mais adequado para o caso do paciente.
Se houver uma suspeita que a infecção é mais grave, pode ser pedido um hemograma completo. É eficaz para ter certeza que a infecção não se espalhou pelo sangue.