Os Principais Sintomas de Neuroma Acústico que não devemos ignorar. Além disso, um Neuroma Acústico é um crescimento não canceroso que se desenvolve no oitavo nervo craniano. Também conhecido como nervo vestibulococlear, ele conecta a orelha interna com o cérebro e tem duas partes diferentes. Uma parte está envolvida na transmissão de som; O outro ajuda a enviar informações de equilíbrio da orelha interna para o cérebro.
Um Neuroma Acústico – às vezes chamados schwannomas vestibulares ou neurolemmomas – costumam crescer lentamente ao longo de um período de anos. Embora eles realmente não invadem o cérebro, eles podem empurrar sobre ele à medida que crescem. Tumores maiores podem pressionar nervos cranianos próximos que controlam os músculos da expressão facial e da sensação. Se os tumores se tornam grandes o suficiente para pressionar o tronco cerebral ou o cerebelo, eles podem ser mortais.
Causas de Neuroma Acústico: Existem dois tipos de Neuroma Acústico: uma forma esporádica e uma forma associada a uma síndrome chamada neurofibromatoses tipo II (NF2). NF2 é uma doença hereditária caracterizada pelo crescimento de tumores não cancerosos no sistema nervoso. O Neuroma Acústico é o mais comuns desses tumores e geralmente ocorrem em ambos os ouvidos até os 30 anos.
NF2 é uma desordem rara. Isso representa apenas 5% do Neuroma Acústico. Isso significa que a grande maioria é a forma esporádica. Os médicos não estão certos do que causa a forma esporádica. Um fator de risco conhecido para o Neuroma Acústico é a exposição a altas doses de radiação , especialmente à cabeça e ao pescoço.
Sintomas de Neuroma Acústico: Os sintomas iniciais de um Neuroma Acústico são frequentemente sutis. Muitas pessoas atribuem os sintomas a mudanças normais de envelhecimento, por isso pode demorar um pouco até que a condição seja diagnosticada. O primeiro sintoma geralmente é uma perda gradual de audição em uma orelha, muitas vezes acompanhada de zumbido na orelha (zumbido) ou uma sensação de plenitude na orelha. Menos comumente, um Neuroma Acústico pode causar perda auditiva súbita. Outros sintomas, que podem ocorrer ao longo do tempo, incluem:
- Dores de cabeça
- Problemas com o equilíbrio
- Vertigo (sentir como se o mundo estivesse girando)
- Adormecimento facial e formigamento, que podem ser constantes ou ir e vir
- Fraqueza facial
- Mudanças de sabor
- Dificuldade em engolir e rouquidão
- Tolerância ou instabilidade
- Confusão
É importante consultar seu médico se você tiver esses sintomas. Sintomas como a falta de expressão e a confusão mental podem sinalizar um problema sério que requer tratamento urgente.
Quando Consultar um Médico: Veja seu médico de família se você tem sintomas persistentes ou problemáticos que você está preocupado pode ser causado por um Neuroma Acústico. um Neuroma Acústico pode ser difíceis de diagnosticar porque os sintomas podem ser causados por outras condições, como a doença de Ménière. Se o seu médico de cabecera pensa que você poderia ter um Neuroma Acústico, você será encaminhado para um hospital ou clínica para novos testes, tais como:
- Testes de audição para verificar problemas de audição e determinar se eles são causados por um problema com seus nervos
- Um exame de ressonância magnética (MRI), que usa fortes campos magnéticos e ondas de rádio para produzir uma imagem detalhada do interior da sua cabeça
- Uma tomografia computadorizada (TC), que usa uma série de raios-X pa
Tratamentos de Neuroma Acústico: Existem várias opções de tratamento para um Neuroma Acústico, dependendo do tamanho e posição do tumor, da rapidez com que está crescendo e de sua saúde geral. As principais opções são:
- Monitorando o tumor – os tumores pequenos muitas vezes só precisam ser monitorados com exames de ressonância magnética regulares e os tratamentos abaixo são geralmente recomendados somente se as varreduras mostrem que está ficando maior
- Cirurgia do cérebro – a cirurgia para remover o tumor através de um corte no crânio pode ser realizada sob anestesia geral se for grande ou ficando maior
- Radio cirurgia estereotáxica – pequenos tumores, ou quaisquer partes de um tumor maior que permaneçam após a cirurgia, podem ser tratados com um raio de radiação preciso para impedir que eles sejam maiores
Todas essas opções trazem alguns riscos. Por exemplo, cirurgia e radio cirurgia podem às vezes causar entorpecimento facial ou paralisia (uma incapacidade de mover parte de sua face). Fale com seu especialista sobre a melhor opção para você e quais são os benefícios e os riscos.