Os Principais Sintomas de Varizes, além do aparecimento de veias tortuosas, dilatadas e azuladas logo abaixo da pele. Alem disso, varizes são veias com tortuosas, dilatadas e insuficientes. Qualquer veia pode ficar varicosa, mas é mais comum as varizes afetarem as pernas e pés, isso porque ficar em pé parado ou assentado por longos períodos aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.
Para muitas pessoas, as varizes e vasinhos (uma variação mais leve de varizes) são uma preocupação puramente estética. Para outras pessoas, varizes podem causar dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, como aumentar o risco de doenças circulatórias. O tratamento pode envolver medidas de autocuidado ou procedimentos para fechar ou remover as veias.
Causas: Varizes são veias dilatadas que geralmente ocorrem na parte mais superficial da pele. A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes.
Nas mulheres, durante a menstruação e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar. Episódios de maior gravidade podem ocorrer tanto por dilatação das veias profundas quanto das superficiais.
Nesses casos de insuficiência venosa, podem surgir edema persistente nos pés, úlceras nas pernas e alterações na pigmentação da pele. Então, confira Os 10 Principais Sintomas de Varizes.
Sintomas: As varizes podem não apresentar sintomas além do aparecimento de veias tortuosas, dilatadas e azuladas logo abaixo da pele. Se você apresentar sintomas de varizes, eles podem incluir:
- Dor, ardor, ou sensação de peso nas pernas, que podem ser mais acentuados no fim do dia;
- Leve inchaço, geralmente envolvendo apenas os pés e tornozelos;
- Coceira na pele sobre a veia varicosa;
Sintomas mais graves de varizes são:
- Acúmulo de líquido e inchaço na perna;
- Inchaço e panturrilha com dor significativa após ficar sentado ou em pé por muito tempo;
- Mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas;
- Pele seca, esticada;
Tratamento Para as Varizes: Para a maioria dos casos, as varizes podem ser tratadas com medidas de autocuidado, tais como:
- Exercício físico;
- Emagrecimento;
- Evitar o uso de roupas apertadas;
- Elevar as pernas sempre que possível;
- Evitar longos períodos em pé ou sentado;
Meias de compressão também podem ser usadas para o controle das varizes. Elas fazem uma compressão mais forte no tornozelo que vai diminuindo em direção à coxa ajudando a direcionar o retorno do sangue venoso de volta ao coração.
A quantidade de compressão varia por tipo e marca. Ao comprar meias de compressão, certifique-se de que elas sirvam corretamente. Meias de compressão devem ser fortes, mas não necessariamente apertadas.
Como já se pôde entender, o aparecimento das varizes e teleangiectasias é um estágio inicial que pode evoluir para insuficiência venosa crônica. É importante que os pacientes com estas alterações percebam que suas veias dos membros inferiores começam a dar sinais de falência.
Nas fases iniciais, algumas alterações nos hábitos de vida são importantes. Deve-se parar de fumar e evitar longos períodos sentado ou em pé parado, deve-se praticar exercícios com frequência, principalmente caminhadas para estimular as bombas plantar e da panturrilha. Se você tiver sobrepeso, emagreça.
Exercícios como musculação, se realizados de modo correto, não causam varizes. Depilar as pernas também não tem nenhuma influência. Subir escadas não faz mal, pelo contrário, o impacto dos pés nos degraus favorece o retorno venoso.