Os Principais Sintomas do Câncer Ósseo que todos devem ficar atentos. Além disso, O câncer ósseo ou tumor ósseo maligno é um tipo de câncer que acomete qualquer osso do corpo. Frequentemente afeta os ossos longos dos braços e coxas, coluna e bacia.
Pode ser dividido em tumor ósseo primário, que é quando o câncer se desenvolve diretamente no osso previamente normal, e tumor ósseo secundário, quando se origina em qualquer outro órgão e se dissemina para os ossos.
Quando as células se dividem de forma anormal e incontrolável elas podem formar uma massa ou nódulo de tecido. Esse nódulo ou massa é chamado de tumor e, quando ele cresce, acaba por comprometer o tecido previamente saudável e a rigidez do osso.
Os tumores ósseos, em geral, raramente causam a morte. Mas, eles ainda podem ser perigosos e requerem tratamento. Alguns tipos são benignos, o que significa que não são cancerígenos e outros malignos. Mesmo os tumores benignos podem crescer e comprometer a estrutura do osso. Os tumores malignos, cancerígenos, podem se espalhar pelo corpo.
Causas Mais Comuns do Câncer Ósseo: Ainda não é claro o que causa a maioria dos tumores ósseos. Os médicos acreditam que a doença começa com um erro no DNA das células. Este erro faz com que a célula cresça e se divida de forma. Esse acúmulo de células forma uma massa, ou tumor, que pode invadir as áreas próximas e também pode atingir outras partes do corpo.
Fatores de Risco: Algumas situações podem aumentar a probabilidade do surgimento da doença:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Síndromes genéticas, que são passadas através das famílias como a síndrome de LiFraumeni e o retinoblastoma hereditário
- Doença óssea pré-existente, como a Doença de Paget, que acomete principalmente adultos e idosos
- Ter se exposto a altos níveis de irradiação, como os usados para tratar cânceres anteriores.
Pessoas com cânceres de rim, mama, próstata, pulmão, trato gastrointestinal e nas glândulas da tireoide estão mais propensas a ter tumor ósseo secundário – metástase óssea – quando o câncer se origina em outro local e se espalha para os ossos.
Então, Agora Confira os 10 Principais Sintomas do câncer ósseo que todos devem ficar atentos e em alertas!
Os Principais Sintomas do Câncer Ósseo: Os sintomas de tumor ósseo podem incluir:
- Dor nos ossos: normalmente no inicio, a dor não é constante porém pode ser muito intensa à noite ou quando se mexe as pernas, como para caminhar;
- Inchaço das articulações: pode surgir um nódulo nas articulações, aumentando a dor e o desconforto principalmente nos joelhos e cotovelos;
- Ossos que quebram facilmente: a fraturas dos ossos pode ocorrer porque ele está mais frágil, sendo mais comum fraturas do fémur ou da coluna.
- Fadiga
- Perda de peso não intencional
- Febre
- Sensibilidade na área
Tratamento Para Câncer Ósseo: O tratamento para câncer ósseo é indicado pelo oncologista e depende do tipo de tumor, como condrossarcoma ou tumor de Edwing, por exemplo e do tamanho e da sua localização, sendo que normalmente inclui a realização de quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, a realização de cirurgia para amputar o membro afetado, mantendo, se possível, o máximo da sua funcionalidade.