Eliminar a retenção de líquidos é algo bastante desejado por todos aqueles que sofrem com esta condição. Você se sente muito inchado? Provavelmente, você está retendo os fluidos, principalmente nas pernas e nos pés. Estes remédios caseiros para retenção de líquidos serão úteis.
Existem vários fatores que causam Retenção de Líquidos, dentre os principais:
- Alta ingestão de sódio
- Má circulação
- Falta de exercício
- Deficiências vitamínicas
- Insuficiência venosa
- Estresse
- Gravidez
- Menstruação
- Calor
- Alergias
- Pressão arterial alta
- Problemas de coração
- Problemas renais
- Doença pulmonar crônica
- Doença hepática
- Distúrbios da tireoide
- Alguns medicamentos
A retenção de líquidos causa inflamação no corpo, rigidez articular, alterações de peso, sensação de inchaço, aumento da pressão sanguínea e pulso.
Remédios caseiros para eliminar a retenção de líquido:
Dente-de-leão:
O dente-de-leão tem um efeito diurético no corpo e reduz o nível de sódio, também é rico em magnésio e graças a isso alivia o inchaço pré-menstrual.
- Mergulhe uma colher de chá de erva de dente-de-leão em uma xícara de água quente por cerca de 10 minutos, coe e beba este chá até três vezes por dia.
Nota: antes de iniciar qualquer remédio herbal, como chá de dente-de-leão, consulte o seu médico, uma vez que estas ervas podem interferir com certos medicamentos.
Salsa:
- Prepare chá de salsa colocando duas colheres de sopa de folhas de salsa seca em uma xícara de água fervente. Deixe descansando por 10 minutos e tome três vezes por dia.
Outra opção é tomar o suco de salsa fresca com suco de limão.
Sal de Epsom Para Eliminar a Retenção de Líquido: O sal de Epsom ajuda seu corpo na eliminação da água por osmose reversa.
- Tome um banho quente com duas xícaras de sal epsom, mergulhe na água por no mínimo 15 minutos e faça isso 3 vezes por semana.
Com este banho, você também aliviará dores musculares e acalmará seus nervos.
Suco de limão:
Elimine o excesso de líquidos e toxinas do seu corpo misturando duas colheres de suco de limão em uma xícara de água morna, você pode adoçar com mel e tomar isso todos os dias até observar uma melhora.
Sementes de erva-doce:
A erva-doce é um diurético que aumenta o nível de sódio e drena a água dos rins. Também evita o acúmulo de toxinas no organismo, ajuda a digestão e alivia o gás intestinal.
- Coloque uma colher de chá de sementes de erva-doce em uma xícara de água quente, cubra e deixe repousando por 10 minutos. Coe e tome este chá até três vezes por dia para que se sinta melhor.
Urtiga:
Ferva um copo de água misturado com uma colher de chá de pó de urtiga, deixe repousando por 10 minutos e tome este chá três vezes por dia.
Suco de cranberry:
O suco é diurético e rico em minerais, como magnésio, potássio e cálcio, que ajuda no mantimento do equilíbrio nos fluidos do corpo. Tome um copo de suco de cranberry sem açúcar todos os dias.
Aromaterapia:
Para estimular o sistema linfático e a drenagem do líquido, coloque 20 gotas de óleo de gerânio, 20 de óleo de cipreste e 20 de zimbro em banho quente, descanse na água com os óleos por 15 minutos. Faça isso 3 vezes por semana.
Vinagre de maçã:
- Tome uma colher de chá de vinagre de maçã diluído em um copo de água. Você pode fazer isso duas vezes por dia e aumentar gradualmente a dosagem até chegar a duas colheres de vinagre de maçã em um copo.
Caso tenha retenção de líquidos em suas pernas, mergulhe seus pés em uma banheira com água quente e vinagre de maçã durante 10 minutos.
Cebola:
A cebola é um alimento que não pode ser eliminado de sua dieta, pois tem múltiplos benefícios e evita a formação de cálculos renais.
- Ferva duas cebolas cruas em quatro xícaras de água, adicione sal à gosto e deixe descansando. Tome esta água por alguns dias. Você pode tomar duas ou três xícaras por dia.
Você também pode comer alimentos como repolho, pepino, aipo, agrião, banana, abacaxi e melancia, beber muita água, limitar seu consumo de sal e fazer exercícios regularmente.