Os Sinais que o Corpo dá Antes de um AVC e o que Fazer são essenciais para saber identificar e é necessário saber o que fazer quando acontecer. Além disso, atitudes simples podem ajudar a salvar vidas!
Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido também como derrame, é uma lesão no cérebro provocada por duas situações: o rompimento (AVC hemorrágico) ou a obstrução (AVC isquêmico) das artérias que passam pelo sistema nervoso central.
Cerca de 16 milhões de pessoas a cada ano sofrem com o derrame, sendo que seis milhões acabam falecendo. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a doença atinge quase 100 mil pessoas e está entre as principais causas de mortes registradas no país.
De modo geral, os fatores de risco são: hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo. Uma pesquisa divulgada pela Associação Norte-Americana do Coração apontou que as mulheres, independentemente da idade, correm mais riscos de sofrer um AVC em relação aos homens.
A ocorrência de enxaquecas recorrentes, associada ao uso de anticoncepcionais diários, a gravidez podem aumentar o risco do derrame. As gestantes devem ter um cuidado redobrado, sobretudo, aquelas com mais de 35 anos, em relação ao controle de pressão durante o pré-natal.
Por isso, é fundamental que as mulheres fiquem atentas aos fatores que podem caracterizar a doença e, principalmente, saber identificar os sintomas. Só assim poderão evitar o problema ou amenizar as consequências do AVC.
Apesar dos itens da Escala de AVC de Cinciannati serem simples de se avaliar e de serem lembrados, já que se resumem em verificar a presença de paralisia no rosto, em membros superiores ou alterações de fala, eles podem não ser suficientes na hora de identificar a ocorrência de um derrame. Então, confira Os 10 Sinais que o Corpo dá Antes de um AVC e o que Fazer:
- Um dos principais Sinais que o Corpo dá Antes de um AVC é a sensação de fraqueza em um lado do corpo.
- Redução da capacidade de enxergar, com perda de metade da visão no lado direito ou esquerdo.
- Outra entre os Sinais que o Corpo dá Antes de um AVC é a alteração de fala (fala enrolada) ou dificuldade para se expressar.
- Alteração do nível de consequência, com possibilidade de chegar ao coma.
- Desvio de um dos olhos, é um dos Sinais que o Corpo dá Antes de um AVC podendo ou não ser acompanhado de queda da pálpebra.
- Dificuldade para engolir.
- Dentre os Sinais que o Corpo dá Antes de um AVC está o problema de coordenação motora ou equilíbrio.
- Mudanças de comportamento, sobre apatia.
- Mudanças de sensibilidade em um lado do corpo.
- Há, ainda, alterações mais raras, como dificuldade para ler ou escrever, utilizar ou, até mesmo, reconhecer objetos.
Sinais que o Corpo dá Antes de um AVC e o que Fazer: Saiba o que fazer ao se deparar com alguma pessoa que esteja sofrendo com os Sinais que o Corpo dá Antes de um AVC:
- Ao identificar os Sinais que o Corpo dá Antes de um AVC, você deve tomar algumas precauções antes do socorro médico chegar:
- O primeiro passo é ligar, imediatamente, para a emergência;
- Analise se a pessoa está respirando com facilidade e se não se engasgou.
- Tente passar tranquilidade e coloque o paciente deitado. Se ele estiver com dificuldades respiratórias, vire-o de lado.
- Confira os batimentos cardíacos e a pressão da pessoa;.
- Não dê nenhum medicamento à pessoa que está sofrendo um derrame ou pode piorar a situação;
- Verifique se a pessoa faz uso de algum medicamento continuo e informe ao médico;
- Não ofereça nenhum tipo de alimento, já que a pessoa pode vomitar e aspirar para os pulmões;
- É importante conversar com o paciente, mesmo que ele não responda, para verificar o nível de lucidez dele.
Ajuda Imediata: Se você ou qualquer pessoa com quem convive apresentar alguns dos Sinais que o Corpo dá Antes de um AVC, vá ao médico, imediatamente, ou passe essa orientação a ela, alertando sempre para o possível perigo. Não fique esperando a dor passar para só depois procurar ajuda.
Lembre-se de que quanto maior o tempo que levar para ser diagnosticada, piores serão as sequelas. É importante também ficar atenta para dores de cabeça muito fortes, pois uma dor súbita na cabeça em pacientes que estão sofrendo um derrame pode ser m indicio de hemorragia cerebral e devem ser atendidos imediatamente.