Os Sintomas da Dislexia que Muitos Ignoram pois a Dislexia é uma espécie de problema invisível, não é uma doença como a varíola ou um resfriado. Além disso, a Dislexia é um distúrbio específico da linguagem, congênito e hereditário, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples.
A Dislexia não é uma doença, mas sim uma dificuldade de aprendizagem, na qual a capacidade da criança para ler ou escrever está abaixo do seu nível de inteligência. A Dislexia mostra uma insuficiência no processo fonológico, em que as dificuldades de decodificar palavras simples não são esperadas em relação a idade. Portanto, confira abaixo Os 10 Sintomas da Dislexia que Muitos Ignoram:
Escrita Espelhada: Escrever palavras de trás para a frente, como se o texto tivesse sido colocado diante de um espelho, pode ser um sinal do distúrbio da Dislexia. A escrita espelhada decorre da dificuldade na formação de palavras e no aprendizado do alfabeto, presente nas crianças com Dislexia em idade escolar.
Leitura Lenta e Pouco Fluente: Crianças com Dislexia costumam demorar mais para ler do que aquelas sem o distúrbio. Isso porque elas têm dificuldade em identificar palavras e associá-las a seus sentidos.
Sua leitura em voz alta costuma ser menos fluente do que a das outras crianças da mesma idade escolar.
Demora na Construção de Frases: Pela dificuldade de formar palavras e atribuir significados a elas, os portadores da Dislexia costumam apresentar lentidão para construir frases. Muitas vezes, as sentenças têm sentido, mas são gramaticalmente incorretas.
Erros Ortográficos: A Dislexia prejudica a consciência fonográfica, isto é, a habilidade de discriminar sons parecidos. Por isso, letras com pronúncias semelhantes, como V e F ou B e D, costumam ser trocadas na escrita, ocasionando erros ortográficos. Crianças com Dislexia também têm dificuldade de memorizar regras de ortografia e até de juntar duas letras para formar uma sílaba simples.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Dificuldade em Noções de Tempo e Espaço: Crianças que apresentam ter a Dislexia demoram mais do que as outras para adquirir noções temporais e espaciais, assim como a dominância de lados e os conceitos de direita e esquerda. Elas podem confundir “ontem e hoje” ou “acima e abaixo”.
Dificuldade em Seguir Ordens: A memória operacional é conhecida popularmente como memória de curto prazo. É ela que acessamos ao anotar um número de telefone antes de esquecê-lo ou ao realizar operações matemáticas.
A Dislexia afeta essa memória. Por isso, ordens longas, como abrir um determinado livro em uma determinada página e fazer um determinado exercício, são um desafio para quem tem Dislexia.
Falta de Concentração: As crianças com Dislexia podem ter problemas de se concentrar em atividades que exijam atenção, como quebra-cabeças e jogos dos sete erros. O déficit de atenção se manifesta também na escola, durante as aulas.
A criança com Dislexia também costuma ter dificuldade para andar de bicicleta, abotoar, amarrar o cordão dos sapatos, manter o equilíbrio e fazer exercícios físicos. Além disso a Dislexia, também apresenta problemas na fala como trocar o R pelo L também ser causados por um distúrbio chamado “Dislalia”, que é o problema de fala.
Causas de Dislexia: As causas de Dislexia estão relacionadas com fatores genéticos, desenvolvimento tardio do sistema nervoso central, problemas nas estruturas do cérebro e comunicação pouco eficaz entre alguns neurônios.
Tratamento Para Dislexia: O tratamento para Dislexia deve ser feito através do acompanhamento com um psicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo para apoio escolar, com o objetivo de ajudar a criança com Dislexia a superar, dentro do possível e das suas capacidades, a sua dificuldade na leitura, escrita, a soletrar e na matemática.