O que é a Febre Zika? A Febre Zika é uma doença causada pelo vírus Zika, um membro da família Flaviviridae. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Ele é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya.
Em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de vírus Zika em 2015, na bahia e no Rio Grande do Norte.
Os Sintomas da Febre Zika São:
- Febre baixa.
- Coceira e comichão na pele, além de manchas avermelhadas.
- Dor de cabeça e atrás dos olhos.
- Dor muscular fortes.
- Dor nas articulações, principalmente nas mãos e pés, com inchaço.
- Dor abdominal.
- Diarreia.
- Conjuntivite.
- Constipação.
- Pequenas úlceras na mucosa oral.
Diagnóstico da Febre Zika: Se você suspeita de febre Zika, vá até uma clínica ou hospital mais próximo. o Diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame sorológico (de sangue).
Prevenção: O vírus Zika é transmitido pelo o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de se prevenir contra o vírus Zika. Veja como: