Os Sintomas da Hipocondria que Não Devemos Ignorar. Alem disso, essa condição é relativamente conhecida, como o transtorno hipocondríaco, como também é chamada, é uma neurose de doenças. O que ocorre com os indivíduos doentes é uma sensibilidade exacerbada do próprio corpo. Qualquer alteração fisiológica incomoda o hipocondríaco. Ou seja, qualquer coisa que sente, ele liga a alguma doença.
Desejo de realizar muitos exames médicos desnecessários, ficar obcecado com sintomas aparentemente inofensivos, necessidade de ir muita vezes ao médico e preocupação excessiva com a saúde são alguns dos sintomas da hipocondria.
Esta doença, também conhecida como “mania de doença”, é um transtorno psicológico onde existe uma preocupação intensa e obsessiva pela saúde.
É alguma perturbação que leva o indivíduo a se tornar hipocondríaco. O agente causador pode ser desde um trauma ou um susto a outros fatores emocionais como a falta de atenção, a insegurança e a baixa autoestima.
A doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. O hipocondríaco é frequentemente ansioso e depressivo, pois vive preocupado com as terríveis possibilidades que podem acometer seu organismo.
A pessoa que sofre com a condição tende a não se sentir confortável sociabilizando com outras. Um ambiente no qual as coisas não estão sob seu controle incomoda. Para não ficar se preocupando com isto o indivíduo volta a sua atenção para si mesmo. E todas as alterações fisiológicas lhe são mais perceptíveis.
Sintomas da Hipocondria que Não Devemos Ignorar: A Hipocondria pode ser identificada através da presença de diversos sintomas, que Incluem:
- Necessidade de realizar constantemente auto-exames, fazendo apalpações e analisando sinais e verrugas;
- Desejo de realizar constantemente exames médicos desnecessários;
- Medo intenso de ter uma doença grave;
- Excesso de preocupações com a saúde que acabam prejudicam as relações com amigos e familiares;
- Monitorizar regularmente os sinais vitais, como pressão arterial e pulsação;
- Amplo conhecimento medicamentos e de tratamentos médicos;
- Obsessão por sintomas simples e aparentemente inofensivos;
- Necessidade de consultar o médico várias vezes por ano;
- Medo de ter uma doença após ouvir a descrição dos seus sintomas;
- Dificuldade em aceitar a opinião dos médicos, especialmente se diagnóstico indicar que não existe nenhum problema ou doença;
Conforme mencionamos mais acima, o indivíduo hipocondríaco apresenta algumas características que são comuns. Não é simples diagnosticar uma hipocondria, já que a preocupação com a saúde é algo constante em muitas pessoas. No entanto, o hipocondríaco é exagerado e qualquer alteração fisiológica é muito alarmante para ele.
O hipocondríaco necessita de atenção. Conversar com e explicar o que vem acontecendo é de extrema importância. Não há atualmente um medicamento específico para esta condição, entretanto, antidepressivos podem ser prescritos para ajudar a pessoa a suportar o momento.