Os 10 Sintomas da Malformação Arteriovenosa Cerebral que muitos ignoram. Além disso, a Malformação Arteriovenosa Cerebral (AVM) é um emaranhado de vasos sanguíneos anormais que conectam artérias e veias no cérebro. As artérias são responsáveis por tirar sangue rico em oxigênio do coração para o cérebro. As veias carregam o sangue cheio de oxigênio de volta aos pulmões e ao coração. Um AVM cerebral interrompe esse processo vital. Uma Malformação Arteriovenosa Cerebral pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas ocorre com maior freqüência no cérebro ou coluna vertebral.Mesmo assim, as Malformação Arteriovenosa Cerebral são raras e afetam menos de 1% da população. A causa dos AVMs não é clara. A maioria das pessoas nasce com eles, mas podem ocasionalmente se formar mais tarde na vida. Eles raramente são transmitidos entre as famílias geneticamente. Algumas pessoas com Malformação Arteriovenosa Cerebral apresentam sinais e sintomas, como dor de cabeça ou convulsões.
As Malformação Arteriovenosa Cerebral são comumente encontradas depois de uma varredura cerebral para outro problema de saúde ou após a ruptura dos vasos sanguíneos e causar sangramento no cérebro (hemorragia). Uma vez diagnosticado, uma AVM cerebral pode ser tratada com sucesso para prevenir complicações, como danos cerebrais ou acidentes vasculares cerebrais.
Causas da Malformação Arteriovenosa Cerebral: A causa da Malformação Arteriovenosa Cerebral é desconhecida, mas os pesquisadores acreditam que a maioria das AVMs do cérebro emergem durante o desenvolvimento fetal. Normalmente, seu coração envia sangue rico em oxigênio para o cérebro através das artérias.
As artérias retardam o fluxo sanguíneo, passando-o através de uma série de redes progressivamente menores de vasos sanguíneos, terminando com os menores vasos sanguíneos (capilares). Os capilares lentamente entregam o oxigênio através de suas paredes finas e porosas para o tecido cerebral circundante. O sangue empobrecido em oxigênio passa a pequenos vasos sanguíneos e, em seguida, em veias maiores que drenam o sangue do seu cérebro, retornando ao seu coração e pulmões para obter mais oxigênio.
As artérias e veias de uma Malformação Arteriovenosa Cerebral não possuem esta rede de apoio de vasos sanguíneos e capilares menores. Em vez disso, a conexão anormal faz com que o sangue flua rapidamente e diretamente de suas artérias para suas veias, ignorando os tecidos circundantes. Então, confira agora Os 10 Sintomas da Malformação Arteriovenosa Cerebral:
Sintomas da Malformação Arteriovenosa Cerebral: Uma malformação arteriovenosa pode não causar sinais ou sintomas até a ruptura da Malformação Arteriovenosa Cerebral, resultando em sangramento no cérebro (hemorragia). Em quase metade de todas as Malformação Arteriovenosa Cerebral, a hemorragia é o primeiro sinal.
Mas algumas pessoas com Malformação Arteriovenosa Cerebral podem experimentar sinais e sintomas além do sangramento relacionado à AVM. Em pessoas sem hemorragia, sinais e sintomas de Malformação Arteriovenosa Cerebral podem incluir:
- Convulsões
- Dor de cabeça ou dor em uma área da cabeça
- Fraqueza ou entorpecimento muscular em uma parte do corpo
Algumas pessoas podem experimentar sinais e sintomas neurológicos mais sérios, dependendo da localização da Malformação Arteriovenosa Cerebral, incluindo:
- Dor de cabeça severa
- Fraqueza, entorpecimento ou paralisia
- Perda de visão
- Dificuldade em falar
- Confusão ou incapacidade de entender os outros
- Instabilidade extrema
Os sintomas podem começar em qualquer idade, mas geralmente emergem entre 10 e 40 anos. As Malformação Arteriovenosa Cerebrals podem danificar o tecido cerebral ao longo do tempo. Os efeitos se acumulam lentamente e muitas vezes causam sintomas no início da idade adulta. Uma vez que você atinge a idade média, no entanto, as Malformação Arteriovenosa Cerebral tendem a permanecer estáveis e são menos propensas a causar sintomas. Algumas mulheres grávidas podem ter piorado os sintomas devido a alterações no volume sanguíneo e na pressão arterial.
Um tipo grave de Malformação Arteriovenosa Cerebral, chamada veia de defeito de Galen, causa sinais e sintomas que emergem em breve ou imediatamente após o nascimento. O principal vaso sanguíneo envolvido neste tipo de AVM cerebral pode fazer com que o fluido se acumule no cérebro ea cabeça para inchar. Sinais e sintomas incluem veias inchadas que são visíveis no couro cabeludo, convulsões, falha na prosperidade e insuficiência cardíaca congestiva.
Tratamentos da Malformação Arteriovenosa Cerebral: Existem várias opções de tratamento potencial para Malformação Arteriovenosa Cerebrall. O principal objetivo do tratamento é prevenir a hemorragia, mas o tratamento para controlar convulsões ou outras complicações neurológicas também podem ser considerados.
O seu médico determinará o tratamento mais adequado para a sua condição, dependendo da sua idade, da saúde e do tamanho e localização dos vasos sanguíneos anormais. Os medicamentos também podem ser usados para tratar sintomas causados pela AVM, como dor de cabeça ou convulsões. A cirurgia é o tratamento mais comum para Malformação Arteriovenosa Cerebral. Existem três opções cirúrgicas diferentes para o tratamento de Malformação Arteriovenosa Cerebral:
Remoção Cirúrgica (Ressecção): Se o AVM cerebral tiver sangrado ou estiver em uma área que possa ser facilmente alcançada, a remoção cirúrgica da AVM por meio de cirurgia cerebral convencional pode ser recomendada. Neste procedimento, seu neurocirurgião remove temporariamente a parte do crânio para obter acesso à AVM.
Com a ajuda de um microscópio de alta potência, o cirurgião apaga o AVM com clipes especiais e remove-o cuidadosamente do tecido cerebral circundante. O cirurgião então reatra o osso do crânio e fecha a incisão no couro cabeludo. O ressecamento geralmente é feito quando a AVM pode ser removida com pouco risco de hemorragia ou convulsões. AVMs que estão em regiões profundas do cérebro têm maior risco de complicações. Nestes casos, o seu médico pode recomendar outros tratamentos.
Embolização Endovascular: Neste procedimento, o seu médico insere um tubo longo e fino (cateter) em uma artéria das pernas e subiu através de vasos sanguíneos para o seu cérebro usando imagens de raios-X. O cateter é posicionado em uma das artérias de alimentação para a AVM e injeta um agente embolizante, como pequenas partículas, uma substância semelhante a uma cola, microcoilhas ou outros materiais, para bloquear a artéria e reduzir o fluxo de sangue para a AVM.
A embolização endovascular é menos invasiva do que a cirurgia tradicional: Pode ser realizado sozinho, mas é freqüentemente usado antes de outros tratamentos cirúrgicos para tornar o procedimento mais seguro, reduzindo o tamanho da AVM ou a probabilidade de sangramento. Em algumas grandes AVMs do cérebro, a embolização endovascular pode ser usada para reduzir os sintomas do AVC redirecionando o sangue de volta ao tecido cerebral normal.
Radiocirurgia estereotáxica (SRS): Este tratamento usa radiação precisamente focada para destruir a Malformação Arteriovenosa Cerebral. Não é cirurgia no sentido literal porque não há incisão. Em vez disso, o SRS dirige muitos feixes de radiação altamente direcionados na AVM para danificar os vasos sanguíneos e causar cicatrizes. Os vasos sanguíneos AVM com cicatrizes então se coagulam lentamente em um a três anos após o tratamento.
Este tratamento é mais apropriado para Malformação Arteriovenosa Cerebral pequenas que são difíceis de remover com cirurgia convencional e para aqueles que não causaram uma hemorragia com risco de vida. Se você tem poucos ou nenhum sintoma ou se sua AVM está em uma área do seu cérebro que é difícil de tratar, seu médico pode preferir monitorar sua condição com exames regulares.