Os 10 Sintomas da Tuberculose que Muitos Ignoram são bem comuns o que pode ser uma forma de atrapalha o tratamento da Tuberculose, já que fica muito difícil de se identificar a doença. Além disso, a Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Causas a Tuberculose: A doença Tuberculose é causada por uma bactéria (Mycobacterium Tuberculosis) que se espalha pelo ar quando pessoas infectadas tossem ou espirram. A Tuberculose afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso.
A maioria das pessoas expostas à Tuberculose nunca desenvolvem os sintomas, já que a bactéria pode viver na forma inativa dentro do corpo. Entretanto, se o sistema imunológico enfraquecer, como acontece com pessoas desnutridas, pessoas HIV-positivo ou idosas, a bactéria da Tuberculose pode se tornar ativa. Cerca de 10% das pessoas infectadas com a bactéria vão desenvolver a forma ativa e contagiosa da doença em algum ponto de suas vidas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas da Tuberculose que Muitos Ignoram: Os sintomas da Tuberculose pulmonar podem ser:
- Tosse seca persistente por mais de 21 dias;
- Tosse com sangue ou pus após este período;
- Emagrecimento;
- Cansaço;
- Perda do apetite;
- Dor torácica;
- Dificuldade respiratória;
- Febre ao final do dia;
- Suor noturno ao ponto de ser necessário trocar de roupa.
Os Sintomas da Tuberculose Extra-pulmonar Podem ser:
- Emagrecimento;
- Cansaço;
- Apatia;
- Febre;
- Suor noturno;
- Prostração;
- Perda do apetite.
Tratamento da Tuberculose: A Tuberculose apesar de ser uma doença potencialmente grave é curável em quase 100% dos casos. O tratamento da Tuberculose é usualmente realizado ambulatorialmente, se possível de forma supervisionada, deve-se contemplar a possibilidade de internação hospitalar nas seguintes condições:
- Meningoencefalite;
- Indicações cirúrgicas em decorrência da Tuberculose;
- Complicações graves da Tuberculose;
- Intolerância medicamentosa incontrolável ou intercorrências clínicas e/ou cirúrgicas graves;
- Estado geral que não permita tratamento em ambulatório;
- Em casos sociais,com maior possibilidade de abandono, especialmente se for um caso de retratamento ou falência.
Os pacientes com Tuberculose devem ser submetidos a uma cultura de escarro com antibiograma para avaliação da suscetibilidade. O padrão atual para a primeira linha de teste de susceptibilidade é uma cultura líquida automatizado sistema, o que requer 4-13 dias para resultados.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o teste de droga-padrão de suscetibilidade seja realizada ao mesmo tempo que o ensaio GeneXpert MTB / RIF para confirmar a resistência à rifampicina e à suscetibilidade do M. Tuberculosis e isolar outras medicações.