Os 10 Sintomas de Cobreiro que Muitos Ignoram são muito importantes para o diagnostico e tratamento de Cobreiro. Além disso, o herpes-zóster, conhecido popularmente como Cobreiro, é uma infecção viral provocada pelo mesmo vírus da catapora, o Varicela-zóster, que pode permanecer em estado latente ou inativo na coluna espinhal e ser reativado em pessoas depois dos 50 anos de idade, se houver queda expressiva da imunidade, durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, doenças debilitantes ou nos períodos de estresse intenso.
Na maioria dos casos, o Cobreiro se manifesta uma única vez e desaparece depois de algumas semanas. Qualquer pessoa que tenha tido catapora pode desenvolver um episódio de Cobreiro.
Causas de Cobreiro: Quando somos expostos ao vírus Varicella-Zoster pela primeira vez, o que ocorre habitualmente durante a infância, desenvolvemos a catapora, que é uma doença que se caracteriza por erupções avermelhadas por todo o corpo e febre. Após uma ou duas semanas de sintomas, o nosso sistema imunológico consegue controlar a infecção na pele, fazendo com que o Cobreiro seja curada.
O problema é que essa cura dos sintomas não é necessariamente uma cura do vírus. Durante a fase inicial da catapora, o vírus invade as terminações nervosas da pele e migra até algumas cadeias de gânglios localizadas próximo à medula espinhal e ao cérebro, conseguindo, assim, permanecer “escondido” do sistema imunológico por períodos que podem durar décadas. O paciente, portanto, cura-se da catapora, mas permanece infectado pelo vírus Varicella-Zoster pelo resto da vida.
Em geral, isso não é um problema, pois toda vez que o vírus tenta sair do seu esconderijo nos gânglios nervosos, o nosso sistema imunológico, que agora possui anticorpos específicos contra o vírus Varicella-Zoster, consegue impedi-lo.
O paciente mantém o vírus encurralado, não apresentando nenhum sintoma, nem sendo capaz de transmiti-lo para outras pessoas. Logo, se por uma lado não conseguimos nos livrar de vez do vírus, por outro o nosso sistema imunológico é competente o suficiente para impedir que o vírus volte a nos atacar.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Entretanto, a nossa batalha contra o Varicella-Zoster depende de um sistema imunológico forte. O vírus pode ficar décadas à espreita, à espera de um vacilo dos anticorpos para voltar a se multiplicar. Isso significa que basta uma queda na nossa imunidade para o vírus conseguir se manifestar novamente. A reativação do Varicella-Zoster não provoca um novo quadro de catapora, mas sim uma doença diferente, que é chamada de Cobreiro.
Sintomas de Cobreiro que Muitos Ignoram: O primeiro sintoma de Cobreiro, geralmente é uma dor unilateral, queimação ou sensação de formigamento. Tanto a dor como queimação podem ser grave e geralmente ocorre antes de aparecer qualquer erupção do Cobreiro. Na maioria das pessoas, são formadas manchas na pele, seguidas por bolhas bem pequenas. Quando as bolhas de Cobreiro se rompem, formam pequenas úlceras e depois secam e formam crostas, que se dividem em cerca de duas a três semanas. Raramente a pessoa fica com alguma cicatriz.
- A erupção geralmente envolve uma área estreita da coluna vertebral, ao redor da parte frontal da área da barriga ou do peito.
- A erupção pode acontecer no rosto, olhos, boca e orelhas.
Outros sintomas que o Cobreiro pode causar:
- Dor abdominal
- Febre e calafrios
- Sensação geral de mal-estar
- Úlceras genitais
- Dor de cabeça
- Dores nas articulações
- Inchaço dos gânglios linfáticos
O Cobreiro também pode apresentar fraqueza muscular, erupção na pele e dor que envolve diferentes partes da face caso a Cobreiro afete um nervo facial. Os sintomas podem incluir:
- Dificuldade em mover alguns dos músculos faciais;
- Queda da pálpebra (ptose);
- Perda de audição;
- Perda de movimento dos olhos;
- Problemas em sentir sabores;
- Problemas de visão.
Tratamento Para Cobreiro: O tratamento para Cobreiro é baseado em medicações antivirais, como o Aciclovir, que ataca o vírus e progressivamente vai eliminando os sintomas. É necessário evitar o contato com as feridas de pessoas infectas. Existem também uma eficiente vacina para o HZ, que é a mesma vacina da catapora, mas com maior quantidade do agente imunizante.