Os Sintomas de Depressão Pós Parto que não deve ser ignorado. Alem disso, a depressão pós-parto ocorre logo após o parto. Os sintomas incluem tristeza e desesperança. Muitas novas mães experimentam alterações de humor e crises de choro após o parto, que se desvanecem rapidamente.
Nada aconteceu de errado, elas voltam com o bebezinho para casa, onde tudo foi preparado para recebê-lo, mas são invadidas por uma espécie de melancolia que não sabem explicar. Se esse sentimento for passageiro e desaparecer em alguns dias, não há motivo para preocupação. Seu organismo passou por verdadeiras revoluções hormonais nos últimos tempos que podem ter mexido com o sistema nervoso central.
Elas acontecem principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez. No entanto, algumas mães experimentam esses sintomas com mais intensidade, dando origem à depressão pós-parto. Raramente, pode ocorrer uma forma extrema de depressão pós-parto, conhecida como psicose pós-parto.
A depressão pós-parto ocorre logo após o parto. Os sintomas incluem tristeza e desesperança. Muitas novas mães experimentam alterações de humor e crises de choro após o parto, que se desvanecem rapidamente.
Elas acontecem principalmente devido às alterações hormonais decorrentes do término da gravidez. No entanto, algumas mães experimentam esses sintomas com mais intensidade, dando origem à depressão pós parto. Raramente, pode ocorrer uma forma extrema de depressão pós-parto, conhecida como psicose pós-parto.
Não existe uma única causa para a depressão. Ela resulta da combinação de diversos factores e é uma doença que tende a expandir-se nas famílias. Mulheres, com historial familiar de depressão, tendem a ter depressões.
As mudanças na estrutura ou na química do cérebro podem ter um papel fundamental nas depressões. Acontecimentos como a morte de um ente querido, cuidar de familiares idosos, abusos, e pobreza, podem provocar depressões.
Os factores hormonais únicos das mulheres contribuem, em alguns casos, para a doença. É um facto que as hormonas afetam diretamente a química do cérebro que controla as emoções e o humor. Os sintomas de depressão pós-parto podem surgir logo após o parto, ou até um ano após o nascimento do bebê, e geralmente incluem:
- Tristeza constante;
- Sentimento de culpa;
- Baixa auto-estima;
- Desânimo e cansaço extremo;
- Pouco interesse pelo bebê;
- Incapacidade para cuidar de si e do bebê;
- Medo de ficar sozinha;
- Falta de apetite;
- Falta de prazer nas atividades diárias;
- Dificuldade para pegar no sono;
Assim, o homem com sintomas de depressão pós-parto também deve consultar um psicólogo ou psiquiatra para iniciar o tratamento adequado.
Tratamento Para a Depressão Pós-Parto: Além do tratamento convencional com medicamentos alopáticos, é possível complementar o processo de cura com alimentos que combatem a depressão.
Tente seguir uma dieta saudável, com alimentos ricos em energia, como pães e cerais. As frutas e verduras também não podem ficar de fora, assim como os peixes e semente de linhaça, que são ricos em ômega 3.
A ingestão de água em abundância também colabora no processo de cura da depressão, além de manter a mulher hidratada e melhorar a qualidade do leite materno.