Os Sintomas do Câncer de Mama que Elas Ignoram podem variar. Além disso, algumas mulheres que têm câncer de mama podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas.
De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.
A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos ingurgitadas (inchadas).
Nas mulheres que já estão na menopausa, este autoexame pode ser feito em qualquer época do mês.
Alterações devem ser relatadas ao seu médico, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois de uma mamografia ou do exame clínico das mamas feito pelo profissional de saúde.
Quando existem outros casos de câncer de mama ou de ovário na família é recomendado avaliar o risco de se ter estes tipos de câncer, para isso, é importante fazer um exame chamado teste genético.
Os 10 Sintomas do Câncer de Mama que Elas Ignoram estão relacionados com alterações visíveis, como diferenças na forma ou na sensibilidade da mama.
Sintomas do Câncer de Mama
Aumento do Volume do Seios:
O aumento no volume das mamas pode se dar pela alteração funcional benigna da mama (AFBM) ou por um tumor maligno presente, provocando uma inflamação devido à propagação das células cancerosas.
Se o aumento das mamas não for por causa do ciclo menstrual, gravidez ou da amamentação, a consulta médica é importante, principalmente se ocorrer em apenas um dos seios e houver dor, vermelhidão e transpiração em toda superfície ou apenas numa parte dela
Dores na Região da Mama:
Nas primeiras etapas do câncer de mama, é pouco comum sentir dor nas mamas ao apertar ou apalpar um pouco os seios.
No entanto, quando a doença começa a avançar, é muito comum sentir sensibilidade e dor nos seios ao tocá los.
É importante lembrar que devemos ficar atentas para não confundi-la com a dor que aparece todos os meses por causa da tensão pré-menstrual, ou por alguma infecção como a mastite.
Ferida na Região dos Seios:
Alguns dos sintomas mais comuns de câncer de mama é a presença de uma ferida ou úlcera que não cicatriza, é bom ficar em alerta e procurar um médico.
Sensibilidade ou Secreção:
Este é um dos principais sintomas de câncer de mama que podem indicar um câncer.
Pois, sentir os seios sensíveis não é normal e, além desse sintoma, o câncer da mama pode apresentar algumas manchas de sangue nos seios.
Alterações no Bico do Peito:
Se você não tem nenhum defeito de nascimento em seus mamilos e perceber que ele começou a se retrair, ser puxado para dentro como um dedo de luva revirado ou engrossar, tendo ou não dor, talvez seja um sinal do câncer de mama.
Mudança na Pele ao Redor do Mamilo:
Se você perceber que a pele que fica ao redor do peito está mais quente, escamosa, vermelha ou inchada, também deve procurar ajuda.
Afundamento do Mamilo:
Ao examinar os seios, é muito importante observar com atenção os mamilos para verificar se estão normais e não apresentam nenhuma alteração.
A retração ou afundamento dos mamilos é um sintoma quase evidente de câncer de mama.
Nódulos nos Seios:
A maioria dos nódulos costuma ser benigna, mas mesmo assim devemos ficar atentas.
Durante anos fomos advertidas de que os nódulos nos seios podem estar alertando-nos em relação a um câncer.
No entanto, a sua aparição nem sempre indica câncer de mama, já que eles também podem surgir por uma infecção ou cistos.