Os sintomas do excesso de vitamina C são importantes, pois, a Vitamina C é um nutriente essencial necessário para várias reações metabólicas.
Os seres humanos não fabricam Vitamina C, a qual é obtida pela alimentação e suplementos vitamínicos. A Deficiência de Vitamina C no organismo causa escorbuto.
A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos.
Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar as espécies reativas de oxigênio em formas inertes.
É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.
A Vitamina C é um poderoso antioxidante, que possui a grande capacidade de anular a ação dos radicais livres, dessa forma, pessoas acostumadas a consumirem regularmente alimentos ricos em Vitamina C, estão bem protegidas de problemas de saúde causados pela contaminação do meio ambiente.
As vitaminas são conhecidas há muito tempo e o conceito de que são absolutamente necessárias para a saúde perfeita faz parte da tradição popular.
Todos nós, muitas vezes na vida, ouvimos dizer “coma essa fruta, porque tem muita vitamina”, ou que Vitamina C é um santo remédio para gripes e resfriados ou, ainda, que algumas vitaminas ajudam a retardar o envelhecimento.
Na época das caravelas que se dirigiam ao Novo Mundo, os marinheiros tinham escorbuto, uma doença provocada pela carência de Vitamina C e que se manifestava quando eles deixavam de comer alimentos frescos, como frutas e verduras. Abaixo, Confira algumas fontes de Vitamina C.
1. Limão:
O Limão e um dos principais Alimentos Ricos em Vitamina C. Pois, Apesar de possuir pouquíssima quantidade de Vitamina C, esta poderosa fruta não poderia ficar fora da lista.
Em 100 gramas de suco de limão é possível encontrar quase 40 mg do nutriente.
2. Laranja:
O alimento mais consumido como fonte de Vitamina C, contém sim uma quantidade significativa do nutriente, mas como vimos perde para outras opções mais ricas.
Uma porção de 130g de Laranja (uma unidade média) contém 70 mg de Vitamina C, isso equivale a dizer que em 100 g da fruta encontramos 54 mg da vitamina.
3. Kiwi:
A frutinha verde chega a ganhar da famosa Laranja na contagem de Vitamina C. Uma unidade contém 95mg do nutriente.
Vale lembrar que consumir essa fruta in natura é sempre a melhor maneira de obter o máximo de nutrientes que ela pode oferecer.
4. Mamão:
O mamão e um dos principais Alimentos Ricos em Vitamina C. Pois, Uma porção de 270g (uma unidade média) fornece 165 mg de vitamina C, o mesmo que 61 mg em 100g.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Outros alimentos ricos em vitamina C :
- Abacate
- Agrião
- Alface
- Ameixa
- Aspargo
- Banana (Benefícios da banana para a saúde)
- Berinjela
- Beterraba
- Cenoura
- Couve
- Couve-Flor
- Ervilha
- Espinafre
- Framboesa
- Fígado de boi/vaca | Fígado de frango | Fígado de porco
- Leite de vaca | Leite de cabra
- Maçã
- Manga
- Maracujá
- Melancia
- Ostras
- Pepino
- Pera
- Repolho
- Repolho Roxo
- Salsa | Salsinha
- Tangerina
- Uva (Benefícios da Uva Para Saúde)
Agora que conhecemos o quais são os Alimentos ricos em vitamina C, veja os 10 Sintomas do excesso de vitamina C no Organismo.
Sintomas do excesso de vitamina C no organismo:
Respeitar a quantidade diária recomendada de Vitamina C no organismo é ideal para manter a saúde em dia. O seu excesso pode causar inúmeros malefícios à saúde, dentre eles:
- Indigestão;
- Diarreias;
- Vômito;
- Náuseas;
- Dores de cabeça;
- Rubor no rosto;
- Insônia;
- Fadiga;
- Hemocromatose (absorção exagerada e perigosa de ferro pelo organismo).
Conclusão:
A Vitamina C é segura para a maioria de nós. além disso, É muito melhor consegui-la por meio de alimentos naturais, ao invés de suplementos.
Pessoas que tomam Vitamina C em forma de suplemento correm maior risco de exceder e experimentar efeitos colaterais, onde os mais comuns são problemas digestivos. No entanto, complicações mais graves como a sobrecarga de ferro e cálculos renais, também podem ser causados pelo excesso da Vitamina C.
Para que isso não aconteça, simplesmente evite suplementos de Vitamina C. A menos que você tenha deficiência de Vitamina C, que raramente acontece em pessoas saudáveis.