Os Sintomas que o Nosso Corpo Envia Para Indicar que Algo Não Está Bem, como rachaduras na boca, queda de cabelo ou até mesmo olheiras. Alem disso, esses sintomas que parecem inofensivos podem ser um sinal de alerta para problemas de saúde, quando a cintura passa a medir a partir de 80 cm em mulheres e 84 cm em homens, pode indicar um risco aumentado de desenvolver diabetes e uma doença chamada síndrome metabólica.
Este risco é substancialmente maior se a cintura aumentar até 88 cm em uma mulher ou 102 cm em um homem. Com a obesidade, aumenta a incidência de diabetes, que causa cansaço, problemas de concentração, urina mais frequente, e, a longo prazo, pode afetar nossa visão, circulação e a expectativa de vida. A prevenção é fundamental e manter a cintura em forma ajuda.
Exercício físico regular e uma boa dieta podem manter isso sob controle, mas o ideal é sempre consultar seu médico e fazer um teste para diabetes tipo 2. Então, confira, Os 10 Sintomas que o Nosso Corpo Envia Para Indicar que Algo Não Está Bem!
Manchas Amarelas em Torno dos Olhos: Esta é uma condição conhecida como xantelasma e existe devido a depósitos de gordura sob a pele. Pode ser sinal de que o seu nível de colesterol está elevado. Um exame de sangue, geralmente feito em jejum, pode dizer se é o caso.
Dependendo da causa, intervenções dietéticas e exercícios podem ajudar a reduzir as manchas. O colesterol pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de problemas no coração ou no cérebro, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, respectivamente.
Círculos Escuros ao Redor dos Olhos: Não dormir o suficiente pode contribuir para as famosas olheiras, mas elas também podem ser sinal de alergias e, frequentemente, por coçar os olhos ou esfregar o nariz. Descobrir o motivo é o importante, como por exemplo, saber se há influência de ácaros e limitar sua a exposição a eles para ajudar.
Se a coceira é frequente, medicamentos antialérgicos podem minimizar o problema. Pesquisas sugerem que probióticos podem ajudar a aliviar algumas alergias.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Coceira nos Pés: O ambiente úmido, como fazer exercícios físicos ou natação pode aumentar infecções fúngicas, fazendo com que os pés comecem a coçar. É possível surgir uma erupção cutânea branca, escamosa ou úmida entre os dedos dos pés ou sob os pés. Um creme antifúngico pode ajudar no tratamento, mas boa higiene e pés arejados e livres ajudam com a cura e evitam a recorrência.
Fissuras nos Cantos da Boca: Isso geralmente é um sinal de que o corpo precisa de mais alimentos ricos em vitaminas B e ferro, tais como verduras, carnes magras e ovos. Depois de secos e rachados, os lábios podem infeccionar. O tratamento tópico e hidratação geralmente resolvem o problema.
Erupções Cutâneas com Muita Coceira: Se esta condição não apresentar melhora alguma com os cremes vendidos em farmácias, pode ser um sinal de doença celíaca. Esta é uma condição de sensibilidade ao glúten, fazendo o corpo reagir à proteína presente nos alimentos, afetando o revestimento do intestino, tornando difícil absorver nutrientes.
A pele pode ser afetada e, dependendo da gravidade, podem ocorrer lesões crônicas no intestino. É importante descobrir se a pessoa tem tal condição e, assim, evitar estritamente o consumo de glúten. O médico pode fazer um simples exame de sangue para detectar a doença celíaca.
Queda de Cabelo: Os níveis de ferro podem estar baixos ou abaixo do normal, causando a queda de cabelo. Geralmente acontece em quem consome poucos produtos de origem animal, ricos em ferro, podendo até levar à anemia. Ter um problema na tireoide também pode afetar o cabelo.
Um exame de sangue pode detectar a causa real, mas aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, ou tomar um suplemento, pode ajudar, caso este seja o problema.
Unhas Quebradiças: Isso geralmente acontece por umidade frequente. Hidratar as unhas regularmente pode ajudar, além da utilização de um suplemento com biotina (vitamina B7). Por vezes, pode ser um sinal de infecção fúngica, psoríase, problemas de tireoide ou artrite.
Mas, geralmente, casos mais graves dessas doenças são acompanhados de outros sintomas, como erupção cutânea, fadiga e dor nas articulações, respectivamente.
Constipação Estomacal: Isto pode ser um sinal de seu corpo dizendo-lhe para aumentar a fibra e a água em sua dieta. A maioria das pessoas nem chega perto da ingestão diária recomendada de fibras. O tipo de fibra também é importante para prevenir a constipação e excesso de gases. Precisamos tanto das fibras insolúveis (como grãos) quanto das solúveis (incluindo a aveia) para prevenir a constipação e ajudar a diminuir os níveis de colesterol.
As fibras solúveis são mais propensas a causar gases e inchaço, no entanto, o consumo equilibrado pode evitar que isto seja problemático. Se isso acontecer, o corpo gradualmente irá se adaptar com o tempo.