Os Alimentos que Ajudam Diminuir o Açúcar no Sangue e auxilia no tratamento da diabetes. Além disso, hoje em dia, todo mundo sabe que a má alimentação pode ser um fator de risco para uma série de doenças, como as ligadas à saúde do coração, a obesidade, o diabetes, entre outras.
O diabetes é caracterizado pelos altos níveis de glicose (açúcar) no sangue. Tanto a prevenção quanto o controle dessas doenças podem ser feitas com o auxílio de fontes naturais por meio da ingestão regular de alguns alimentos que ajudem a controlar esses níveis de açúcar no sangue. Então, confira agora Os 11 Alimentos que Ajudam Diminuir o Açúcar no Sangue:
Amêndoa: Além de ser uma opção fácil de lanchinho, estudos indicam que a amêndoa auxilia na perda de peso, pois é rica em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras.
Chia: a semente de chia é rica em fibras que ajudam na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, também pode auxiliar no controle do colesterol sanguíneo e da pressão arterial. Essa semente também é fonte de ômega-3, que é anti-inflamatório, magnésio, potássio, ácido fólico, ferro e cálcio.
Canela: a canela é uma especiaria apontada como melhoradora da resposta à insulina – hormônio responsável por levar o açúcar que está na corrente sanguínea para dentro das células. Essa melhora na resposta à insulina significa melhora no controle da glicemia.
A canela também pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e a controlar os níveis de colesterol no sangue. Isso sem contar o poder termogênico, que pode auxiliar na perda de peso. Meia colher de chá por dia, durante 20 dias, já ajuda, em torno de 20%, na melhora da resposta à insulina.
Blueberry (Mirtilo): o consumo de uma pequena dose diária de mirtilos favorece a melhora da resposta à insulina por causa da presença de compostos bioativos. Isso beneficia mesmo indivíduos com alto risco de desenvolvimento do diabetes.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Azeite de Oliva: o azeite de oliva é rico em ácidos graxos ômega-9, que auxiliam no controle do colesterol e previnem doenças cardiovasculares. Além disso, essas gorduras boas auxiliam no controle do acúmulo de gordura da região abdominal e melhoram a resistência à insulina.
Especiarias: uma mistura com várias especiarias (utilizadas como temperos naturais) mostrou em um estudo melhorar o metabolismo da glicose e do colesterol. Algumas especiarias, como o feno grego e a cúrcuma (açafrão), já são apontadas por vários estudos como antidiabéticas, e outras especiarias, como o coentro, o cominho, o gengibre, a mostarda e o curry, também mostram benefícios para a redução da glicose sanguínea.
Manga: a manga é uma fruta extremamente rica em diversas vitaminas e minerais, além de fibras. Um estudo americano indicou que o consumo diário de 10 gramas de manga liofilizada (ou 100 gramas da fruta fresca) pode reduzir o açúcar no sangue de indivíduos obesos.
Vinagre de Maçã: o vinagre de maçã possui propriedades digestivas (melhoram a digestão), mas também pode ajudar na regulação da glicose no sangue. Os efeitos para o controle da glicemia parecem ser mais evidentes em indivíduos pré-diabéticos do que em indivíduos com resposta normal à insulina.
Cerejas: são ricas em antocianina, um antioxidante que auxilia no controle da glicose. Além disso, esse antioxidante tem sido demonstrado como principal substância na prevenção de câncer de mama e de doenças cardíacas.
Abacate: antes apontado como vilão, hoje já se sabe que o abacate possui vários benefícios para a saúde. Fonte de gorduras boas, ajuda a retardar a liberação de açúcares no sangue e também regula a liberação da insulina, além de ser fonte de beta-sitosterol, que é um anti-inflamatório. Um quarto (¼) de abacate já traz inúmeros benefícios.
Pode ser usado também o óleo de abacate em vegetais cozidos e em saladas cruas.Além de inserir esses alimentos na sua dieta, é importante, também, controlar a ingestão de alimentos ricos em açúcares simples, que elevam a glicemia rapidamente, e o consumo exagerado em longo prazo pode trazer malefícios à saúde.
Ovos: pesquisadores relatam que o consumo de ovos regula o apetite, além de impedir grandes flutuações nos níveis de glicose e de insulina. O ovo é rico em proteínas, que auxiliam no controle da fome, e pode ser um aliado no emagrecimento. Prefira o seu consumo cozido.