A acerola é uma fruta tropical de cor vermelha que possui um sabor ácido-azedo e o cheiro é semelhante ao da maça.
A acerola é rica em antioxidantes (incluindo a vitamina C e antocianinas ), cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.
A acerola (Malpighia emarginata) é um arbusto frutífera tropical pertencente à família Malpighiaceae.
Nativa do sul do México, América do Sul e América Central, é popular por seus frutos comestíveis que tem incrível saúde e valores medicinais.
A fruta madura é amarela – laranja ou vermelho brilhante na cor e tem um aroma maravilhoso e um gosto doce e azedo.
Além da vitamina C, a acerola também é rica em vários outros nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, o que o torna um alimento nutritivo e saudável.
A Acerola, também conhecida como “cereja de Barbados”, é um arbusto perene encontrado em regiões tropicais em todo o mundo, incluindo o sul dos Estados Unidos.
A Acerola tem centenas de anos de história como medicina tradicional na Amazônia.
Valor Nutricional da Acerola
Acerola é uma fruta livre de gordura e baixa caloria.
As porções de 100 gramas da Acerola fornecem apenas 32 calorias. Como mencionado anteriormente, a Acerola é mais conhecida pelo seu alto teor de vitamina C.
A Acerola contém 65 vezes mais a vitamina C do que a laranja. A vitamina A é outro nutriente que está presente em boas quantidades nesta fruta.
As bagas também contêm pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, como a niacina, riboflavina, ácido fólico e ácido pantotênico.
A acerola contém vários compostos polifenólicos que possuem propriedades antioxidantes fortes.
Estes compostos eliminam os efeitos negativos dos radicais livres e protege seu corpo de envelhecimento, doenças degenerativas, inflamação e doenças fatais como o câncer.
Além destes nutrientes, a acerola também contém os minerais essenciais, como Potássio, Magnésio, Ferro, Zinco, Cálcio, Fósforo e Cobre.
A acerola tem sido comprovada por ter inúmeros benefícios para a saúde, melhorar a imunidade, melhorar o metabolismo, melhorar a visão, reduzir a pressão arterial , reduzir o peso, para citar alguns.
Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios da acerola para saúde.
Acerola para que serve
A Acerola é uma fruta rico em vitamina C, vitamina A, tiamina, riboflavina e niacina.
A fruta é usada para tratar ou prevenir o escorbuto, uma doença causada pela deficiência de vitamina C.
A acerola também é usado para prevenir doenças cardíacas, “endurecimento das artérias” (aterosclerose), coágulos sanguíneos e câncer.
Algumas pessoas o usam para tratar resfriados comuns, úlceras de pressão, sangramento ocular (hemorragias retinianas), cáries, infecções gengivais, depressão, febre do feno e distúrbios do colágeno.
Confira abaixo os principais benefícios da acerola para a sua saúde;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Ajuda a emagrecer;
- Melhora a saúde da pele;
- Combate doenças cardiovasculares;
- Previne o câncer;
- para gripe;
- para gestantes;
- Previne a diabetes;
- Melhora a visão;
- Oferece energia ao corpo;
- Melhora o funcionamento da tireoide;
- Previne e trata problemas gastrointestinais.
Benefícios da Acerola
Diabéticos:
Acerola é uma excelente fonte de polifenóis antioxidantes que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Os estudos indicam que estes compostos regulam a glucose sanguínea por abrandar a libertação de glicose na corrente sanguínea.
Isso ajuda na prevenção de picos desnecessários e cai nos níveis de açúcar no sangue, o que é perigoso para as pessoas que sofrem de diabetes.
Também foi descoberto que o consumo regular de acerola pode ainda prevenir o aparecimento de diabetes.
Um estudo sobre os efeitos do suco de acerola no perfil da glicemia e o metabolismo lipídico em ratos mostrou que quando os ratos induzidos com diabéticos foram tratados com o suco de acerola, teve uma diminuição significativa nos níveis de glucose, triglicéridos e colesterol.
Também foi observado um aumento no HDL ou colesterol bom. Segundo este estudo, o suco de acerola pode ter o potencial para ajudar no tratamento, bem como na prevenção de diabetes e suas complicações associadas.
Sistema Imunológico:
A ingestão regular de acerola pode ajudar a melhorar o funcionamento do seu sistema imunológico.
Esta fruta contém altos níveis de Vitamina A e Vitamina C, ambas as quais estimulam a produção de novas células brancas do sangue, que desempenham um papel vital em destruir as partículas estranhas e micróbios que invadem seu corpo e causam doenças.
Prevenção de doenças Crônicas:
A vitamina C na Acerola promove a saúde a longo prazo, reduzindo o risco de doenças crônicas. Acerola reduz os riscos de diabetes e evita o risco de AVC.
O consumo de cerca de 500 miligramas de vitamina C (inferior à quantidade presente em meia xícara de cereja Acerola pode melhorar as reações dos vasos sanguíneos. Isso é benéfico, especialmente se você está sofrendo de uma doença cardiovascular.
O presente de vitamina A na Acerola também apoia a visão e é bastante útil contra a cegueira, o que está relacionado com uma deficiência de vitamina A.((https://www.jstor.org/stable/4287902?seq=1))
Para a Pele:
A presença de quantidades elevadas de antioxidantes e Vitamina C, faz com que a acerola seja extremamente benéfico para a pele.
Na verdade, várias marcas de cuidados da pele populares começaram a incorporar os extratos de acerola em muitos de seus produtos de cuidados da pele.
Os danos dos radicais livres das células da pele pode acelerar o envelhecimento da pele.
A Vitamina C é um antioxidante poderoso que tem a capacidade de neutralizar os efeitos negativos destes radicais livres e prevenir o aparecimento de sinais como linhas finas, rugas e manchas escuras.
Ele aumenta a produção de colágeno e elastina, que por sua vez melhora a elasticidade e flexibilidade da pele. O consumo regular de acerola ajuda a melhorar o brilho e o tom da pele.
Os nutrientes em acerola hidrata a pele e melhora a sua capacidade de reter umidade.
A Vitamina A presente na acerola nutre a pele, protege a pele dos danos do sol e promove a cicatrização de feridas rápida e recuperação.
É uma excelente fonte de vitamina A:
A vitamina A é um nutriente importante encontrada na acerola.
A vitamina A desempenha um papel importante na saúde dos olhos, o crescimento normal e desenvolvimento em curso, a produção de células vermelhas do sangue e no fortalecimento do sistema imunológico.
Contra o Câncer:
A acerola é rico em vitamina C e compostos bioflavonóides que mostram fortes propriedades antioxidantes.
Os antioxidantes desempenham um papel importante na eliminação dos efeitos prejudiciais dos radicais livres que causam danos no DNA e provocam mutações celulares que conduzem a doenças perigosas como câncer.
De acordo com um estudo de 2002 publicado em Jornal da ciência nutricional, a acerola pode ser útil na proteção contra o câncer de pulmão.
Verificou-se que o extrato obtido de acerola ajuda a retardar a propagação do câncer de pulmão através da regulação do crescimento anormal de células.
Antienvelhecimentos:
A acerola é uma das melhores frutas antienvelhecimento disponíveis em todo o mundo.
Esta propriedade de acerola pode ser atribuída à presença de quantidades elevadas de Vitamina C e outros antioxidantes.
Estes nutrientes retardam o processo de envelhecimento, ajudando o seu corpo a lutar contra os danos dos radicais livres e estresse.
A Vitamina C estimula a produção de colágeno, que melhora a elasticidade e flexibilidade da pele, dando-lhe uma aparência jovem.
Acelera o metabolismo:
Se você quer seu corpo trabalhar seu melhor então você precisa de assegurar-se de que você tenha uma taxa metabólica saudável. A melhor maneira de regular o seu metabolismo é com b-vitaminas.
A lista de metabolismo b-vitaminas amigáveis inclui niacina, riboflavina e ácido fólico. Mantêm seu corpo funcionar liso e, o melhor de tudo, são encontrados na abundância em Acerola .
Um metabolismo saudável tem um monte de benefícios tudo por conta própria. Para um começo um metabolismo saudável ajuda-o a controlar seu peso processando o alimento e o desperdício eficazmente.
Para a Digestão:
Os alimentos que contêm fibras melhoram a digestão e ajudam a prevenir vários tipos de distúrbios digestivos.
Embora acerola não seja uma rica fonte de fibras, a pouca quantidade de fibras que contém é suficiente para dar a sua saúde digestiva um impulso.
Os outros nutrientes no fruto, como vitaminas e minerais, também melhoram o equilíbrio de sua flora intestinal e promove uma melhor digestão.
Saúde dos Olhos:
A acerola é rica em carotenoides, tais como luteína, beta-caroteno e beta-criptoxantina, todos os quais proporcionam efeitos benéficos para os olhos.
Estes nutrientes não só melhoram a sua saúde dos olhos, mas também pode ajudar a melhorar a visão noturna, impedindo o desenvolvimento de cataratas, retardando o início de degeneração macular relacionada com a idade e reduzindo o risco de condições como a retinite pigmentosa.
Os estudos confirmaram que a quantidade de carotenoides presentes na acerola é comparável à quantidade contida nas frutas como papaia e tomates.
Coração Saudável:
A acerola atua como um cardiotônico e ajuda a fortalecer o coração e mantê-lo saudável.
Ele é uma excelente fonte de potássio, que é um vasodilatador que dilata os vasos sanguíneos e facilita o fluxo fácil do sangue.
Isto ajuda a reduzir a pressão do sangue e reduz a tensão sobre o sistema cardiovascular.
Esta fruta também tem a incrível capacidade de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides no sangue.
A acerola também é rica em antioxidantes que reduzem o estresse oxidativo lutando contra os radicais livres nocivos.
Estas propriedades de acerola é benéfica na proteção de doenças contra o coração como a aterosclerose e ataques cardíacos.
Preveni o Estresse:
Estudos sugerem que a vitamina C tem o poder de melhorar seu humor e reduzir problemas mentais como estresse, ansiedade e depressão.
Como a Acerola é uma rica fonte de vitamina C, seu consumo regular pode ajudar a elevar seu humor.
A vitamina C aumenta o transporte de sangue através do sistema microvascular, o que é muito importante porque as células cerebrais recebem oxigênio e nutrientes através de alguns desses vasos sanguíneos microvasculares.
A pesquisa indica que o dano a esses vasos sanguíneos pode afetar os níveis de ansiedade e humor. Esses resultados mostram que comer alimentos ricos em vitamina C como a Acerola pode aumentar seu humor e prevenir o estresse e a ansiedade.
Acerola para gestante:
Acerola para gestante tem contraindicação? pelo contrario, um copo de suco natural desta fruta é suficiente para atender à necessidade de vitamina C da gestante.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Além disso, ela contém 5 vezes mais vitamina C do que a laranja, que é cerca de 235 mg.
Fonte em Antocianinas:
A Acerola cereja é uma boa fonte de antocianinas, como outras bagas. As antocianinas foram observadas rigorosamente pela comunidade médica por causa de seus muitos benefícios.
Verificou-se que as antocianinas possuem muitas propriedades promotoras da saúde . Diferentes experiências realizadas no laboratório mostraram que as antocianinas são bastante benéficas na prevenção de diferentes tipos de doenças, incluindo diabetes, câncer, inflamação, envelhecimento, infecções de bactérias e distúrbios neurológicos.
Previne o câncer de pulmão:
Aumenta a proteção contra o câncer de pulmão, segundo um estudo de 2002. Além disso, Testes em camundongos revelaram que o extrato de acerola ajudou a regular o crescimento de células anormais para retardar a propagação do câncer de pulmão.((https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6098779/))
Emagrece:
A acerola possui um baixo teor calórico e de gordura, o que pode ser consumida como um lanche perfeito quando você estiver com uma dieta de perda de peso.
Este fruto é capaz de aumentar a taxa de metabolismo, que por sua vez conduz à queima de calorias extra.
Consumir acerola em uma base regular é, portanto, uma ótima maneira de prevenir a obesidade e manter um peso saudável.
Para o cabelo:
Embalado com uma vasta gama de nutrientes, a acerola oferece muitos benefícios para o seu cabelo também.
Acerola é um ingrediente em produtos para o cabelo, pois ajuda na redução e prevenção de perda de cabelo.
Ele contém flavonoides e carotenoides que promovem a regeneração celular, o que o torna um remédio eficaz para a perda de cabelo.
Os nutrientes em acerola estimulam os folículos pilosos e suporta o crescimento do cabelo. Também inibe a queda do cabelo e pode até mesmo ajudar a reverter a perda de cabelo.
A acerola hidrata o cabelo, rejuvenesce-a e dando-lhe uma aparência saudável e brilhante.
É rica em vitaminas do complexo B:
Possui micronutrientes, tais como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio e magnésio.
Produção de Colágeno:
Estudos descobriram que o conteúdo de Vitamina C da Acerola pode produzir colágeno suficiente em nosso corpo, o que é necessário para combater o envelhecimento e aumentar o desempenho das pessoas esportivas.
Melhora o Seu Humor:
Estudos sugerem que a Vitamina C tem o poder de melhorar o seu humor e reduzir os problemas mentais, como estresse, ansiedade e depressão.
A acerola é uma rica fonte de Vitamina C, o seu consumo regular pode ajudar a elevar o seu humor.
A Vitamina C aumenta o transporte de sangue através do sistema microvascular, o que é muito importante, porque as células do cérebro recebe oxigênio e nutrientes através de alguns destes vasos sanguíneos microvascular.
Uma pesquisa indica que os danos a estes vasos sanguíneos podem afetar os níveis de ansiedade e de humor.
Estes resultados mostram que a ingestão de alimentos ricos em Vitamina C como acerola pode impulsionar o seu humor e evitar o estresse e a ansiedade.
Não só é a acerola uma deliciosa fruta, mas contêm a quantidade mais elevada de Vitamina C quando comparados com outras frutas.
A Vitamina C estimula o sistema imunológico e é um antioxidante, o que ajuda a combater os radicais livres e prevenir muitos problemas de saúde graves.
Alivia o estresse oxidativo:
Em um estudo de laboratório publicado em 2011, os pesquisadores descobriram que o extrato da acerola pode lutar contra o estresse oxidativo (um processo relacionado com o envelhecimento associado a uma série de doenças graves).
Problemas Gastrointestinais:
O alto teor de fibra alimentar da Acerola pode manter todo o nosso sistema gastrointestinal saudável, facilitando os movimentos intestinais e a limpeza dos intestinos.
Contra Doenças Cardiovasculares:
A Acerola é capaz de manter nosso sistema cardiovascular forte, regulando o nível da pressão arterial e normalizando o ritmo cardíaco.
O extrato da Acerola também é conhecido por prevenir as doenças das artérias coronárias, aterosclerose e trombose.
Previne o Escorbuto:
Sendo uma rica fonte de vitamina C, a acerola pode pôr um fim ao escorbuto, que é causado devido à deficiência desta vitamina.
Acerola é rica em Nutrientes:
Além de vitaminas C e A, a acerola também é carregada com vários outros nutrientes que são essenciais para manter a funcionalidade normal do nosso sistema.
Estes incluem vitaminas do complexo B (B1 ou tiamina, B2 ou riboflavina, B3 ou niacina, B5 de ácido pantoténico, B9 ou ácido fólico, etc), minerais e eletrólitos (ferro, magnésio, potássio, cálcio, zinco, cobre, fósforo, etc.), ácido málico, açúcares (sacarose, frutose, dextrose, etc.), fibras dietéticas, proteínas, lipídios, ácidos gordos, etc.
Acerola para gripe:
A acerola para gripe é bom? Além do limão e a laranja, a acerola é rica em vitamina C, o que estimula o bom funcionamento das células de defesa do corpo. 1 copo de acerola por dia, preveni gripes e resfriados.
Combate os radicais livres:
A vitamina C encontrada na Acerola serve como um bloco de construção para a glutationa “mestre antioxidante” do corpo. Glutathione trabalha em conjunto com os outros carotenóides antioxidantes e bioflavonoides na Acerola para combater os radicais livres.
Os radicais livres são subprodutos do metabolismo celular que podem causar células saudáveis para mutar. Portanto, esses antioxidantes desempenham um papel benéfico na saúde celular.
Como consumir a Acerola
Frutas frescas e sucos:
A melhor maneira para consumir a fruta acerola é recém tirada da árvore ou então em forma de sucos.
Você pode comprar produtos processados de acerola, como frutas congeladas ou concentrado congelado.
Pó de Acerola:
O Pó de cereja de acerola em pó está se tornando uma forma popular de colher os benefícios desta superfruta. Ele pode ser adicionado a smoothies ou usado para um suco emagrecedor.
Você pode facilmente misturar acerola em pó em um shake de proteína ou smoothie ou simplesmente misturá-lo em um copo de água ou suco.
Cápsulas:
Outra alternativa de como colher os benefícios da acerola, e cápsulas de pó de cereja.
Extrato Líquido:
Você pode encontrar o extrato de acerola sozinho, mas é mais provável encontrá-lo em extratos combinados com outras ervas e ingredientes.
Receitas com Acerola
Como fazer suco de acerola
Ingredientes:
- 1 Copo de acerolas maduras 250 ml ou 2 embalagens de polpa de acerola
- 1 Copo de água gelada 250 ml
- 2 Colheres de sopa de mel
- 2 Colheres de sopa de suco de limão
- Gelo picado (opcional)
Como fazer:
- Para fazer o suco de acerola comece por lavar bem as acerolas e coloque-as no liquidificador, junte o suco de limão, o mel e por fim a água.
- Ligue o liquidificador e bata tudo por 2 a 3 minutos.
- Desligue o liquidificador, passe o suco de acerola por um coador, disponha em 2 copos e acrescente o gelo picado.
Como fazer geléia de acerola
Ingredientes:
- Açúcar cristal 1 1/2 xícaras (chá)
- Acerola 1 1/2 quilos
- Água 2 xícaras (chá)
- Limão 1 unidade
Como fazer:
- Lavar as acerolas e leve para cozinhar em água, com a casca e até o cabinho (se tiver), em uma panela alta, pois forma muita espuma.
- Depois de bem cozida (cerca de 40 minutos), passe as acerolas no espremedor de batatas.
- Assim já vai amassando e retirando somente a polpa.
- Leve ao fogo novamente, agora com a adição do açúcar e do suco de limão (ele vai dar brilho na geleia).
- Vai espumar mais um pouco e demorar aproximadamente 30 minutos para dar o ponto (quando a massa fica brilhante você percebe que já está no ponto de geleia).
- Quando quente ela vai parecer um pouco mole, mas ao esfriar fica com a a textura ideal.
- Coloque em vidros esterilizados e guarde na geladeira.
Como fazer pudim de acerola
Ingredientes:
- 3 ovos;
- 1 lata de leite moça;
- A mesma medida de leite;
- 1/2 xícara de água normal;
- 150 gramas de acerola – no meu caso, tiradas do pé na hora;
- 4 ou 5 colheres de açúcar (depende do gosto).
Como fazer:
- Primeiro, eu corto as acerolas e dispenso os caroços.
- Coloco a polpa na forma de pudim com 4 colheres de açúcar e 1/2 xícara de água.
- Até aqui, gastei mais ou menos 10 minutos.
- Levo ao fogo baixo e deixo cozinhar até virar uma calda grossa.
- Se necessário, acrescento mais um pouco de água.
- Vai cozinhar por volta de 10 a 15 minutos. Mas dá pra ver quando está no ponto.
- Enquanto isso, bato no liquidificador os três ovos (clara e gema), o leite moça e o leite.
- Deixo batendo por uns 5 minutos.
- Com a calda pronta, despejo o pudim (o batido no liquidificador) sobre a calda e levo ao forno em banho-maria até morenar – mais ou menos 60 minutos.
- Deixo esfriar, desenformo e boto na geladeira.
- Depois, É MANDAR VER!!!
Como fazer mousse de acerola
Ingredientes:
- 593, 5 g (equivalente a duas latas e meia de leite condensado)
- 400 g (equivalente a 2 caixas de creme de leite)
- 500 ml de polpa de acerola
Como fazer:
- Passe a acerola no liquidificador e triture (tem ficar um suco bem cremoso).
- Coloque suco bem cremoso da acerola na batedeira.
- Depois, coloque o leite condensado e o creme de leite sem soro.
- Bata até ficar bem cremoso e consistente.
- Depois coloque em um refratário onde possa ir ao freezer.
- Depois só decorar e pronto.
Como fazer bolo de Acerola
Ingredientes:
- Açúcar 2 xícaras (chá)
- Margarina 1 xícara (chá)
- Ovo 4 unidades
- Farinha de trigo 3 xícaras (chá)
- Acerola 250 gramas
- Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
Como fazer:
- Coloque a acerola no liquidificador com um pouquinho de água – tem que ser o bastante somente para bater e formar uma polpa grossa.
- Coe essa polpa e separe 1 xícara desse suco concentrado para usarmos na massa do bolo.
- No liquidificador coloque a margarina, os ovos, o açúcar, a polpa da acerola e bata bem.
- Junte a farinha aos poucos (se o liquidificador não aguentar, misture na mão mesmo) e por fim o fermento.
- Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar a 180ºC por cerca de 40 minutinhos.
Como plantar um pé de acerola?
Como plantar acerola em casa
Afinal, como plantar acerola? Plantio Deve ser realizado, preferencialmente, no início ou durante os meses da estação das chuvas, em solos profundos, areno-argilosos e bem drenados.
Exceto no inverno, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, se houver disponibilidade de irrigação no cultivo da fruteira. abaixo, assiste o vídeo de como plantar acerola.
Como plantar acerola em vaso
A acerola (malpighia emarginata), é um arbusto ou arvoreta que pode atingir 3 metros de altura e é super bem adaptado ao clima brasileiro.
sua principal característica é possuir um fruto riquíssimo em vitamina C que pode ser consumido fresco ou na preparação de sucos e doces.
Afinal? tem como plantar acerola em vaso? sim, tem. confira no vídeo abaixo:
Como plantar acerola de galho
Efeitos colaterais da Acerola
A Acerola é POSSIVELMENTE SEGURO para a maioria dos adultos. Pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo náuseas, cólicas estomacais, sonolência e insônia. Doses muito altas podem causar diarreia. É, há alguns cuidados com:
Gota:
a vitamina C da acerola pode aumentar os níveis de ácido úrico e piorar a gota.
Pedras nos rins (nefrolitíase):
Em grandes doses, a acerola pode aumentar a chance de desenvolver pedras nos rins. Isso é por causa da vitamina C da acerola.