Spirulina é uma alga azul-verde mais conhecida como um suplemento dietético popular. Ela é cultivada comercialmente e podem ser encontrado em forma de pílula, pó e em forma de comprimidos.
Benefícios:
1. Previne do câncer:
Os potentes antioxidantes presente na spirulina ajudam a reduzir o risco de câncer. Pois, estudos laboratórias mostraram que a spirulina teve resultados significativos na redução do câncer. E em 2009 uma equipe de pesquisa chinês, publicou em “Biomedicina e Farmacoterapia“ que a spirulina em combinação com Selênio poderia ajudar na prevenção do câncer de mama. Além disso, estudos realizados mostraram que a Spirulina podem ter um efeito significativo sobre o câncer do fígado, diminuindo a ocorrência de tumores no fígado a partir de 80% a 20%.
2. É rico em antioxidante:
A spirulina é uma rica fonte de antioxidantes, incluindo a Vitamina E, Selênio, carotenóides e ácidos fenólicos. Além disso, Os Antioxidantes ajudarm na proteção do corpo contra o câncer, doenças cardíacas, envelhecimento precoce e outras danos que os radicais livres podem fazer às células e ao DNA.
3. Combate infecções:
Estudos realizados mostraram que a spirulina combate as infecções. Ela provou ser eficaz contra o herpes, Gripe e o HIV.
4. É um agente antibiótico e antimicrobiano:
Estudos em laboratório descobriram que a spirulina ajudam na destruição de bactéria e vírus. Além disso, Ela pode ser eficaz contra a Gripe, papeira, sarampo, herpes simples, o HIV e entre outros. Ela também estimula a produção de macrófagos no sistema imunológico, o que aumenta o combate de patógenos invasores.
5. Melhora a saúde respiratória:
Vários estudos descobriram que a spirulina podem ajuda a fornecer um alívio para pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica. Um estudo de 2001 publicado no “jornal de alimentos funcionais nutracêuticos“ descobriu que apenas 1 grama de spirulina por dia pode ajudar a melhorar a função pulmonar em pessoas com asma e brônquica.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Além disso, um outro estudo de 2005 do “Jornal de Medicina de Food“ mostraram que a spirulina é bastante benéfica para pessoas com rinite alérgica. Aparentemente, pode reduzir os níveis de citocinas e inibir a libertação de histamina, que afetam a resposta alérgica.
6. Melhora o sistema imunológico:
A spirulina mostrou ser capaz de estimula a produção de anticorpos contra organismos patogênicos que afetam no sistema imunitário. Os testes em animais confirmam que ele pode combater infecções e doenças crônicas, estimulando o sistema imunológico.
7. Ajuda na proteção do fígado:
Estudos preliminares em animais mostraram que a spirulina ajuda a proteger o fígado. Pois, elea Ajuda a diminui a inflamação do fígado, inibe a peroxidação lipídica e diminui a acumulação de triglicéridos no fígado. Ela também pode proteger contra danos tóxicos de metais como chumbo e mercúrio.
8. Ajuda a tratar diabetes tipo 2:
Pode ajudar no tratamento de diabetes tipo 2. Demonstrou-se que pode reduzir a inflamação sistêmica, o que pode ajudar a reduzir a resistência à insulina. Além disso, Ela também pode alterar o perfil lipídico e aumentar o HDL (“bom colesterol”).
9. Melhora a saúde do coração:
Pode melhorar a saúde cardiovascular, em uma variedade de formas. Ela ajuda a melhorar o perfil lipídico, inibe a hipertensão e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos. Além disso, Ela tem sido eficaz no aumento do bom colesterol HDL e diminuição da tensão arterial. Um estudo em animais em 2007, descobriu que a Spirulina pode prevenir a hipertensão e proteger contra a aterosclerose.
10. Fortalece o cérebro:
As propriedades antioxidantes presente na spirulina ajudam a combater o stress oxidativo no cérebro e consequentemente ajuda na redução dos riscos de doença de Alzheimer, de Parkinson, e outras desordens neurodegenerativas.
11. É bom para a saúde dos olhos:
Estudos preliminares mostraram que a spirulina podem conter compostos que ajudam a prevenir doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular e catarata.
Efeitos colaterais:
Confira aqui »» Efeitos Colaterais da Spirulina