13 benefícios do betacaroteno para saúde e os alimentos ricos. Além disso, O beta-caroteno é um tipo de carotenóide, pigmento encontrado nas plantas que lhes confere cor intensa. É amarelo-alaranjado e é encontrado em alimentos amarelos, laranja e vermelhos.
O beta-caroteno se transforma em vitamina A no corpo. A vitamina A apoia a visão saudável, a imunidade e muitas outras funções vitais. Este artigo abordará os benefícios do beta-caroteno, como ele funciona e quais alimentos são excelentes fontes desse antioxidante.
O Betacaroteno e vários outros carotenoides são também conhecidos como “provitamina A”, pois atuam como precursores da produção de Vitamina A no organismo. Outros carotenoides, como licopeno, luteína e zeaxantina, não podem ser convertidos em Vitamina A. Cerca de 50% da Vitamina A em uma dieta vegetariana é fornecida pelo Betacaroteno e outros carotenoides.
O Betacaroteno é também produzido sinteticamente ou a partir do óleo de palma, algas e fungos. A Vitamina A está envolvida na formação de glicoproteínas. É essencial para a visão e é subsequentemente convertido em ácido retinóico, que é utilizado em processos como crescimento e diferenciação celular.
Os benefícios do Betacaroteno podem ser atribuídos ao fato de que ele está envolvido na formação de Vitamina A, que é vital para a manutenção saudável do muco das membranas e pele. Então, confira Os 10 Benefícios do Betacaroteno Para Saúde:
O que é beta-caroteno?
O beta-caroteno é um pigmento ou carotenóide derivado de plantas, fonte de vitamina A e um importante antioxidante natural.
Você o encontrará em muitos produtos vegetais, por exemplo, vegetais de folhas verdes e vegetais amarelos/laranja, bem como frutas de cor laranja.
Acredita-se que o beta-caroteno representa entre 30 e 35% da ingestão dietética de vitamina A das pessoas e, uma vez consumido, é convertido pelo organismo em vitamina A.
Este carotenóide específico é solúvel em gordura, o que significa que comer alimentos ricos em beta-caroteno com gordura, como azeite ou um punhado de nozes, pode ajudar seu corpo a absorvê-lo muito melhor.
Curiosamente, a pesquisa descobriu que a absorção de beta-caroteno de fontes vegetais está entre 5% e 65%.
Isto se deve ao teor de gordura versus fibra dos alimentos e seu impacto na absorção de beta-caroteno.
Benefícios do beta-caroteno
A seguir veja os principais benefícios do beta-caroteno para saúde.
1. Reduz a Inflamação
De acordo com um pequeno estudo piloto realizado para explorar o impacto do beta-caroteno nos ataques de asma induzidos pelo exercício, ele pode ter um efeito positivo. Um total de 38 pessoas receberam 64 mg de beta-caroteno durante uma semana.
Após este período, mais de metade (53%) deles estavam protegidos contra ataques de asma induzidos pelo exercício.
Outro estudo do beta-caroteno como tratamento para uma condição inflamatória descobriu que o beta-caroteno reduziu o risco de progressão da osteoartrite, mas não de forma consistente.
Enquanto isso, um estudo com 34 adultos com psoríase crônica em placas experimentou uma redução significativa na gravidade após tomar cápsulas que continham beta-caroteno.
2. Saúde cerebral
Devido ao fato de o estresse oxidativo poder envelhecer o cérebro, acredita-se que o beta-caroteno e suas propriedades antioxidantes possam ajudar a neutralizar essa atividade.
Um estudo específico envolvendo 6.000 pessoas descobriu que aqueles que tomavam suplementos de beta-caroteno por um longo prazo eram melhores em tarefas cognitivas.
Eles tinham melhor memória e função cognitiva em geral, especialmente se tomassem o medicamento há mais de 15 anos. Entretanto, uma análise de 7 outros estudos concluiu que o beta-caroteno, assim como a vitamina E e a vitamina C, podem reduzir o risco da doença de Alzheimer.
3. Propriedades antioxidantes
Antioxidantes como o beta-caroteno ajudam a combater os danos ao corpo no nível celular. Isso ocorre porque o beta-caroteno atua como um antioxidante – o que significa que ajuda a evitar que os radicais livres (moléculas instáveis) se acumulem no corpo e causem estresse oxidativo.
E isso é muito importante porque o stress oxidativo está ligado a uma série de doenças crónicas, como cancro, doenças cardíacas, doença de Alzheimer e muito mais.
Assim, uma dieta rica em beta-caroteno e outros antioxidantes pode ajudar a prevenir doenças crónicas.
4. Ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer
A pesquisa sugere que dietas ricas em alimentos ricos em antioxidantes como o beta-caroteno podem ajudar a proteger contra o desenvolvimento de certos tipos de câncer.
Isso inclui:
- câncer de mama na pré-menopausa,
- câncer de pulmão,
- câncer de pâncreas,
Em geral, os especialistas em saúde geralmente recomendam uma dieta rica em frutas e vegetais, cheios de vitaminas, minerais e compostos vegetais que trabalham juntos para apoiar a saúde, em vez de tomar suplementos de beta-caroteno.
5. beta-caroteno reduz o câncer de pulmão
Estudos realizado sobre se o beta-caroteno é eficaz em ajudar a reduzir o câncer de pulmão e estômago.
Uma meta-análise publicada no International Journal of Cancer apoiou relatórios de que 20 a 30 mg de beta-caroteno por dia podem aumentar o risco de câncer de pulmão e do estômago em fumadores e trabalhadores que trabalham com amianto.
No entanto, um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Yale em 2002 descobriu que o elevado consumo de frutas e vegetais, especialmente frutas e vegetais cheios de carotenóides, pode levar a uma redução no risco de cancro do pulmão.
6. Função cognitiva melhorada
Estudos mostraram que o beta-caroteno, como outros antioxidantes, pode melhorar a memória e a função cognitiva. Uma revisão de vários estudos descobriu que a suplementação de beta-caroteno a longo prazo teve efeitos positivos na função cognitiva e na memória.
Antioxidantes como o beta-caroteno podem ser muito úteis na redução dos sintomas da doença de Alzheimer e do declínio cognitivo relacionado à idade.
7. Saúde ocular
O beta-caroteno é um carotenóide pró-vitamina A, ou um nutriente que o corpo converte prontamente em vitamina A. A pesquisa descobriu que comer uma dieta rica em carotenóides, incluindo beta-caroteno, apoia a saúde ocular e previne doenças oculares.
Estudos demonstraram que pessoas com níveis elevados de carotenóides no sangue podem reduzir o risco de degeneração macular em até 35%.
Um estudo coreano encontrou uma forte ligação entre a ingestão de beta-caroteno e a redução do risco de degeneração macular em fumantes.
8. Proteção da pele
Estudos mostraram que os antioxidantes, incluindo o beta-caroteno, podem ajudar a manter a saúde e a aparência da pele e podem protegê-la contra a radiação UV do sol.
9. beta-caroteno para saúde óssea
Um estudo comparou a osteoporose e o risco de fraturas entre populações com níveis baixos e altos de beta-caroteno. Os resultados mostraram:
- A alta ingestão de beta-caroteno foi associada à baixa osteoporose em homens e mulheres.
- A alta ingestão de beta-caroteno foi associada a maior densidade mineral óssea (DMO) e baixa osteoporose no subgrupo asiático.
- Não houve associação entre a ingestão de beta-caroteno e DMO e osteoporose no subgrupo ocidental.
Os autores do estudo observaram que o beta-caroteno pode melhorar a DMO e reduzir o risco de osteoporose e fraturas. No entanto, estes efeitos podem variar de acordo com o género e a raça e devem ser validados posteriormente por estudos longitudinais.
10. Beta-caroteno para leucoplasia oral
Um estudo realizado pela Universidade do Arizona descobriu que o beta-caroteno pode reduzir a leucoplasia oral, que é uma condição que causa a formação de manchas brancas e espessas nas gengivas e no interior das bochechas.
A maioria das manchas de leucoplasia são benignas, mas algumas podem ser sinais precoces de câncer.
Um total de 50 pacientes receberam 60 mg de beta-caroteno por dia durante 6 meses. além disso, Eles foram então selecionados para continuar o tratamento ou usar terapia placebo por mais 12 meses.
No final, o beta-caroteno ajudou a reduzir o nível de leucoplasia em 52% dos pacientes.
11. Degeneração macular
A degeneração macular relacionada à idade é uma doença ocular em que a mácula do olho, responsável pela visão central, começa a quebrar. O consumo de níveis adequados de Betacaroteno (15mg) juntamente com outros nutrientes pode retardar a progressão da degeneração macular relacionada com a idade.
12. Previne a Caspa e outros problemas do cabelo
A deficiência de Vitamina A pode causar um cabelo seco, maçante, e sem vida. Desta forma, o consumo de alimentos ricos em Betacaroteno é inevitável para prevenir esses problemas.
13. Artrite Reumatoide
A deficiência de Betacaroteno e Vitamina C atua como um fator de risco para a Artrite Reumatoide. Desta forma, o consumo de níveis adequados de Betacaroteno é necessário para evitar a ocorrência deste problema.
14. Fortalece o Sistema Imunológico
O Betacaroteno fortalece seu sistema imunológico, ativando a glândula timo, que é uma das mais importantes fontes de proteção imunológica. A glândula timo permite que o seu sistema imunológico combata infecções e vírus, destruindo as células cancerosas antes que elas possam se espalhar.
15. Estimula o Crescimento do Cabelo
O cabelo adelgaçamento, especialmente entre as mulheres, é causado devido à má nutrição. Desta forma, se você está sofrendo de perda de cabelo, é aconselhável consumir a quantidade diária recomendada de Betacaroteno para parar a Perda de Cabelo e promover o Crescimento do Cabelo.
Alimentos ricos em beta-caroteno
O betacaroteno é predominantemente encontrado em frutas e legumes com uma cor vermelha, laranja ou amarela. No entanto, não se coíbe de verduras de folhas escuras ou outros vegetais verdes, como eles contêm uma boa quantidade deste antioxidante também.
Alguns estudos mostraram que quantidades mais altas de betacaroteno são encontradas em formas cozidas de frutas e vegetais em comparação com a matéria-prima. Como o betacaroteno se converte na vitamina A solúvel em gordura, é importante consumir esse nutriente com uma gordura para melhor absorção.
Os alimentos mais ricos em betacaroteno incluem: